Fóssil de “Espécie Irmã” dos humanos é descoberta

Segundo pesquisa, acredita-se que se trata de uma menina que morreu entre os 3 e 8 anos de idade

ter, 17/05/2022 - 20:07
Reprodução/ Street View O dente foi descoberto após uma pesquisa arqueológica na Universidade Copenhagen, na Dinamarca Reprodução/ Street View

Pesquisadores se surpreenderam com a descoberta de um dente molar pertencente à um indivíduo da misteriosa espécie dos denisovanos em uma caverna no Laos, que só haviam sido encontrados na Sibéria e na China. De acordo com pesquisa, isso significa que essa espécie viveu tanto em áreas tropicais do Sudeste da Ásia quanto nas regiões gélidas do Norte. As informações são do History Channel Brasil.

O dente foi descoberto após uma pesquisa arqueológica liderada pelo professor Fabrice Demeter, da Universidade de Copenhagen, que analisou o fóssil. Após estudo,  foi descoberto que ele pertencia a um exemplar da mesma população de hominídeos, cujos vestígios foram identificados pela primeira vez na Caverna Denisova, nas Montanhas Altai da Sibéria (Rússia). Ainda foi identificado na pesquisa que o molar pode ser de uma menina que morreu entre 3 e 8 anos de idade.

De acordo com os cientistas, essa menina viveu entre 164 mil e 131 mil anos nos trópicos quentes do Norte do Laos. Além disso, também indica que sudeste Asiático abrigava uma grande diversidade de espécies humanas, já que ao menos cinco delas viveram na região em momentos diferentes.

COMENTÁRIOS dos leitores