Saiba dicas para cuidar dos cabelos no verão

Confira os principais cuidados com os fios durante a estação mais quente do ano, que começa hoje (21)

por Camily Maciel qua, 21/12/2022 - 18:54
Pexels/ Karolina Grabowska Pexels/ Karolina Grabowska

Hoje (21) começa verão no Brasil. E nessa estação onde o calor e temperaturas mais altas predominam, muitas pessoas fazem planos para irem à praia ou em outras atividades que demandam dos fenômenos naturais, como o sol (raios ultravioletas), vento, sal e iodo (presentes na água do mar). Esses fenômenos danificam a estrutura física do cabelo, deixando-o poroso. Por isso, antes de entrar no mar, piscina, ou até mesmo, uma cachoeira, deve-se utilizar alguns produtos especiais e tomar alguns cuidados para garantir a saúde física dos fios de cabelo. Confira a seguir cinco produtos/ cuidados para proteção durante essa estação do ano:  

Óleo de argan – O produto ajuda a proteger os cabelos, principalmente quando os fios entram em contato com o sal, cloro e vento. Aplique uma pequena quantidade nos fios antes e após os mergulhos.

 Água de coco – Para uma hidratação rápida, o uso da água de coco em um vaporizador na praia ou na piscina é uma poderosa ferramenta, além de ser uma opção econômica e prática para o cabelo. 

Chapéus - No verão é comum o uso de chapéus para proteger o rosto do sol e a cabeça do calor excessivo. Mas, não custa lembrar que a oxigenação do couro cabeludo é importante para evitar o excesso de oleosidade. O mais indicado pelos especialistas, é usar chapéu de palha.  

Leave-in – As idas e vindas, tanto no mar quanto na piscina, causam uma perda grande de queratina e prejudicam a parte hídrica do fio de cabelo. Para repor o óleo, a água e a queratina, é necessário o uso de um leave-in. Deve ser aplicado por toda a extensão do fio, evitando o acúmulo no couro cabeludo.  

Uso de tiara – Tanto no verão quanto em outras estações, o uso do acessório conhecido como tiara (ou arco) torna-se valoroso, pois a oxigenação dos fios é importante e fica preservada. Algumas mulheres lavam os cabelos de manhã e prendem-no em seguida, causando umidade acumulada justamente com resíduos de produtos no couro cabeludo. Isso deve ser evitado, pois causa excesso de oleosidade, podendo inclusive, levar à queda do cabelo.  

 

COMENTÁRIOS dos leitores