Confira projetos que apoiam a causa LGBTQIA+

Na semana em que se comemora o Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia, conheça o trabalho de organizações e seus projetos sociais para a comunidade

por qua, 18/05/2022 - 00:18
Pixabay/Gabriela Serralde Pixabay/Gabriela Serralde

Nesta terça, 17 de maio, é celebrado o Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia, mesma data em que há 32 anos a OMS retirava a homossexualidade da lista de doenças, em 1990. O Leia Já separou uma lista de ONGs e projetos que apoiam a causa LGBTQIA+, confira:

TODXS

É uma organização sem fins lucrativos que promove a inclusão do público LGBTQI+. O principal trabalho é o aplicativo que leva o nome da instituição, e dá acesso a leis municipais, estaduais, e federais relacionadas ao público LGBTQIA+; um portal da denúncia; e uma ferramenta de apoio às pessoas da comunidade. Também possui um programa de Embaixadores, que forma jovens líderes em comunicação, empreendedorismo etc. 

https://www.todxs.org/

Mães pela Diversidade

Organização não-governamental que reúne pais, mães e responsáveis de jovens, adolescentes, crianças e adultos LGBTQIA+. Foi criada em 2014 com o objetivo de combater a violência contra gays, lésbicas, bisexuais e transgêneros. Acolhe pessoas de todo tipo de religião.

https://maespeladiversidade.org.br/

Eternamente Sou

Criada em 2017 na cidade de São Paulo, a associação oferece apoio para pessoas idosas LGBT50+ e oferece atendimento psicossocial, além de um trabalho com voluntários para promoção de inclusão social, cidadania e garantia de direitos humanos. Hoje em dia também atua no Rio de Janeiro.  

https://eternamentesou.org/

Vote LGBT

Organização que busca aumentar a representatividade de pessoas LGBT+ na política brasileira. Realiza pesquisas que auxiliam na criação de políticas públicas voltadas para a comunidade LGBTQIA +, além de dar visibilidade a candidatos que apoiem a causa. 

https://votelgbt.org/

Consultoria Camaleão 

Plataforma que realiza a ligação entre o público LGBTQIAP+ e empresas que desejam contratá-los. Os interessados cadastram seu currículo e a consultoria Camaleão auxilia a empresa a encontrar o candidato ideal para vaga.

https://camaleao.co/

Casa Um

Organização localizada no centro de São Paulo, que acolhe jovens expulsos de casa por suas orientações afetivas sexuais e identidade de gênero. Eles recebem moradia, alimentação e transporte. Também são oferecidos  suporte para organização de documentações, continuidade ou retomada dos estudos, atendimento de saúde clínica e mental e acesso à programação do centro cultural.

https://www.casaum.org/

Por Maria Eduarda Veloso

COMENTÁRIOS dos leitores