Após cobrança, Prefeitura do Recife promete reformar praça

Moradores do bairro de Areias, na Zona Oeste da capital, reclamam que o local foi abandonado pela gestão

por Victor Gouveia qua, 20/10/2021 - 12:05

Após cobrança de moradores, a Prefeitura do Recife anunciou prazo para requalificar a Praça Heróis da Restauração, no bairro de Areias, Zona Oeste do Recife. Há cerca de um mês, o LeiaJá enviou denúncias de abandono à gestão, que prometeu encaminhar a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) para uma vistoria na mesma semana. Populares alegam que não viram a atuação de técnicos no período.

A principal reclamação era sobre a falta de limpeza do laguinho no centro da Praça, que acumulava peixes mortos e afastava visitantes pelo mau cheiro. Nessa terça-feira (19), a equipe do LeiaJá foi ao local e viu que os peixes foram retirados. No entanto, muita sujeira ainda boia na água, ocupada por uma tartaruga e poucos peixes que sobrevivem à poluição.

"Esse rio aí eu pegava beta e pilato, hoje não se pega mais nada. Se você entrar ali vai pegar uma doença porque é sujo", disse o motorista José Paulino ao recordar a infância ao longo dos 58 anos no bairro.

"Aquele 'riachozinho' era mais cuidado, tinha mais peixinhos e agora a gente vê que não tem”, descreveu a pensionista Marta Almeida, que teme a proliferação de mosquitos da dengue. Ela costumava levar os netos para aproveitar o espaço, mas deixou de ir, e agora as crianças só reveem os balanços a caminho da escola.

Plantado ao lado do parquinho, um coqueiro torna a diversão perigosa pelo risco de os cocos caírem na cabeça de quem se aventura nos brinquedos. Para Marta, a pandemia aumentou o descaso com o local: "ficou mais difícil".

"Com a pandemia esse descaso aumentou muito mais", confirma José Paulino. Devido às limitações de locomoção, ele conta que prefere contemplar a Praça dentro do carro. "O pessoal ainda vem porque aqui é sossegado, mas se fizer uma ampliação melhor, todo mundo vai ficar mais tranquilo", sugere.

Após uma longa reforma, a Praça do Heróis da Restauração foi entregue em 2010 como um dispositivo para melhorar a qualidade de vida dos moradores da região. Um espaço de Academia da Cidade foi instalado e, mesmo sem aparelhos de musculação, recebe alunos para atividades físicas.

A mureta da quadra poliesportiva sofre com profundas rachaduras e uma caminhada na pista de cooper pode resultar em um acidente por seus desníveis. Postes enferrujados, bases de antigos postes quebrados e vergalhões de ferro expostos também aumentam o risco dos adeptos aos exercícios.

"Tem uma estrutura, mas não é o que a gente via antes. Não tinha essa estrutura, mas tinha muita gente que vinha", reforça Marta.

Inaugurada com a intenção de garantir Saúde, a maioria das lixeiras está quebrada, alegam os populares. Outro perigo sanitário se dá pela recorrência de animais soltos no local, que deixam fezes e urinam por toda área. A reportagem localizou um cavalo e os visitantes afirmam que a cena é comum.

Prefeitura anuncia período para requalificação

Em nota, a Emlurb informou que vai repor as lixeiras, que são alvo constante de vandalismo e também “vai programar uma ação de limpeza no lago para retirada dos resíduos descartados no local de forma incorreta pelos usuários da praça", pontuou em outro trecho.

A Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife garantiu que as obras de reparos no polo do Programa Academia da Cidade (PAC) Heróis da Restauração “estão previstas para começar ainda em novembro”.

Já sobre as quadras poliesportivas, a Sesau destacou que já faz um levantamento das necessidades de manutenção destes espaços para iniciar os trabalhos de requalificação.

Com relação aos animais soltos, a Sesau "esclarece que o Centro de Vigilância Ambiental (CVA) recolhe, diariamente, animais de vários portes, em locais públicos de diversos pontos da cidade, quando há risco à saúde pública. No entanto, o órgão tem dificuldades para encontrar os bichos no mesmo local de quando recebe a denúncia".

A pasta também pediu a colaboração dos donos de animais, “para que busquem a castração de cães e gatos, evitando, assim, o aumento na população desses bichos, e não deixem os animais soltos, para evitar maus tratos e acidentes”.

Para registrar queixas relacionadas a questões sanitárias nesse e em outros espaços públicos do Recife, a Prefeitura disponibiliza a Ouvidoria do SUS, pelo telefone 0800.281.1520, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e o próprio site da gestão, em qualquer horário.

COMENTÁRIOS dos leitores