Agricultor é preso com cargas roubadas no Sertão de PE

A variedade de produtos receptados, e até dinheiro venezuelano, foram encontrados no mercadinho da esposa e em armazéns da região

seg, 06/09/2021 - 09:06

Um agricultor, de 44 anos, foi preso em flagrante com uma variedade de produtos roubados de transportadoras no Sertão de Pernambuco. Parte da carga sem nota fiscal estava escondida no comércio e na casa da esposa, no município de Brejinho.

A Polícia Federal (PF) buscava os responsáveis por um roubo de carga em Flores, no último dia 9, e receberam informações sobre a receptação do material. Após buscas nas cidades de Afogados da Ingazeira e Brejinho, as autoridades encontraram parte da mercadoria em posse da esposa do agricultor.

Diante da suspeita, ela apontou diversos armazéns da região, onde foram localizados mais produtos, entre móveis, remédios de uso proibido, produtos de beleza e de higiene, dentro de um caminhão. A carga havia sido roubada em Paulo Afonso, na Bahia, no dia 12 de julho.

Inúmeras notas de 100 bolívares venezuelanos também foram achadas. Entretanto, não possuem valor de mercado, apontou a PF, que não contabilizou o montante. Uma nota equivale a cerca de R$ 0,00013.

Ainda foram encontrados outros produtos que estavam em caminhões roubados em outros estados do Nordeste, desde materiais de construção civil até produtos de cozinha, livros e calçados. Todo o material foi encaminhado à Delegacia da Polícia Federal em Salgueiro, também no Sertão, e a PF informa que a maior parte foi devolvida.

Após a apreensão dessa sexta (3), o agricultor se apresentou na delegacia acompanhado por advogados. Natural de Teixeira, na Paraíba, e sem antecedentes criminais, ele foi atuado por receptação qualificada, com a pena que varia de três a oito anos de prisão.

Em seu interrogatório, disse que trabalha no mercadinho da esposa, aluga máquinas agrícolas e atua na perfuração de poços artesianos. O paraibano relatou que adquiriu todas as mercadorias por R$ 240 mil, entre os dias 25 e 26 de agosto. Sem dar detalhes sobre o vendedor, garantiu que não sabia que as mercadorias sem nota fiscal eram roubadas.

Ele teve a prisão preventiva decretada e seguiu para a Cadeia Pública de Salgueiro, onde ficou à disposição da Justiça.

Já a companheira prestou depoimento e foi liberada. Ela disse que não desconfiou que os produtos nos armazéns e em sua casa eram roubados e que nunca questionou o marido sobre a procedência. A comerciante acrescentou que as mercadorias foram adquiridas com dinheiro da família.

COMENTÁRIOS dos leitores