Governadora substitui professores afetados pela Covid-19

A democrata Michelle Lujan Grisham, formada em direito, iniciou nessa quarta-feira seu voluntariado, assumindo uma turma de jardim de infância de uma escola pública

qui, 27/01/2022 - 07:24
ALEX WONG (Arquivo) Michelle Lujan Grisham, atual governadora do Novo México, em coletiva de imprensa no Capitólio em Washington, em 16 de fevereiro de 2017, quando ainda era legisladora na Câmara dos Representantes ALEX WONG

A governadora do Novo México se ofereceu para dar aulas como professora substituta, em meio à falta de funcionários nas escolas americanas por causa do aumento dos casos de Covid-19.

A democrata Michelle Lujan Grisham, formada em direito, iniciou nessa quarta-feira (27) seu voluntariado, assumindo uma turma de jardim de infância de uma escola pública. "Talvez tenha sido um dos melhores dias da minha carreira", declarou em entrevista coletiva, após terminar a aula

A ação se insere na iniciativa "Apoiando Professores e Famílias", lançada por Michelle na semana passada, para enfrentar a falta de pessoal em escolas e creches do Novo México, em meio ao ressurgimento da pandemia. "Conhecer essas crianças te mostra como essas relações entre professores e estudantes são cruciais", declarou hoje a governadora.

Com a chegada da variante ômicron, os Estados Unidos enfrentam uma disparada de casos que tem reflexos na força de trabalho no país. Quase 5 milhões de diagnósticos positivos foram confirmados nos últimos sete dias, segundo as autoridades sanitárias, sendo o Novo México um dos estados com maior número de novos contágios em termos proporcionais.

Quase metade dos distritos escolares do estado foram forçados a voltar às aulas virtuais nas últimas semanas, com professores e membros da equipe acadêmica obrigados a ficar em isolamento em caso de infecção ou contato com alguém que testou positivo para covid.

Michelle Lujan Grisham quer "incentivar" os que cumprem com os requisitos a se inscrever no programa para que sejam certificados como professores substitutos, "mantendo as escolas do Novo México abertas de forma segura". Para isso, os candidatos precisam ser maiores de idade e ter um diploma universitário, além de se submeter a uma checagem de antecedentes criminais.

Com amplo acesso às vacinas, a sociedade americana está dividida sobre manter ou não as escolas abertas com o agravamento da pandemia, assim como acontece em relação às vacinas e à adoção de medidas de proteção contra o vírus.

COMENTÁRIOS dos leitores