Sofrimento na pandemia é lembrado em cartaz do Círio 2021

A arte produzida na cor branca, com ramos que representam o pulmão, simboliza a paz e homenageia o esforço dos profissionais de saúde na luta contra a covid-19

qua, 09/06/2021 - 16:43

Paz e saúde: essa é mensagem do cartaz do Círio de Nazaré 2021, que será comemorado dia 10 de outubro. A apresentação ocorreu em 31 de maio, último dia da programação de aniversário de 15 anos desde que a Basílica de Nazaré foi elevada ao título de Santuário Mariano da Arquidiocese de Belém. O evento foi transmitido ao vivo e também foi aberto ao público, seguindo as medidas de prevenção contra o novo coronavírus. 

Pela primeira vez, o cartaz tem a cor branca, que representa o sagrado. A escolha também é uma homenagem aos profissionais de saúde, que com seus jalecos brancos estão na linha de frente do combate à pandemia do novo coronavírus. Além disso, ramos atrás da Virgem de Nazaré lembram o pulmão, um dos órgãos mais afetados pela covid-19, doença que tirou a vida de milhões de pessoas no mundo.

De acordo com o arcebispo dom Alberto Taveira Corrêa, a escolha da cor e símbolos do cartaz foi um tributo ao sofrimento que todos estão passando desde o início da pandemia. “Diferente de todos os cartazes já impressos e distribuídos nos anos anteriores, optamos pela cor da paz que, junto com a saúde, é o que precisamos neste momento”, explicou o religioso em nota publicada com o cartaz.

“Além disso, os ramos que fazem o pano de fundo para a figura de Nossa Senhora de Nazaré nos lembram também a configuração do pulmão, o que nos faz pensar em tantas pessoas que têm sofrido em seu esforço de respirar”, disse.

O evento foi organizado pela Arquidiocese de Belém, Diretoria da Festa de Nazaré, Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré do Desterro e Padres Barnabitas, responsáveis pela administração da Basílica. A fotografia do cartaz foi feita por Walda Marques e a arte, realizada pela Agência Mendes. Essa é a terceira vez que Walda fotografa a imagem: o mesmo trabalho foi feito antes nos anos de 2014 e 2005.

Durante a celebração, os fiéis também acompanharam a cerimônia de Coroação de Nossa Senhora e o retorno da Imagem Original da Virgem de Nazaré ao Glória, nicho na parte superior do Altar-Mor do Santuário, de onde deve ser retirada novamente durante o Círio.

O arcebispo também falou sobre preparativos para a festividade, que deve ocorrer presencialmente, “sem perder a referência a normas de saúde pública que estiverem vigentes daqui até a data prevista”.

Por Sarah Barbosa.

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores