FGV: confiança do comércio cai 2,8 pontos em julho

Em médias móveis trimestrais, o Icom subiu 3,1 pontos, a quinta elevação consecutiva

qui, 28/07/2022 - 09:29

O Índice de Confiança do Comércio (Icom) caiu 2,8 pontos na passagem de junho para julho, para 95,1 pontos, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV). A queda ocorre após duas altas seguidas. Em médias móveis trimestrais, o Icom subiu 3,1 pontos, a quinta elevação consecutiva.

O Icom caiu em quatro dos seis segmentos do comércio pesquisados na Sondagem do Comércio. Conforme a FGV, a queda foi puxada tanto pelas avaliações sobre o presente quanto pelas expectativas em relação aos próximos meses. O Índice da Situação Atual (ISA-COM) recuou 2,9 pontos, primeiro resultado negativo desde fevereiro, para 105,6 pontos. Já o Índice de Expectativas (IE-COM) recuou 2,7 pontos, atingindo 84,8 pontos.

"É possível que a as medidas recentes de estímulo adotadas pelo governo ainda sustentem o nível presente da demanda por mais alguns meses. Mas a inflação e juros em patamares elevados e os baixos níveis de confiança do consumidor devem segurar uma retomada mais consistente do setor", diz a nota da FGV.

Apesar da inflação e da queda de julho do ISA-COM, a FGV ressaltou que essa componente do ICOM se manteve acima dos 100 pontos. Em médias móveis trimestrais, o ISA-COM teve a quinta alta seguida. "O aumento da mobilidade, a melhora do mercado de trabalho e liberação de recursos podem ter estimulado a demanda no período", afirma.

A Sondagem do Comércio de julho coletou informações de 763 empresas entre os dias 1º e 27 do mês.

COMENTÁRIOS dos leitores