Projeto Andorinhas celebra Dia da Mulher com artesãs

Grupo promoveu, nesta quarta-feira (8), uma roda de conversa com empreendedoras para marcar a data e divulgar a economia solidária

qua, 08/03/2023 - 15:58

Com o tema “Nenhuma liberdade é maior do que a de uma mulher que descobre a força que tem”, o grupo de artesãs do Projeto Andorinhas celebrou o Dia das Mulheres, nesta quarta-feira (8), com uma roda de conversa com empreendedoras da economia solidária, no espaço do campus Alcindo Cacela da UNAMA - Universidade da Amazônia. O evento também teve uma programação especial com apresentações musicais e lanches.

O Projeto Andorinhas de economia solidária, desenvolvido pelo Programa de Mestrado Profissional e Interdisciplinar em Gestão de Conhecimentos para o Desenvolvimento Socioambiental da UNAMA, incentiva o empreendedorismo feminino e abre portas para empreendedoras paraenses. 

Segundo dados da maior pesquisa de empreendedorismo do mundo, GEM, as mulheres correspondem a 46% dos empreendedores iniciais (com até 3,5 anos de empresa), em 2020. De acordo com números do Instituto RME, em 2019, 57% das empresas se enquadram no MEI (Microempreendedor Individual) e 54% são prestadoras de serviços. A maioria das empreendedoras trabalha em casa e em negócios voltados à alimentação, moda e beleza.

No Pará, 42,36% das empresas têm mulheres ocupando cargos societários e de chefia, segundo dados da Junta Comercial do Estado do Pará (JUCEPA), em 2021.



Zira Silva é pintora e artesã e uma das colaboradoras do projeto. Ela acredita que as mulheres são empreendedoras por natureza e, mesmo sem perceber, já estão empreendendo. “O legal dessa iniciativa não é o nosso material, isso tudo passa, mas sim o que isso representa para cada uma de nós. É uma realização pessoal e profissional. E entre as mulheres do projeto, criamos uma rede de apoio para irmos ainda mais longe”, disse.

A coordenadora do Espaço Andorinhas, Rosana Melém, explica que o grupo propõe trabalhar no regime cooperativista, criando uma espécie de rede de apoio para as empreendedoras. “Aqui nós não trabalhamos sozinhas. Nós somos mulheres empoderadas, empreendedoras, guerreiras e vencedoras e queremos trazer e incentivar cada vez mais mulheres para viverem e buscarem seus sonhos", destaca.

Por Gabriela Gutierrez e Beatriz Rodrigues (sob a supervisão do editor prof. Antonio Carlos Pimentel).

 

COMENTÁRIOS dos leitores