Coronavac: PE recebe 1º lote para crianças de 6 a 11 anos

Lotes com 108.240 doses chegaram na manhã desta quarta-feira (26)

qua, 26/01/2022 - 13:23
Miva Filho/ SES Com essas novas 195.240 doses, Pernambuco contemplará 15,4% do público infantil entre 5 e 11 anos Miva Filho/ SES

Pernambuco recebeu, nesta quarta-feira (26), a primeira remessa de vacinas Coronavac/Butantan destinadas à aplicação em crianças de 6 a 11 anos, tanto as primeiras doses como as segundas doses. As 108.240 doses seguiram para a sede do Programa Estadual de Imunização (PEI-PE), na Zona Norte da capital pernambucana, para checagem e divisão por município. Além da remessa de Coronavac, chegou no Estado, na madrugada desta quarta-feira, uma nova remessa de vacinas pediátricas da Pfizer, com 87 mil doses do imunizante. Com essas novas 195.240 doses, Pernambuco contemplará 15,4% do público infantil entre 5 e 11 anos. 

Como pactuado na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) na última segunda-feira (24/01), os municípios já podem iniciar a vacinação das crianças com seus estoques remanescentes de Coronavac. "Agora, com este primeiro envio do governo federal para os menores, a expectativa é acelerar o processo de imunização do público infantil em Pernambuco, principalmente porque o intervalo da segunda dose da Coronavac se faz com 28 dias”, disse o secretário estadual de Saúde, André Longo. 

 Também ficou definido na comissão que os municípios pernambucanos podem ampliar a vacinação com a Pfizer pediátrica para todos os grupos etários permitidos para o imunizante, ou seja, as crianças de 5 a 11 anos. Como as duas vacinas pediátricas aprovadas até o momento no Brasil têm características diferentes de aplicação e manuseio, os gestores devem ficar atentos às estratégias de vacinação. 

"É muito importante que os municípios orientem suas equipes quanto aos protocolos de uso das vacinas da Pfizer pediátrica e a Coronavac, evitando erros vacinais nesse público. Podem receber a vacina Coronavac as crianças de 6 a 11 anos, exceto as imunossuprimidas, que devem receber exclusivamente a vacina Pfizer. As crianças de 5 anos, por causa da idade, também só podem receber o imunizante da Pfizer", explicou a superintendente de Imunizações de Pernambuco, Ana Catarina de Melo.

Com informações da assessoria.

COMENTÁRIOS dos leitores