Canoa maia da era pré-hispânica é encontrada no México

A embarcação foi descoberta no reservatório subterrâneo de água durante as obras de um trecho do chamado Trem Maia, entre os estados de Yucatán e Quintana Roo

sab, 30/10/2021 - 12:06
DONALD MIRALLE Un DONALD MIRALLE

Uma canoa maia pré-hispânica em bom estado de conservação, com cerca de 1.000 anos, foi encontrada em um cenote no sudeste do México durante obras de construção de uma linha ferroviária, informou na sexta-feira o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH).

Com 1,60 m de comprimento, 80 cm de largura e 40 cm de altura, a embarcação foi descoberta no reservatório subterrâneo de água durante as obras de um trecho do chamado Trem Maia, entre os estados de Yucatán e Quintana Roo (sudeste).

Durante os trabalhos de prospecção na área, uma equipe de arqueólogos subaquáticos do INAH localizou uma caverna cerca de cinco metros abaixo do atual nível de água do cenote.

Em seu interior foi inicialmente observado um tronco de madeira de lei, que após vistoria "indicou a presença de cortes simétricos feitos para criar um côncavo sem bordas, o que tornou evidente que se tratava de uma canoa do tipo plataforma", explicou o instituto em nota.

"A pequena embarcação poderia ter sido usada para extrair água do cenote ou para depositar oferendas durante os rituais", acrescentou.

É a primeira canoa desse tipo tão bem preservada na região maia, já que antes apenas fragmentos desses barcos e remos foram encontrados na Guatemala e em Belize, destacam os pesquisadores.

A sua antiguidade foi inicialmente associada ao sítio de San Andrés, próximo a Chichén Itzá, cuja temporalidade está ligada ao período Terminal Clássico, entre 830 e 950 d.C.

Uma nova pesquisa marcada para novembro, com o apoio da Universidade Sorbonne de Paris, buscará determinar sua idade, bem como de que árvore é a madeira, acrescentou o INAH.

No México, onde floresceram várias culturas pré-hispânicas, como os astecas e os maias, os achados arqueológicos são comuns.

Em meados de setembro, as autoridades informaram que uma oferenda e os restos de uma escada foram encontrados em uma pirâmide na zona arqueológica de Xochitécatl, no estado central de Tlaxcala.

COMENTÁRIOS dos leitores