HCP: iniciadas as obras para restaurar unidade incendiada
Acidente em 2014 deixou estrutura danificada. Investimento da nova obra é de aproximadamente R$ 2,4 milhões, por meio de uma subvenção social
Foram iniciadas, neste sábado (14), as obras de recuperação do prédio da unidade que foi desativada após um incêndio ocorrido em 2014, no Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP). O local recebeu a visita do governador Paulo Câmara (PSB) na manhã de hoje, para oficializar a restauração. O investimento é de aproximadamente R$ 2,4 milhões, por meio de uma subvenção social, segundo o governo. De acordo com o governador, a instituição é referência em Pernambuco, e o início das obras trará reforço para a saúde pública no Estado.
“Iniciamos uma nova etapa dessa parceria, justamente para a recuperação dessa estrutura que foi danificada anos atrás, mas que agora recebe aportes do Governo de Pernambuco para ser totalmente requalificada. Teremos a abertura de novos serviços e leitos, no intuito de seguir avançando em uma área tão sensível como a oncologia”, destacou Paulo Câmara, que esteve acompanhado da vice-governadora Luciana Santos.
O HCP recuperou o pavimento térreo e instalou no local o novo Centro de Quimioterapia. Com a subvenção, será possível recuperar os demais pavimentos, onde funcionarão o novo Centro de Transplante de Medula Óssea – TMO, 24 leitos para hematologia, 20 leitos de UTI, um novo centro cirúrgico com 12 salas e a central de material de esterilização, além de 13 leitos da sala de repouso. A previsão é de que até dezembro deste ano a reestruturação esteja concluída.
O secretário estadual de Saúde, André Longo, parabenizou a iniciativa e reforçou a importância da instituição para a Rede Estadual de Saúde. “É preciso destacar a sensibilidade do governador Paulo Câmara em reconhecer o valor do hospital, enviando esse projeto de lei, que vai permitir ampliar os serviços da oncologia. Essa ação vai qualificar a assistência do hospital, ampliar a capacidade de atendimento, fortalecendo toda a assistência ao pacientes oncológicos de Pernambuco”, frisou.
Com a ampliação do prédio, devem ser oferecidos os serviços de transplante de medula óssea e enfermaria dedicada a esses pacientes, além de uma área que vai ser ampliada para centro cirúrgico e uma nova UTI, de acordo com o superintendente geral do HCP, Hélio Fonsêca.