Chuva da Quarta de Cinzas ocorreu por dois fenômenos

A Apac explicou a motivação

qui, 23/02/2023 - 18:33
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo A chuva ocorreu por dois fenômenos meteorológicos Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) explicou a causa das chuvas na Região Metropolitana do Recife, Mata Norte e Sul de Pernambuco na Quarta-feira de Cinzas (23). De acordo com a Agência, as chuvas estiveram ligadas a dois sistemas meteorológicos: ventos de baixos níveis e zona de convergência intertropical. 

O meteorologista da Apac Fabiano Perestrêlo explicou que os dois fenômenos juntos geraram nuvens do tipo consuminhos, associadas ao mal tempo, que são os ventos fortes, chuvas significativas e trovões. “A zona de convergência diminuiu um pouco a sua atuação e se deslocou para o Norte, e a nebulosidade diminuiu bastante, fazendo com que a previsão para hoje e para os próximos dias seja apenas de chuva fraca ou fraca a moderada no litoral”.

Perestrêlo também fez uma comparação com as chuvas que ocorreram em São Paulo. Segundo ele, elas se devem a dois sistemas meteorológicos que ocorreram diferente do que aconteceu no Nordeste. “Uma frente fria diminuiu bastante a temperatura da região. Podemos ver que o canal de umidade que traz os ventos mais quentes com a umidade da região amazônica para todo o Centro-Oeste e parte do Sudeste. A união desses dois sistemas desencadeou uma chuva considerada uma das mais intensas registradas no Brasil”, detalhou. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores