Recife: centros de testagem têm aglomeração e longas filas

Sem conseguir realizar o agendamento nos aplicativos da Prefeitura, população lotou as unidades que realizam o exame de covid-19 pelo Governo do Estado

seg, 24/01/2022 - 15:59
Júlio Gomes/LeiaJá Apenas duas equipes atendem pacientes que procuram a Fusam, na Boa Vista. Júlio Gomes/LeiaJá

A semana começou com aglomeração e longas filas nos centros de testagem de covid-19 do Governo de Pernambuco na capital do estado. Nesta segunda-feira (24), quem não conseguiu realizar o agendamento do exame pela Prefeitura do Recife, que agora ocorre exclusivamente pela plataforma Conecta Recife, buscou atendimento nas unidades estaduais, onde fichas são distribuídas diariamente sem necessidade de programação prévia.

No Centro de Formação dos Servidores Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), localizado no bairro da Boa Vista, área central do Recife, a população se concentrou no portão de entrada na tentativa de escutar os nomes ditados por um funcionário da instituição. “Me afastei um pouco da aglomeração porque ainda vai demorar um pouco para chegar a minha vez. Tem muita gente tossindo”, declara a educadora social Élida Bani.

O policial militar Gilvan Cunha evitou a aglomeração no portão do Cefospe. (Júlio Gomes/LeiaJá Imagens). 

O policial militar Gilvan Cunha também tentou se distanciar da multidão para evitar maiores exposições ao novo coronavírus. “É a segunda vez que venho aqui, ano passado tinha uma procura menor. A dificuldade realmente é a quantidade de gente. Às nove horas, eu já estava aqui para pegar uma ficha”, comenta.

Para garantir o atendimento, o estudante Afonso Henrique dos Santos chegou às 7h à Fundação de Saúde Amaury de Medeiros (Fusam), também na Boa Vista. “Tive contato com pessoas que tiveram covid, comecei a apresentar sintomas e agora estou tentando fazer o teste. Está muito desorganizado. Deram as fichas, mas a gente, que está doente, fica exposto ao sol. Acho que tem poucos profissionais para dar conta da demanda que chega aqui”, declara.

Estudante Afonso Henrique dos Santos, que chegou à Fusam às 7h, exibe a ficha de número 200. (Júlio Gomes/LeiaJá Imagens)

No local, cerca de 500 fichas são distribuídas por dia. Nesta segunda-feira, a reportagem do LeiaJá observou a presença de apenas duas equipes disponíveis para realização das testagens. “Desde a última sexta, tento agendar um exame no aplicativo da prefeitura e não consigo. Não consegui pegar ficha, então o funcionário me mandou voltar aqui amanhã às 8h, porque tem vagas para pessoas idosas. Hoje cheguei nesse horário e ainda peguei fila, sem saber que não tinha mais vaga. Não tinha nenhum funcionário orientando”, lamenta a dona de casa Verônica de Melo.

Novo ponto de testagem

A professora Sandro Brito testou positivo para covid-19, na unidade do Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. (Júlio Gomes/LeiaJá Imagens)

Nesta segunda, também passou a funcionar um novo ponto de testagem do Governo do Estado, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Com capacidade inicial para 500 exames por dia, o serviço funcionará de domingo a domingo, das 8h às 17h, por demanda espontânea.

A estreia da unidade, contudo, também foi marcada pelo alto tempo de espera por atendimento. Além disso, as cadeiras dispostas pelo próprio governo para uso do público não mantinham nenhum distanciamento entre si. “Peguei a ficha de número 299 e cheguei às sete horas. Me parece que tinha gente querendo entrar na fila sem respeitar a ordem de chegada. Infelizmente, às 11h45 meu teste saiu com resultado positivo para covid. Difícil sentir no corpo um mal estar como esse e ficar nessa fila”, conclui a professora Sandra Brito.

COMENTÁRIOS dos leitores