SP: Menino de 8 anos salva bebê de afogamento em piscina

O bebê estava cercado pela família, mas caiu na água em um momento em que os responsáveis estavam conversando, de costas

por Vitória Silva qui, 02/03/2023 - 13:51
Reprodução/Redes Sociais Momento em que menino nota o primo se afogando na piscina Reprodução/Redes Sociais

Um menino de oito anos pulou em uma piscina e salvou a vida do primo, um bebê de um ano, no último sábado (25), em Mongaguá, na Baixada Santista. O bebê estava cercado pela família, mas caiu na água em um momento em que os responsáveis estavam conversando, de costas. A pessoa mais próxima era a outra criança, que pulou imediatamente e depois foi auxiliado por uma mulher. 

Embed:
 

As imagens tiveram tanta repercussão local que o Grupamento de Bombeiros Marítimo Oficial (Salvamar) de São Paulo divulgou o vídeo feito pelas câmeras de segurança, alertando que o acidente doméstico poderia ter acabado em tragédia. 

No registro, é possível ver o momento em que o bebê cai na piscina, enquanto os adultos conversavam do lado de fora, na parte rebaixada. O primo pula para salvá-lo assim que a criança de colo cai na piscina. A situação aconteceu por volta das 13h50. 

A criança de oito anos foi apelidada de “herói mirim". De acordo com a família, o menino faz parte do “Projeto Surf Escola" da ONG Esporte Vida, que tem parceria com o Salvamar/GBMar e atende crianças e jovens entre sete e 17 anos das cidades de Praia Grande e Mongaguá, ambas no litoral paulista. 

De acordo com o grupamento, durante as aulas, os alunos aprendem os fundamentos do surfe, noções de sobrevivência e como atuar em emergências na água, o que auxiliou a criança a como agir nessa situação de afogamento. 

O GBMar ressaltou a importância de saber nadar e informou que o afogamento é a maior causa de mortes acidentais entre crianças de até quatro anos. Ainda alertou sobre as medidas de segurança para evitar casos como esses: crianças à distância de um braço, piscina monitorada pessoalmente enquanto estiver em uso, saber agir durante a emergência, restringir o acesso cercando a piscina e utilizar ralos antissucção ou meios de interrupção de bomba. 

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores