Moradores da cidade de Xi'an se adaptam ao confinamento

As ruas da cidade ficaram vazias, com filas apenas nos postos de teste de Covid-19, e zonas residenciais isoladas

qui, 23/12/2021 - 07:30
STR Vários complexos residenciais de Xi'an foram isolados e os moradores são submetidos a testes de covid STR

Os moradores de Xi'an vivem um confinamento quase total por um pequeno foco de Covid-19 que os obrigou a suspender reuniões familiares, prejudicou as provas de fim de ano e deixou as ruas vazias nesta cidade da região central da China.

A medida drástica foi adotada porque a China persiste com a estratégia de 'zero covid' antes dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, que acontecerão em fevereiro.

As ruas da cidade ficaram vazias, com filas apenas nos postos de teste de Covid-19, e zonas residenciais isoladas.

A histórica ex-capital, um destino popular para turistas estrangeiros antes da pandemia, iniciou um isolamento na quarta-feira, depois que mais de 200 casos de coronavírus foram detectados em dezembro.

Wei, moradora de Xi'an, lamenta que por culpa dos confinamentos não consegue encontrar o marido, que vive em Pequim, há vários meses.

"Pequim teve um foco há algum tempo, e agora Xi'an tem um foco, o que impede nossas viagens", disse Wei.

Na China, apenas um caso de Covid-19 pode provocar ordens de confinamento e restrições de deslocamentos.

O confinamento acontece em um momento difícil para os estudantes da cidade que sonham com uma vaga na universidade: as provas de admissão estão programadas para a próxima semana.

"Foi uma semana de ansiedade", disse uma estudante que pediu anonimato.

"O centro das provas pede dois certificados negativos impressos e feitos nas últimas 48 horas. Mas agora os postos de testes próximos entregam apenas resultados eletrônicos, o hospital está isolado e o local das provas não atende o telefone", explicou.

E ela não sabe como chegará ao local das provas com as estradas bloqueadas.

A imprensa local exibiu imagens dos moradores em uma corrida aos mercados para comprar alimentos e outros produtos quando o confinamento foi anunciado na quarta-feira.

O jornal estatal Global Times afirmou que Xi'an enfrenta "um enorme teste em sua capacidade de governança".

Muitas autoridades locais na China foram destituídas depois que o governo central considerou que administraram de maneira equivocada os focos de covid.

Em Xi'an, agentes de turismo pediam aos visitantes que apresentassem testes negativos de covid antes do último foco da doença. As pessoas que chegam de trem à cidade precisavam provar que não estavam infectadas.

- Aceitação e apoio -

A China registrou menos de 5.000 mortes na pandemia, contra mais de 800.000 nos Estados Unidos.

Muitos moradores se resignaram a acatar a ordem de permanecer em casa, diante da insistência do governo de manter a estratégia de 'zero covid'.

"O confinamento tem que acontecer", declarou Sun, moradora de Xi'an que revelou apenas o sobrenome.

Ela disse à AFP que suspeitou que o confinamento seria anunciado porque mora em um bairro no qual vários casos foram detectados. E disse que vai continuar trabalhando de casa.

A China, primeiro país a registrar casos de Covid-19, reduziu os contágios ao mínimo com a estratégia repetida de suspender os meios de transporte para isolar a localidade em que os contágios foram detectados e organizar milhões de testes.

Vários moradores afirmaram à AFP que se consideram mais bem preparados para o confinamento quase dois anos após o início da pandemia. E acreditam que medidas extremas permitem conter o surto.

"Todos vimos o confinamento de Wuhan. Naquela época nada era certo, mas desta vez não estamos em pânico e confiamos no governo", disse Wei, morador de Xi'an, em referência aos 76 dias que Wuhan passou em isolamento no início de 2020.

Isolar Xi'an é uma "contramedida que devemos fazer na fase inicial, o mais cedo possível", declarou à AFP Yuan, uma intérprete e mãe de dois filhos que mora na cidade.

Ela disse que todo o seu complexo residencial será submetido a testes de covid pela terceira vez desde o início do foco em Xi'an.

Com as escolas fechadas, seus filhos terão aulas pela internet.

"Comparado com Wuhan, acredito que nosso confinamento não será muito longo", disse.

COMENTÁRIOS dos leitores