Criança de 9 anos foge e viaja sozinha de avião para SP

Após registrar boletim de ocorrência e divulgar, por meio das redes sociais, fotos do menino, a mãe, Daniele Marques, foi contactada por um funcionário da companhia aérea Latam

por Elaine Guimarães seg, 28/02/2022 - 17:42
Jorge Araujo/Fotos Publicas O menino saiu de Manaus para São Paulo Jorge Araujo/Fotos Publicas

Na manhã do último sábado (26), familiares de Emanuel Marques de Oliveira, de 9 anos, perceberam a ausência da criança na casa, localizada na Zona Norte de Manaus. Após registrar boletim de ocorrência e divulgar, por meio das redes sociais, fotos do menino, a mãe, Daniele Marques, foi contactada por um funcionário da companhia aérea Latam, já no final da noite, informando que Emanuel estava no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.

De acordo com informações preliminares da Polícia Civil, a criança teria embarcado sozinha em um voo da Latam, no Aeroporto de Manaus para São Paulo, sem passagem aérea e documentos de identificação. No entanto, de acordo com a legislação brasileira, menores desacompanhados só podem viajar mediante autorização do Juizado da Infância e da Adolescência.

Ainda segundo a Polícia Civil, Emanuel não teve ajuda de adultos e, antes de sair de casa, havia pesquisado na internet como embarcar em um avião sem ser visto. Além disso, em escuta do menor, foi dito que o motivo da fuga seria a vontade de morar em São Paulo com outros familiares.

O trajeto

Em entrevista ao G1, Daniele Marques, que trabalha como eletricista, contou detalhes sobre a viagem do filho. "Ele me disse que pegou alguns ônibus aleatórios aqui de casa até chegar no aeroporto [Manaus].Depois olhou no painel o horário dos voos, e entrou em um deles", disse.

Ela relatou também que, mesmo passando por vistorias, ninguém percebeu que o menino estava sozinho e sem os documentos necessários para viajar. "O que eu fico pensando é como uma criança consegue passar por um sistema de aeroporto que é tão burocrático para gente passar. Por isso eu quero uma resposta da companhia aérea e do aeroporto", desabafa.

Latam

A companhia aérea Latam informou que o Conselho Tutelar foi acionado logo após a identificação do menor no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Ademais, tanto ela, quanto o Aeroporto Internacional de Manaus, estão investigando o caso.

COMENTÁRIOS dos leitores