Projeto distribui máscaras PFF2 para conter a covid-19

Iniciativa lançada nas redes sociais já tem alcance nacional. Em Belém, grupo pede doações e apoio.

seg, 21/06/2021 - 11:48

Ao mesmo tempo que variantes do novo coronavírus se espalham e que a vacinação contra a covid-19 engatinha, a necessidade das máscaras como uma das formas de reduzir a transmissão da doença é hoje uma certeza. O projeto alternativo “PFF2 Para Todos Belém” surgiu inspirado em várias outras iniciativas que fomentam a distribuição de máscaras e a conscientização da população, juntamente com o compartilhamento de informações seguras.

Estudos feitos por cientistas ao redor do mundo e por estudantes da USP (Universidade de São Paulo) apontam que as máscaras de tipo N95/PFF2 apresentaram a maior eficiência de filtração de partículas, 98%, e fator de qualidade, enquanto máscaras de algodão tiveram a pior performance, com eficiência variando de 20 a 60%.

Embora, no Brasil, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) mantenha a indicação de máscaras de tecido, limpas e secas, para a população em geral, enquanto as máscaras cirúrgicas e as N95, PFF2 e equivalentes devem ser usadas "pelos profissionais que prestam assistência a pacientes suspeitos ou confirmados de covid-19 nos serviços de saúde”, o ideal seria a produção em massa de máscaras PFF2/N95 e a sua distribuição gratuita à população. Enquanto isso não acontece, projetos como o "PFF Para Todos" ajudam a encontrar máscaras PFF2 a preço acessível em todo o país.

Os participantes do projeto, na cidade de Belém, buscam doações para ajudar na distribuição das máscaras. “A arrecadação das máscaras é feita por doações via pix que é pff2paratodosbelem@gmail.com. Nós postamos o pix nas redes sociais e as pessoas fazem doações em dinheiro e nós arrecadamos um montante e marcamos o dia das distribuições em pontos estratégicos de Belém. Junto com folhetos informativos nas nossas redes sociais, nós temos uma planilha de prestação de contas e as pessoas podem ver quando as máscaras foram doadas, quais os valores arrecadados, o que saiu e o que entrou novamente no nosso montante”, informa Nanda Silva, estudante, uma das responsáveis pela disctribuição das máscaras.

Em entrevista para o portal Leia Já, Nanda falou sobre como tem sido a experiência e como a iniciativa tem sido recebida pela população. “A experiência de participar do projeto tem sido muito gratificante. Poder contribuir ajudar outras pessoas contribuir para nossa cidade para que as pessoas se protejam para que a gente minimize os danos da pandemia e possa salvar vidas através de pequenas iniciativas. A iniciativa tem sido bem recebida pela população que nós abordamos muitas pessoas agradecem levam a informação para os familiares. É claro que ainda encontramos algumas pessoas sem máscaras na rua ou que são mais resistentes em aceitar, mas no geral a maioria das pessoas aceita bem e se interessa pelo assunto. Nesse sentido nós entendemos sim a importância de incentivar o uso da pff2 e que o papel de conscientização é fundamental”, destaca.

Helem Ferreira Ribeiro, biomédica e professora de Imunologia Clínica da UNAMA - Universidade da Amazônia, fala sobre a importância da popularização desse tipo de máscara. “É uma proteção adicional recomendada para situações onde o distanciamento social não é possível, como o transporte público em horários de pico, mas também podem ser utilizadas pela população geral. Se todas as pessoas utilizassem PFF2, os índices de contaminação diminuiriam. A distribuição delas deveria ser obrigatória pelos empregadores para todos os funcionários”, afirmou a biomédica.

Helem também falou sobre o modo de uso desse tipo de máscara e ressaltou a importância de sempre ter uma reserva na bolsa. “Máscaras PFF2 podem ser utilizadas por aproximadamente 8 horas, e podem sim ser reutilizadas. Para colocar, devemos ajustar a parte da frente cobrindo o nariz e a boca e prender as tiras elásticas atrás da cabeça, além de ajustar ao redor do nariz. Para retirar, puxar as tiras elásticas e não segurar a máscara pela parte da frente."

A reutilização pode ser feita de forma simples: as máscaras devem ficar penduradas em local arejado e à sombra por pelo menos 24 horas, e não devem ser limpas com água, álcool ou qualquer outra substância. "Elas podem ser utilizadas por até duas semanas nesse esquema de rodízio, o ideal é ter pelo menos três e ir revezando ao longo da semana. É possível encontrar máscaras PFF2 a partir de 3 reais”, enfatiza a professora Helem Ribeiro.

Por Maria Rita Araújo.

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores