Medicamento Zolgensma será ofertado pelo SUS
O Ministério da Saúde anunciou a incorporação do remédio nesta quarta-feira (14)
O medicamento Zolgensma foi incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) em anúncio feito nesta quarta-feira (14), cinco dias após a Comissão Nacional de Incorporação de Novas Tecnologias em Saúde (Conitec) se manifestar favorável à distribuição. O remédio é usado por criança com até seis meses de idade para o tratamento da atrofia muscular espinhal (AME) do tipo 1.
A Zolgensma, que tem o nome científico onasemnogeno abeparvoveque, deve estar disponível pelo SUS em até 180 dias. O prazo foi estipulado pelo Ministério da Saúde em publicação no Diário Oficial da União.
A primeira-dama Michelle Bolsonaro repostou a publicação feita pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que fala da cerimônia de incorporação do medicamento. Ela agradeceu a entrega feita pelo ministro e disse estar muito feliz pela conquista. “O medicamento deve ficar disponível na rede particular em até 60 dias e na rede pública em até 180 dias. Vitória às mães de raros, vitória ao SUS”, disse Queiroga na publicação.
Atrofia Muscular Espinhal
A AME é uma doença degenerativa rara, que é transmitida de pais para filhos e interfere na capacidade do corpo de produzir uma proteína essencial para a sobrevivência dos neurônios motores, que são responsáveis pelos gestos voluntários vitais do corpo, como engolir, respirar.
Ela tem quatro tipos de variações, de 0 a 4 e depende do grau de comprometimento dos músculos e da idade. Os principais sinais são a perda do controle e de forças musculares e incapacidade e/ou dificuldade de movimentos e locomoção, engolir, manter a cabeça ereta e de respirar.