Recife terá barqueata em defesa das comunidades pesqueiras

Ato acontecerá nesta quinta-feira (4) e cortará diferentes bairros da cidade

por Vitória Silva qua, 03/08/2022 - 13:29
Divulgação/Caranguejo Uçá Barqueata pela comunidade pesqueira no Recife Divulgação/Caranguejo Uçá

Uma barqueata em defesa das comunidades tradicionais e pesqueiras do Recife, organizada por líderes comunitários junto à Ação Comunitária Caranguejo Uçá e ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), será realizada na próxima quinta-feira (4). A finalidade do evento é denunciar ações de impacto socioambiental negativo nesses territórios. 

De acordo com a organização, a concentração de barcos acontece às 7h, na rampa da comunidade Ilha de Deus, na região central da capital pernambucana, rumo ao Palácio do Campo das Princesas, onde fica a sede do governo pernambucano. Na pauta, serão abordados problemas como o assoreamento e poluição dos rios e mangues, invasão da indústria imobiliária e do comércio em territórios pesqueiros, além de agressões ambientais e racismo ambiental. 

O ato reunirá representantes das comunidades pesqueiras artesanais do litoral Sul e Norte de Pernambuco. Na ocasião, também será lançada uma Carta e Manifesto denunciando crimes cometidos nos territórios pesqueiros. Os documentos deverão ser encaminhados aos órgãos de fiscalização ambiental do município.  

Participam também da manifestação ambientalistas, defensores dos direitos humanos, pescadores e pescadoras que atuam na defesa dos modos de vida da população pesqueira que é vítima do racismo ambiental e do capitalismo. 

Serviço

Barqueata em defesa das comunidades pesqueiras 

Onde: Na rampa da comunidade Ilha de Deus/ Ato no Palácio do Campo das Princesas 

Quando: 4 de agosto, quinta-feira 

Horário: 7h 

 

COMENTÁRIOS dos leitores