RMR: Ônibus voltam a circular com o ar-condicionado ligado

Devido à pandemia, os ônibus estavam circulando sem a refrigeração

por Guilherme Gusmão qua, 15/03/2023 - 15:09
Divulgação / Consórcio Grande Recife Menos de 12% da frota tem ar-condicionado Divulgação / Consórcio Grande Recife

Os ônibus que circulam na Região Metropolitana do Recife (RMR) estão voltando a circular com o ar-condicionado em funcionamento. No início da pandemia, a refrigeração dos coletivos foi desativada por conta das medidas sanitárias impostas pelo governo do estado.

Segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM), atualmente, menos de 12% da frota tem refrigeração, ou seja, 445 veículos do total de 2.230 ônibus em operação no Sistema de Transporte Público de Passageiros da RMR (STPP/RMR). O Consórcio Grande recife tem autuado as empresas que não obedecerem às recomendações.

No início da pandemia em 2020, as empresas cumpriram as medidas sanitárias, desativando a refrigeração dos coletivos. E, no início de dezembro de 2022, o governo do estado determinou novamente a regra para as empresas que circulam na Região Metropolitana do Recife.

A medida que solicitou o desligamento do ar-condicionado foi a de Resolução nº 10/2022, de 6 de dezembro de 2022, do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM). Na época, a norma seguiu recomendações da Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde do Estado que pediam que as janelas dos coletivos ficassem abertas para reduzir a circulação do vírus no transporte público.

COMENTÁRIOS dos leitores