Pesquisa associa adenovírus 41 aos novos casos de hepatite

Microrganismo que pode ser considerado cofator foi identificado na maioria dos casos registrados no Reino Unido, no restante da Europa e nos Estados Unidos

por Vitória Silva seg, 16/05/2022 - 13:02
Unsplash Unsplash

O adenovírus 41 pode estar relacionado ao misterioso surto de hepatite que chegou a vários países ao redor do mundo, inclusive ao Brasil. A informação foi divulgada em uma pesquisa do Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças, que apontou associação entre os casos recentes da doença e infecções pelo vírus. O microrganismo foi identificado na maioria dos casos registrados no Reino Unido (72%), na Europa (mais de 60%) e nos Estados Unidos (mais de 50%). 

Segundo a publicação, “a etiologia (estudo da causa e da origem de um fenômeno) e os mecanismos patogenéticos da doença ainda estão sob investigação” e outras hipóteses e cofatores são considerados, mas uma possível associação entre os casos de infecção atual e o adenovírus foi encontrada, com maior foco aos casos na população britânica.  

Para o levantamento, foram analisados casos suspeitos em todo o mundo até o dia 10 de maio. Casos da inflamação do fígado, suspeitos de hepatite, já foram relatados em mais de 25 países, embora a maioria esteja concentrada no Reino Unido (com cerca de 160) e nos Estados Unidos (cerca de 110), com a maioria dos registros ocorrendo em crianças com menos de 5 anos. 

--> Brasil tem 28 casos suspeitos de hepatite misteriosa 

Um pesquisador de doenças infecciosas pediátricas da Universidade do Alabama, em Birmingham, teria sido o primeiro a notar o padrão incomum da hepatite misteriosa em crianças americanas e a denunciar tais ocorrências ao Centro de Controle e Prevenção de Doenças do país (CDC). Um grupo da instituição pesquisa se o isolamento, consequente da pandemia de Covid, teria resultado na redução da exposição aos adenovírus em geral, o que tornaria as crianças mais vulneráveis à nova variante. 

Os especialistas, contudo, não descartam a possibilidade de que a Covid possa, também, ser um “contribuinte subjacente”, uma vez que a onda de casos parece ter surgido durante a pandemia. 

No Brasil, os casos foram registrados em sete estados. São Paulo é o que concentra a maioria deles, oito no total. Em seguida, aparecem Rio de Janeiro, com sete; Minas Gerais, com quatro; e Paraná, com três. Espírito Santo, Santa Catarina e Pernambuco têm dois casos cada. 

O Ministério da Saúde orienta que os profissionais da área façam notificações imediatas de casos suspeitos, e informou que "os Centros de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) e a Rede Nacional de Vigilância Hospitalar (Renaveh) monitoram qualquer alteração do perfil epidemiológico". 

O que fazer? 

Para evitar que o surto aumente, a agência de saúde britânica sugere que medidas como lavagem das mãos e higiene respiratória – como cobrir com o braço tosses e espirros – sejam reforçadas. Especialistas afirmam que o aumento no número de casos tem sido relativamente lento, mas alertaram que mais diagnósticos são esperados.  

Confira os sintomas da hepatite segundo a agência de saúde do Reino Unido: 

Urina escura; 

Fezes pálidas ou cinzas; 

Coceira na pele; 

Olhos e pele amarelados (icterícia); 

Dores musculares e nas articulações; 

Temperatura alta; 

Enjoo e náuseas; 

Cansaço o tempo todo fora do normal; 

Perda de apetite; 

Dor de barriga. 

COMENTÁRIOS dos leitores