Olinda articula novas medidas de segurança para as prévias
Após um domingo com muitos relatos de violência, o prefeito da cidade, Professor Lupércio, reuniu-se com o Governo do Estado para reforçar a segurança durante as festas
O começo de 2023 trouxe com ele a proximidade do Carnaval - que não era realizado há dois anos por conta da pandemia -, e o aumento do número de ensaios e prévias de agremiações em Olinda. No último domingo (8), o primeiro de festas na cidade histórica, o que se viu, no entanto, foi bastante tumulto, quebra-quebra e relatos de violência.Pelas redes sociais, visitantes e moradores de Olinda compartilharam vídeos de alguns incidentes que logo viralizaram.
Após a repercussão negativa do verdadeiro caos que encerrou a primeira semana de prévias na cidade, o prefeito Professor Lupércio contou com a presença das forças de segurança do Governo do Estado em uma reunião semanal que traça ações de planejamento para o período pré-carnavalesco. Através de nota enviada pela assessoria de imprensa do órgão, foram divulgadas algumas novas medidas a serem tomadas a fim de reforçar a segurança de visitantes e moradores do município. Confira na íntegra
LeiaJá também
--> Prévias de Olinda: o 'bloco da violência' sai todo ano
No encontro desta terça-feira (10), no Palácio dos Governadores, sede da administração municipal, a pauta esteve focada nas medidas de prevenção, controle e atuação dos órgãos públicos durante os ensaios das agremiações carnavalescas na área do Sítio Histórico. O prefeito da cidade, Professor Lupércio, convocou gestores da Secretaria de Defesa Social do Estado (SDS/PE), responsável pela segurança ostensiva dos cidadãos, através das polícias Civil e Militar, além do Corpo de Bombeiros.
O gestor da cidade alinhou, junto aos órgãos de segurança do Estado, medidas para reprimir atos de vandalismo e crimes contra moradores e foliões que vêm participar dos eventos culturais, realizados durante os fins de semana. Lupércio disponibilizou, ainda, todo o efetivo operacional da Prefeitura para auxiliar no trabalho das polícias. Os serviços das secretarias municipais serão intensificados a partir do próximo sábado e domingo (14 e 15).
A Secretaria de Patrimônio, Cultura e Turismo de Olinda (Sepactur) vai exigir que os representantes dos blocos e troças carnavalescas preencham o formulário no site da SDS informando o dia, local e horário dos ensaios, além do número estimado de pessoas que vão participar das apresentações. A Sepactur vem orientando os responsáveis pelas agremiações que possam encerrar os ensaios até às 19h. A lei que proíbe o uso do som mecânico tem sido reforçada pela comissão que cuida do Carnaval na cidade.
LeiaJá também
--> O Carnaval está voltando: Olinda está preparada?
A Secretaria de Mobilidade Urbana de Olinda vai iniciar, a partir das 14h, o controle de acesso de veículos em cinco locais da área histórica. Mesmo horário em que começará a desativação da ciclofaixa. A medida foi tomada para diminuir a retenção de veículos e melhorar o fluxo do transporte público de passageiros, táxis e de carros por aplicativos. A Secretaria de Executiva de Controle Urbano aumentou o efetivo para fiscalizar o uso de bebidas em garrafas de vidro. Agentes estarão em 11 pontos para realizar a troca por recipientes descartáveis e notificar donos de bares, restaurantes e ambulantes que descumprirem a medida no Sítio Histórico. Esse trabalho terá o reforço da Defesa Civil de Olinda.
A Secretaria de Gestão Urbana começou a instalar refletores de lâmpadas em LED de maior potência para reforçar a iluminação de ruas e corredores onde há um número maior de pessoas. O órgão tratou, também, de recolher, pedras, metralhas e restos de materiais de construção civil que foram deixados, de forma irregular, em ruas do Sítio Histórico.
A Secretaria de Saúde da cidade vai atuar com equipes da Vigilância Sanitária no controle de vendas de alimentos. Além disso, ambulâncias do Samu Metropolitano Olinda estarão de prontidão durante as prévias carnavalescas. Servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos vão atuar junto ao Conselho Tutelar da Cidade no combate ao trabalho infantil. Todas essas ações contam com o apoio dos agentes da Secretaria de Segurança Cidadã de Olinda.