Festas e eventos são adaptados durante a pandemia

Especialista em eventos destaca que o atual momento exige comemorações mais intimistas e dá dicas

por Alfredo Carvalho qua, 16/06/2021 - 21:43
Arquivo Pessoal Marcela Melo ao lado da família Arquivo Pessoal

As medidas de distanciamento social recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como forma de prevenção ao coronavírus (Covid-19) impossibilitaram que diversos eventos fossem realizados desde março de 2020, uma vez que muitos dependiam das aglomerações. Mas com o decorrer da pandemia, as famílias encontraram maneiras de realizar aniversários ou outras comemorações com um certo nível de segurança e cautela, o que exige muita criatividade.

Em 2020, Marcela Melo, 45 anos, do Rio de Janeiro precisou cancelar o aniversário de 18 anos de sua filha, devido ao avanço da crise sanitária no Brasil. Em 2021, ela buscou maneiras seguras de comemorar a data e realizou uma festa com grupos reduzidos. Além disso, Marcela também fez o aniversário de 49 anos de seu marido.

Para que isso ocorresse, a família contratou uma empresa de eventos, mas também se envolveu com a decoração. O processo exigiu que fossem feitas alterações nas posições dos móveis e nas plantas do jardim, Assim como as estantes, aparadores e sofás precisaram ser redecorados. “Foi um desafio, mas ao mesmo tempo muito gratificante. Tivemos um cuidado especial com a quantidade de convidados, essa foi a parte mais difícil”, recorda Marcela. “Sem a empresa contratada não seria possível ter realizado o evento com a total segurança que o momento exige”, complementa.

O prolongamento da pandemia foi uma das principais razões que obrigaram as famílias a se adaptarem as comemorações. “O que vemos hoje são festas menores, comemorações em casa, ou no jardim, parques, locais abertos e integrados à natureza, com um formato reduzido, porém elegante e que possa gerar fotos incríveis e memoráveis. Os piqueniques em parques, jardins também vieram para ficar”, afirma a especialista em eventos e decoração, Luciana Marquez.

A especialista explica que, no atual momento, o ideal é realizar reuniões pequenas, para que o dono da festa possa se sentir mais à vontade e aproveitar a festa com seus convidados. Em caso de ter mais pessoas, Luciana recomenda dividir a comemoração em dois ou três pequenos eventos. “A ideia é dividir a comemoração em pequenos grupos por afinidade como família, amigos, colegas de trabalho e evitar aglomerações”, aconselha.

Luciana destaca que é importante priorizar eventos em áreas abertas, como quintais ou jardins e, preferir por comemorações mais intimistas, como piqueniques, que proporcionam boas fotos e lembranças. “Sugiro decorar com manta, esteiras, almofadas, futons, balões, cestos, plantas e flores. Se for à noite, as velas não podem faltar”, ressalta.

Outra dica, é ter um bom local para registrar fotos. “Pode ser um biombo, escada, uma poltrona ou luminária com aplique de flores ou cortina de led com folhagens. O importante é ser um espaço que desperte o interesse das pessoas para fotografar e ficar na memória”, indica.

Por se tratar de um momento intimista e por conta do atual estado da pandemia, Luciana lembra que é importante convidar apenas as pessoas mais próximas. Além disso, é recomendado deixar os aperitivos acessíveis para que os próprios participantes se sirvam. “O cardápio deve ser adequado ao grupo. Se tiver alguém vegano garanta que tenha um prato especial para esta pessoa. Ou se for um grupo fitness, garanta um cardápio interessante”, orienta.

COMENTÁRIOS dos leitores