Duas pessoas caem de aeronave ao tentar fugir de Cabul

Imagens compartilhadas pela internet mostram ao menos dois corpos despencando de uma altura de centenas de metros. Além disso, disparos realizados para conter a confusão também teriam feito vítimas

por Paula Brasileiro seg, 16/08/2021 - 12:35

A tentativa de fugir de Cabul, no Afeganistão, após a chegada do Talibã na capital do país, acabou resultando em mortos e feridos. Na internet, circulam vídeos nos quais se pode ver, ao menos, duas pessoas caindo de um avião da Força Aérea Americana, após a aeronave levantar voo no aeroporto Hamid Karzai. Além disso, disparos feitos pelas tropas dos EUA, para dispersar a multidão, teriam feito vítimas. 

Na manhã desta segunda (16), o aeroporto de Cabul ficou lotado com milhares de afegãos tentando fugir do país após o Talibã tomar o poder no país. Pessoas de todas as idades invadiram a pista de decolagem e agarraram-se às aeronaves que se preparavam para decolar. Imagens compartilhadas na internet mostram o momento em que duas pessoas caíram de um desses aviões, após o início do voo.

Nos vídeos, é possível ver ao menos dois corpos despencando de uma altura de centenas de metros. Segundo o jornal inglês, The Guardian, no mínimo três pessoas caíram de uma aeronave do tipo C-17, da Força Aérea Americana. Eles teriam se agarrado ao trem de pouso ou à fuselagem na lateral do avião. Já um outro vídeo mostra os corpos de três pessoas — dois homens e uma mulher — caídos no chão no complexo do aeroporto Hamid Karzai, após o tumulto. 

Embed:

Para conter a população, as tropas americanas, responsáveis pela segurança no aeroporto, atiraram para o alto e todos os voos comerciais foram cancelados. Os disparos fizeram vítimas, mas ainda não foi confirmada o número total de vitimados. O The Wall Street Journal afirmou que três pessoas foram mortas por armas de fogo e a agência de notícias Reuters fala em cinco óbitos.

COMENTÁRIOS dos leitores