Belém comemora 407 anos com festa e inaugurações

Programação terá missa, bolo e entrega de obras pela prefeitura. Capital paraense é um dos polos turísticos mais importantes da região Norte.

qui, 12/01/2023 - 09:31

Embed:

Santa Maria de Belém do Grão Pará, ou também chamada de Belém do Pará, completa nesta quinta-feira (12) 407 anos. A capital paraense está localizada ao nordeste do Estado, a 120 km do mar e 160 km da linha do equador. Possui aproximadamente 1.059,466 km² (IBGE) de área territorial.

A cidade de Belém foi fundada em 12 de janeiro de 1616, quando Francisco Caldeira Castelo Branco, capitão-mor da capitania do Rio Grande do Norte, desembarcou com suas tropas na foz do rio Guajará, ponto estratégico para a defesa da Amazônia. Ali ele ergueu o Forte do Presépio, ao redor do qual se formou um povoado que inicialmente se chamou Feliz Lusitânia e depois passou a ser conhecido como Santa Maria do Grão-Pará, Santa Maria de Belém do Grão-Pará e, por fim, Belém do Pará.

Distante dos grandes centros políticos, Belém só reconheceu a Independência do Brasil um ano após sua proclamação. O descontentamento dos que preferiam continuar ligados a Portugal e a profunda desigualdade social fizeram com que, entre 1835 e 1840, a cidade se tornasse o palco de uma das maiores revoltas já ocorridas no país, a Cabanagem, na qual os rebeldes chegaram a tomar a cidade e instituir um governo próprio. Nela morreram cerca de 30 mil pessoas, entre governistas e rebeldes.

Foi durante o chamado ciclo da borracha, em especial entre 1879 e 1912, que a cidade viveu seu primeiro grande surto de crescimento. Praticamente todo o comércio da região passava por seu porto. O núcleo urbano se modernizou com construções como o Theatro da Paz e o Cinema Olympia, e a economia atraiu levas de imigrantes vindos de diversos países. Desde então, Belém ficou conhecida como a “metrópole da Amazônia”.

Hoje a cidade é a segunda maior da região norte, servindo como referência econômica e cultural e contando com inúmeras atrações turísticas.

Atualmente Belém tem uma população estimada de aproximadamente 1.506.420 habitantes (IBGE 2021).

Para comemorar os 407 anos de Belém, nesta quinta-feira, dia 12 de janeiro, a Prefeitura de Belém preparou um dia cheio de programação especial.

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e vários titulares de órgãos da Prefeitura, participam da missa em Graças pelo Aniversário de 407 anos de Fundação de Belém, na Catedral. Depois haverá o Abraço e Culto pelo Aniversário de Belém realizado pela Assembleia de Deus, na Praça do Relógio.

Às 9h30, participam da entrega de equipamentos para batedores de açaí e certificação técnica de manipulação de alimentos. Ainda pela manhã, entre 9 e 10 horas, terá o Bolo para Belém, com 10 metros de comprimento e recheio de cupuaçu, e desfile de moda “O Ver-o-Peso Respirando a Moda”. Todos no Estacionamento do Ver-o-Peso.

Às 11 horas, no Canal do Tucunduba, esquina com a Trav. Lauro Martins, vai ocorrer a inauguração do quarto trecho da Macrodrenagem da Bacia do Tucunduba, que compreende os canais da União e Timbó. A entrega vai beneficiar os bairros do Marco, Guamá, Terra Firme e Canudos.

No período da tarde, às 15 horas, o vice-prefeito de Belém, Edilson Moura, vai entregar a Unidade de Educação Infantil da Terra Firme. Na UEI foram realizados os serviços de reforma geral da cobertura, pintura, revisão elétrica, hidrosanitária, impermeabilização dos ambientes e climatização. O valor de investimento da obra foi R$  663.736,13  Esta é a 17ª unidade escolar entregue à Belém. Um presente às crianças da cidade neste aniversário de 407 anos.

Às 17 horas, o prefeito participa da cerimônia de entrega de mais uma Usina da Paz, no bairro do Guamá, além de entrega de viaturas, rádios e drones para a Guarda Municipal de Belém.

A programação do dia de aniversário encerra com a cerimônia de Entrega da Comenda Francisco Caldeira Castelo Branco, na Igreja de Santo Alexandre, Cidade Velha, às 19 horas.

Da Agência Belém.

COMENTÁRIOS dos leitores