Servidores do Recife protestam por reajuste salarial

Sem conseguir acordo com a Prefeitura, que sugeriu reajuste de 1,35% apenas para o ano de 2022, categoria decidiu por manter greve

por Vitória Silva sex, 12/11/2021 - 14:22

No fim da manhã desta sexta-feira (12), servidores públicos do Recife de diferentes setores se reúniram em um protesto que, novamente, pauta o reajuste salarial da categoria. Manifestantes iniciaram a concentração às 8h, mas apenas a partir das 11h fecharam o trânsito no cruzamento das ruas José Osório e Real da Torre, no bairro da Madalena, Zona Norte do Recife. 

O Sindicato dos Servidores Municipais e Empregados Públicos da Prefeitura do Recife (Sindsepre) organizou o ato junto a sindicatos de cargos específicos. Por volta das 12h50, o grupo composto por funcionários da saúde, administração e educação, se dispersou para o bairro do Recife, para dar continuidade ao protesto em frente à Prefeitura do Recife (PCR).

De acordo com a assessoria do Sindsepre, não houve negociação com a Prefeitura, que não irá cumprir o acordo feito com a gestão anterior, de Geraldo Júlio (PSB). A PCR propôs um reajuste salarial de 1,35%, porém, válido apenas para 2022, sem considerar os reajustes previstos em 2020 e 2021. Os servidores da capital estão há dois anos sem reajuste salarial. Sem acordo, servidores optaram por manter a greve municipal.

A gestão combinou com os sindicatos de que a negociação ocorreria no segundo semestre deste ano, mas as partes não chegaram em uma resolução e os servidores já se aproximam da data-base, que é janeiro. A legislação municipal, através da Lei nº 18.037/14, determina que a data-base dos servidores municipais da Administração Direta e Indireta é janeiro de cada ano.

A pauta geral dos servidores reivindica a reposição das perdas salariais do período e implementação imediata do Plano de Cargos, Carreira, Desenvolvimento e Vencimentos (PCCDV) aprovados, convocação dos concursados e abertura do Saúde Recife para todos os trabalhadores. Além disso, cobram melhores condições de trabalho, reajuste do vale-alimentação e abertura do Saúde Recife.

COMENTÁRIOS dos leitores