Ocupação do MTST protesta contra ordem de despejo

O edifício ocupado é da antiga sede do IBGE na capital

por Rachel Andrade qua, 08/03/2023 - 14:47
João Velozo/LeiaJáImagens O prédio ocupado fica localizado no centro do Recife João Velozo/LeiaJáImagens

Integrantes do Movimento de Trabalhadores Sem Teto (MTST) realizaram uma passeata nesta quarta-feira (8) contra o pedido de reintegração de posse recebido na última terça-feira (7) na ocupação Maria Firmino dos Reis, localizada na Rua do Hospício, no centro do Recife. O agrupamento é filiado à União Nacional por Moradia Popular.

Segundo o coordenador da ocupação, Denis Ferreira da Silva, a ocupação celebra um ano de atividade hoje. O local acolhe atualmente cerca de 250 famílias. "Estamos na rua não só pelo direito da mulher, mas também por moradia digna, e contra os despejos", declarou Denis.

"Se o despejo vier, que venha com respeito à moradia. Temos crianças, idosos e pessoas com deficiência. [Esperamos] que a nossa governadora veja com o batalhão de choque para respeitar a cidadania que é para todos", enfatizou.

O prédio ocupado pertence à Associação dos Servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de Pernambuco. O órgão informa, por meio de nota, que acionou as instâncias cabíveis "a fim de resguardar seu patrimônio e aguarda os prazos e medidas estabelecidos pelo Poder Judiciário”.

A assistente social responsável pela ocupação, Viviane Maria da Silva, assume hoje o acompanhamento das famílias agrupadas no prédio. Atualmente 78 crianças vivem na ocupação, e a preocupação de Viviane é garantir a regulação da moradia de todos os assentados. “A moradia vem como pilar, mas ela vai muito além, ela vai para o saneamento básico, para a educação, para a saúde. Então a gente tem esse pensamento de colocar essas famílias, lutar com elas por esse direito, e buscar melhoria de vida para essas famílias”, contou a profissional.

COMENTÁRIOS dos leitores