Carnaval 2023: Qual a importância dos primeiros socorros?
Acidentes como asfixia, queimaduras, sangramentos, ingestão de corpos estranhos e afogamento são alguns exemplos que podem ser auxiliados por pessoas treinadas
O Carnaval está chegando e com ele a animação para aproveitar os quatro dias de festa, para quem vai brincar ou viajar. Mas é importante cuidar da saúde e ter atenção redobrada para o risco de acidentes. A médica-cirurgiã e facilitadora do Centro de Simulação da FPS (CSim) Maria Luísa Oliveira explica o que são as técnicas de primeiros socorros e qual a importância de todos saberem aplicá-las em caso de mal-estar ou acidentes.
“Os primeiros socorros são os cuidados iniciais prestados a pessoas vítimas de acidentes, que põem perigo à vida, com o objetivo de manter os sinais vitais até a chegada de uma assistência especializada e também para prevenir danos maiores”, define ela. "Acidentes como asfixia, queimaduras, sangramentos, ingestão de corpos estranhos e afogamento são alguns exemplos que podem ser auxiliados por qualquer pessoa treinada para fornecer os primeiros socorros”, acrescenta Maria Luísa.
Seja no Carnaval, no trabalho, na escola ou em casa, saber como tratar o acidentado e aplicar os procedimentos de primeiros socorros são aprendizados que podem salvar vidas. Segundo a médica-cirurgiã, técnicas de massagem cardíaca, desengasgo, entre outros, são importantes, pois cada minuto que passa sem assistência diminui as chances de vida de quem está precisando de auxílio médico.
No CSim, são oferecidos treinamentos de primeiros socorros para profissionais de saúde e público geral. Mas se você se deparar com alguma situação de acidente e não sabe o que fazer, antes de se aproximar avalie se o local é seguro e procure ajuda do Samu, bombeiros ou em algum posto médico. “Mantenha a calma e impeça que testemunhas removam ou manuseiem o acidentado. Tranquilize-o, não ofereça líquidos e o mantenha aquecido”, sugere a médica facilitadora do CSim.
Em caso de mal estar ou desmaio, devido ao calor e desidratação durante o período carnavalesco, a médica indica procurar o posto de atendimento mais próximo para uma avaliação cuidadosa e recepção de líquidos venosos. Para evitar qualquer situação de risco para a saúde, Maria Luísa indica: “Beba muita água, especialmente quando se está fazendo uso de bebida alcoólica; use protetor solar, chapéus e roupas frescas para evitar queimaduras; alimente-se bem e coloque no celular um contato de emergência facilmente disponível”.
Da assessoria