Brinquedos pop-it aliviam estresse e ansiedade

Estudos científicos mostram que os objetos coloridos podem ser uma alternativa em relação às tecnologias, como smartphone e televisão

por Rafael Sales qua, 10/11/2021 - 22:56
Wikimedia/Ruslanaboba Wikimedia/Ruslanaboba

Um estudo científico realizado pelo Departamento Científico de Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) afirma que brinquedos que promovem experiências sensoriais para crianças, como o pop-it, quebra cabeça e massinha de modelar, podem ser capazes de melhorar o comportamento infantil em relação à ansiedade.

Vale lembrar que os brinquedos deste gênero, como o pop-it, podem ser considerados como uma alternativa às telas, seja de smartphone, tablet, computador ou televisão. Segundo a Associação Brasileira de Neurologia, é importante lembrar que, caso uma criança desenvolva sintomas de ansiedade, os brinquedos não devem ser a única opção de entretenimento infantil. 

Outros estudos fora do Brasil também foram realizados a respeito, já que a Universidade da Califórnia em Santa Cruz (UCSC) idealizou o artigo científico intitulado “The Conversation”, que informa sobre os benefícios do brinquedo em momentos de estresse, não apenas para crianças, mas também para adultos. Além disso, o pop-it está na categoria de brinquedos “fidget toys”, que ajudam no foco e na concentração.

Os pop-it’s ganharam fama após a repercussão de um vídeo no Tik Tok, que mostra um macaco usando o brinquedo. Logo após isso, os pot-it’s passaram a ser um dos objetivos mais comprados para crianças, seja por suas cores estimulantes ou por trazer a repetição do movimento manual. Vale lembrar que existem várias versões dos pop-it’s, com diferentes cores e formatos. Confira o vídeo do macaco: https://www.youtube.com/watch?v=bADBQ_ixFus&ab_channel=erikdali

COMENTÁRIOS dos leitores