Comunidade Quilombola do Cabo ganha espaço sociocultural

Comunidade Quilombola Onze Negras firmou termos de cooperação técnica com apoio da Ong Paratodos

seg, 29/11/2021 - 14:00
Melissa Fernandes/Ong Paratodos Comunidade Quilombola Onze Negras firmou termos de cooperação técnica com apoio da Ong Paratodos Melissa Fernandes/Ong Paratodos

Em comemoração ao Mês da Consciência Negra, a Ong Paratodos inaugurou o Espaço Cultural 11 Negras, na Comunidade Quilombola Onze Negras, no Cabo de Santo Agostinho, no sábado (27). O ambiente, cuja reforma foi 100% financiada pela ONG Paratodos, foi entregue às mulheres da comunidade para ser utilizado como um espaço de emancipação social e financeira. Na ocasião, também foram firmadas três parcerias que apoiam o processo emancipatório da Associação Onze Negras: com o Instituto Travessia, cujo objetivo será a erradicação da pobreza por meio do empreendedorismo social sustentável; cooperação com a Secretaria de Assistência Social do Município do Cabo de Santo Agostinho para implantação da Cozinha Comunitária, já co-financiada pelo Governo Estadual; e com a Paratodos, a partir da disponibilização de consultoria para o fortalecimento institucional e promoção da educação tradicional.

“Ao conversarmos com as mulheres que utilizavam aquele espaço, não quisemos fazer uma imposição do que a gente imaginava que elas precisavam. Pelo contrário, ouvimos todas elas e buscamos entender a real necessidade. Nosso objetivo era entregar um espaço de transformação social”, afirmou a presidente da Ong Paratodos, Marina Maciel. 

O Espaço Cultural 11 Negras foi viabilizado pela Ong Paratodos por meio do Projeto Arquitetura Paratodos, que consiste na elaboração de projetos e reformas para oferecer condições básicas de dignidade e moradia de pessoas em vulnerabilidade social. Na Comunidade Quilombola Onze Negras, o projeto atuou num galpão já utilizado pelo grupo. O ambiente será utilizado para fomentar o empreendedorismo entre as mulheres, que poderão contar com palestras, cursos e ambiente próprio para realização de artesanatos e comidas típicas. 

A Ong Paratodos e seus parceiros realizaram a reforma completa do galpão seguindo a descrição conforme as necessidades eram relatadas pela comunidade. A partir disso, foram instaladas novas louças sanitárias, janelas,pontos elétricos e ventiladores de teto. Também foram recuperadas as madeiras do telhado, sendo realizada dedetização contra cupins, e colocadas novas telhas translúcidas para iluminação natural do espaço.

Para fortalecer a segurança alimentar das crianças e a autonomia das mulheres da comunidade, na ocasião também foi assinado o termo de parceria para estruturação da cozinha comunitária, através do Programa Tá na Mesa PE,com recursos do governo do Estado de Pernambuco específicos para as comunidades quilombolas. A iniciativa recebeu o apoio da Ong Paratodos na interlocução das Onze Negras com o Governo de Pernambuco e tem o intuito de combater a insegurança alimentar e nutricional, além de fortalecer a ação coletiva e a identidade comunitária das Onze Negras. 

Outra cooperação assinada foi com o Instituto Travessia, que ficará responsável por formar uma cooperativa de mulheres para desenvolver competências e empreendedorismo no ramo têxtil. A ideia é que futuramente seja lançada uma coleção moda praia inspirada nas cores e cultura  utilizada pela mulher quilombola. 

A Ong Paratodos ficará responsável por oferecer consultoria para o fortalecimento institucional da Associação Quilombo Onze Negras. O objetivo é a organização institucional inicial e geração de capacidades locais para autonomia na gestão e criação de competências para o  mapeamento e retenção de parcerias que fomentem a sustentabilidade das  ações que contribuam para a melhoria da qualidade de vida na comunidade quilombola Onze Negras. 

A entrega do Espaço Cultural 11 Negras  e as assinaturas dos termos de cooperação ocorrem em um dia repleto de ações e debates. A programação extensa foi desde apresentação musical, a debates, homenagem e reconhecimento de quilombolas que têm feito a diferença na transformação social do local. “No evento em comemoração à Consciência Negra, precisamos falar sobre quem somos verdadeiramente, de onde viemos, para onde queremos ir. A igualdade não é um prêmio, é reconhecimento, do grego anagnórise, descobrimento de sua essência, oculta até então. O que é consciência negra? Primeiro saber-se negro ou sabê-lo negra e entender as lutas, vitórias, riquezas , angústias,tristezas e potencialidades. Em seguida, apoiar-se ou apoiá-lo a reencontrar o caminho de retorno à vida, à oportunidade, ao orgulho, à riqueza, à liberdade, sua África! Precisamos muito reparar. A consciência negra deve sera ponte para a reparação. À maioria do povo negro, remanescente do escravidão no Brasil, foi negada a identidade e oportunidades mínimas para a integração social, econômica e cultural Precisamos resgatar e devolver o direito de ser livre e prover a própria liberdade”, explicou diretora de Igualdade da Ong Paratodos, Sabrina Lira. 

ONZE NEGRAS - A comunidade quilombola Onze Negras está localizada no Engenho Trapiche, no município do Cabo de Santo Agostinho, a 35 quilômetros do Recife.Atualmente, estima-se que vivem no local cerca de 600 famílias, que formam a comunidade composta por pessoas negras remanescentes da escravidão no município.  Segundo a Onze Negras, a concepção do local ocorreu em meados de 1940, com a formação de uma pequena comunidade composta por negros remanescentes da escravidão no município. Nessa mesma época, famílias migravam para o Cabo de Santo Agostinho com a intenção de trabalhar nas usinas de cana-de-açúcar. Três grandes famílias foram originadas e seguiram morando no Engenho Trapiche, comprando as terras posteriormente e iniciando as construções de algumas casas. Ao longo dos anos, a comunidade recebeu vários nomes: Burrama, Pista Preta e, por fim, Onze Negras. Do grupo pioneiro que fundou a associação de moradores, quatro mulheres já faleceram,sendo substituídas por outras, sempre com a intenção de manter o trabalho coletivo em prol da comunidade. 

PARATODOS Tem como missão contribuir com o acesso dos mais vulneráveis a oportunidades de transformação de vida, semeando a esperança de um futuro melhor através do cuidado integral das pessoas. Fazemos isto combatendo as desigualdades sociais e econômicas, protegendo as crianças e os mais vulneráveis e trabalhando em parcerias para transformação de vidas, sendo o exemplo de mudança que queremos ver na sociedade.

Da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores