Grupo vendia bifes e hambúrgueres de carne de cavalo no RS

Suspeita foi confirmada por meio da realização de perícias em duas hamburguerias de Caxias do Sul, em cujos lanches foi encontrada presença de DNA de cavalo

qui, 18/11/2021 - 10:52 Atualizado em: qui, 18/11/2021 - 10:58

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) deflagrou, no início da manhã desta quinta-feira (18), em Caxias do Sul, uma operação contra um grupo que abatia e vendia carne de cavalo para estabelecimentos da região. Os agentes foram enviados para cumprir seis mandados de prisão preventiva e 15 de busca e apreensão referentes a oito alvos.

Em análise às conversas interceptadas com autorização da Justiça, o MPRS apurou que o grupo investigado abastecia estabelecimentos da cidade com grandes quantidades de carne (em forma de hambúrgueres e bifes) provenientes do abate clandestino de equinos, suspeita que foi confirmada por meio da realização de perícias em duas hamburguerias de Caxias do Sul - identificados como Natural Burguer e Mirus Burguer - em cujos lanches foi encontrada presença de DNA de cavalo. Também eram misturadas carnes de peru e suíno.

“Eram distribuídos em torno de 800kg semanais”, conta o coordenador do Gaeco – Seguranca Alimentar, promotor de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, que está à frente da operação.

Segundo o MPRS, o grupo não possui autorização para o abate e comercialização de nenhum tipo de carne. Assim, as atividades de abate, beneficiamento, armazenamento e comercialização vinham ocorrendo sem qualquer fiscalização.

Com informações da assessoria do MPRS

COMENTÁRIOS dos leitores