Festival OSGA premia projetos da UNG

Noite de premiação contou com participação de estudantes de diversas áreas, fomentando e incentivando a produção audiovisual

por Matheus de Maio sex, 01/07/2022 - 22:02
Divulgação/UNG Divulgação/UNG

A Universidade UNG promoveu nesta quinta-feira (30) a noite de premiação do Festival Osga, para contemplar produções audiovisuais de estudantes da instituição inscritos na 16ª edição da premiação. O evento de exibição dos filmes ocorreu às 19h30, no Anfiteatro F, no Campus Centro.

Como participantes deste ano, somente da UNG o festival contou com 12 vídeos inscritos, envolvendo alunos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Fisioterapia, Direito e Turismo. Foram exibidos sete mini documentários e cinco curtas-metragens de ficção. Os vencedores desta etapa foram classificados para a etapa regional do Festival.

Como vencedores da noite, foram premiadas três obras. Os mini documentários “Mulheres na Ciência”, de Damaris Marques, Amanda Ferraz, João Rocha, Nallanda do Valle e Camilly Cordeiro, além de “O Meu Lugar é Jogando”, de Vinicius Paranhos, Nicoly Gonzaga, Safyrah Fischer, Marcos Vinicius, Igor Lima e Felipe Marcelino fecharam a noites com prêmios em suas categorias. Na categoria de curta-metragem, o vencedor foi o curta “Sob a Luz da Lua”, de Thiago Venezarra, Rhavy Duarte, Julia Prado, Luana Borges, Carem Abazzia e Gabriel Victor.

O coordenador dos cursos de Comunicação Social, Alex Francisco, ressaltou a importância do Festival Osga no incentivo de novos talentos no audiovisual: “ A gente vive em uma era de audiovisual, né?! Somos impactados pelo audiovisual nas redes sociais, somos produtores de audiovisual quando fazemos vídeos para o Instagram e tudo mais. Mas quando pensamos em fazer isso de uma maneira profissional, são outros problemas que surgem no meio do caminho. O Osga vem em um momento de entender que nós já vivemos em um momento de audiovisual, mas o audiovisual é uma possibilidade profissional, de expressão e também de representatividade", disse Francisco. 

Marcos Vinicios Santos Silva, que participou do Festival pela primeira vez com o curta “Carnaval de 22: A Celebração da Vida”, na categoria de documentário, não escondeu sua empolgação. “Produzir esse mini documentário foi um grande aprendizado para o grupo em questão de organização, responsabilidade e exercício do que aprendemos no 1º semestre do curso. Unir isso com uma escola de samba no gás de mostrar seu potencial, depois de dois anos com seus sonhos parados, só tornou ainda mais gostosa toda a produção deste trabalho”, comentou.

As produções vencedoras desta etapa local concorrem na etapa regional, entre os dias 15 e 30 de julho. Os vencedores disputam a grande final no dia 10 de setembro, em Recife. O Festival Osga é um parte integrante do ecossistema Ubíqua, do Grupo Ser Educacional que é realizado desde 2005, visando fomentar a produção audiovisual entre estudantes.

COMENTÁRIOS dos leitores