PE: Vitória terá mutirão de vacinação neste sábado (19)

A ação é destinada às pessoas que aguardam a segunda dose da Coronavac, imunizante que garante a proteção contra a Covid-19

por Kauana Portugal sex, 18/06/2021 - 10:22
Divulgação/Daniel Coelho/PCVSA Profissional de saúde manuseia dose da vacina contra o coronavírus Divulgação/Daniel Coelho/PCVSA

Após o governo de Pernambuco sinalizar que um novo lote de vacinas Coronavac, imunizante contra a Covid-19, será distribuído nesta sexta-feira (18), a secretaria de Saúde e Bem-Estar de Vitória de Santo Antão, município da Zona da Mata Pernambucana, decidiu realizar um mutirão para acelerar a vacinação de pessoas que aguardam a segunda dose da vacina. A ação está agendada para este sábado (19), das 8h às 16h, e a população não precisa realizar agendamento.

A quantidade de pessoas que devem receber a segunda dose da Coronavac chega ao número de 3.189 e, para atender este público, a prefeitura de Vitória organizou uma estrutura especial. Serão mais três pontos de vacinação destinados exclusivamente ao atendimento do grupo: o Colégio Municipal Pedro Ribeiro, no bairro da Matriz, Escola Municipal Caic Diogo de Braga, em Água Branca, e o Colégio Prefeito Comercial José Joaquim da Silva, localizado no bairro de São Vicente de Paulo (Maués).

Para aqueles que estão aptos a receberem a segunda dose da vacina produzida pelo Instituto Butantan, a imunização será por ordem de chegada. Basta ir até um dos locais indicados, portando o cartão de vacinação da primeira dose, documento com foto e comprovante de residência.

“Aguardávamos apenas a chegada dessas doses, que tiveram um atraso na entrega por parte do Ministério da Saúde, devido à demora no envio do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) para a produção no Instituto Butantan. Mas sempre estivemos prontos para vacinar e, agora, organizamos uma logística eficaz para atender a demanda de pessoas que vão buscar colocar em dia a imunização”, explicou o secretário de Saúde e Bem-Estar, Eudes Lorena. De acordo com ele, com a chegada das novas doses do imunizante será possível zerar a fila de espera pela Coronavac no município. 

Os pontos de vacinação do Colégio 3 de Agosto, Samu, Vitória Park Shopping e Pátio de Eventos Otoni Rodrigues permanecem em funcionamento normal. Contudo, não serão utilizados na ação deste sábado (19), pois estão destinados apenas às pessoas que já agendaram a vacinação com imunizantes Pfizer ou AstraZeneca.

COMENTÁRIOS dos leitores