Carnaval 2023: saiba como evitar golpes durante a folia

Cuidados com celulares e cartões por aproximação fazem parte das medidas de precaução

por Camily Maciel sex, 17/02/2023 - 18:54
Pixabay/Paul Stachowiak Pixabay/Paul Stachowiak

Carnaval é sinônimo de alegria, festividade. O feriado começa neste fim de semana, mas a folia teve início na semana passada com shows e outras atrações. Com isso, é preciso estar atento a possíveis golpes de dados pessoais e financeiros. Se você é do time que vai se jogar na folia, existe uma série de cuidados que se pode tomar. Grandes aglomerações costumam ser chamariz para golpistas. De acordo com o levantamento realizado pela Forbes, com dados do Mercado Pago e da Febraban, o mais importante é se precaver para possíveis problemas. Por isso, confira a seguir dicas de como se proteger do advogado Walter Calza Neto, especialista em direito digital, propriedade intelectual e proteção de dados.  

“A maior preocupação esse ano é em função do avanço tecnológico que levou nossas vidas para dentro dos aparelhos celulares e começou a permitir pagamentos por aproximação com aparelhos e cartões e em função disso temos que redobrar os cuidados”, afirma o advogado. “Ou seja, em posse do nosso celular criminosos e fraudadores tem uma vasta gama de oportunidades de golpes. É muito importante ter cuidado com a guarda dos celulares, bem como ter senhas fortes e com dupla fator de checagem e tomar medidas de segurança antes de sair com o celular para a folia”, complementa.  

A distração pela folia e a aglomeração de pessoas facilita a aplicação de golpes, principalmente os que utilizam o pagamento por aproximação. Criminosos se aproximam de suas vítimas com máquinas de recebimento por aproximação e tentam chegar próximos a cartões e dispositivos para realizar transferências ilegais. Já em relação aos golpes pelo aplicativo de relacionamento, o maior risco está na possibilidade de sequestro relâmpago. “O carnaval torna a situação mais crítica, pois os criminosos podem se utilizar das aglomerações de carnaval, dificultar a identificação e facilitar a abordagem da vítima, ainda que ele não se pareça nada com a imagem usada nos aplicativos”, aponta Calza. 

As dicas para evitar os golpes durante a folia são: não levar cartões ou aparelhos nos quais estejam ativos os pagamentos por aproximação. Desabilitar o pagamento por aproximação nos celulares e smartwatch é um cuidado que se deve ter. Reduzir o limite para pagamentos por aproximação. Caso leve o celular para a folia, desinstale aplicativos de banco e desconecte aplicativos de redes sociais e acesso a e-mails. Defina senhas fortes e comece a utilizar um e-mail que não possa ser acessado do celular ou biometria. Habilitar as notificações por SMS de compras realizadas por cartão e pagamentos via pix, também é uma outra opção. 

Orientações após receber algum tipo de golpe

Caso você identifique um golpe, o primeiro passo é comunicar às autoridades policiais. Se houve furto ou roubo de cartões ou dispositivos, procure os policiais que estejam perto do evento e não se esqueça de pedir o bloqueio imediato junto ao banco. Se houve transferências ou pagamentos indevidos, faça um boletim de ocorrência online e comunique o banco imediatamente. Se você foi levado a fazer ou identificou um PIX fraudulento, poderá utilizar a ferramenta MED – Mecanismo Especial de Defesa criado pelo Banco Central. 

COMENTÁRIOS dos leitores