Chapéu que pertenceu a Napoleão será leiloado

Item foi descoberto em Hong Kong e continha cinco fios de cabelo do estadista e líder militar francês morto no século XIX

por Rafael Sales qua, 08/09/2021 - 18:27
Pixabay/Wikimedia Images Pixabay/Wikimedia Images

Nesta semana, um chapéu que pertenceu a Napoleão Bonaparte (1769 – 1821) foi descoberto em Hong Kong, na China. Ao final de outubro, o item será levado a Paris e Londres para ser leiloado. Estima-se que pode ser vendido por mais de R$ 1 milhão.

Vale lembrar que, anteriormente, outros chapéus de Napoleão também já foram leiloados, sendo que alguns deles chegaram a passar de R$ 2,5 milhões. O visual deste modelo é conhecido como bicorne ou bicórneo e remete às imagens e pinturas que retratavam Napoleão.

Além disso, também foram encontrados cinco fios de cabelo dentro do chapéu do ex-imperador e líder do exército francês. Por meio de métodos avançados de identificação de DNA, cientistas constataram que, de fato, os fios de cabelo pertenciam ao estadista e líder militar francês.

Até hoje a causa de sua morte é incerta. Uma das teorias dá conta de que  Napoleão morreu devido a um câncer no estômago, outras defendem que foi envenenado. Uma de suas frases mais marcantes é: “quem teme ser vencido, tem a certeza da derrota”. Bonaparte morreu no exílio na ilha de Santa Helena, território britânico localizado no Atlântico Sul. 

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores