Boletim: PE já contabiliza 1.160.413 casos de Covid-19

Confira o que os novos dados revelam sobre a atual situação do estado nesses três anos de pandemia

por Guilherme Gusmão sex, 17/03/2023 - 17:53
Ikamahã/Secretaria de Saúde do Recife Pernambuco registra 401 novos casos nas últimas 24 horas Ikamahã/Secretaria de Saúde do Recife

Nesses três anos de pandemia, o estado de Pernambuco contabilizou 1.160.413 de pessoas que adoeceram pela Covid-19, segundo o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), divulgado nesta sexta-feira (17). O relatório também trouxe informações sobre a porcentagem de leitos de UTIs ocupados e números de mortes.

Desde o dia 11 de março de 2020, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS), declarou a emergência de saúde pública de interesse internacional, 22.703 pessoas morreram no estado, onde 15.961 dessas mortes foram de pessoas acima de 60 anos de idade. Nas últimas 24 horas, apenas 1 morte foi registrada.

Os municípios de Recife, Paulista, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Cabo de Santo Agostinho, foram os mais afetados pela quantidade de óbitos desde o início do surto da doença.

Durante os períodos em que a crise sanitária estava atingindo recordes de novas vítimas, o governo do estado decretou várias restrições, com o intuito de aumentar o isolamento social, evitando a circulação do vírus. O objetivo era diminuir os altos percentuais de casos de internamentos nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs).

Com a chegada de vacinas no estado, a doença deixou de representar uma ameaça mortal para a maioria da população, apesar de ainda ser um problema grave e um assunto preocupante para os grupos mais vulneráveis, como idosos e indivíduos com o sistema imunológico comprometido.

No dia 18 de janeiro de 2021, mesmo dia em que a primeira remessa de doses dos imunizantes foi enviada ao Estado pelo Ministério da Saúde, foi iniciada a campanha de vacinação em Pernambuco. Desde então, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) tem organizado a vacinação de acordo com a disponibilidade de doses encaminhadas pelo Governo Federal, responsável pela aquisição e envio para os Estados.

Pernambuco registrava naquela época mais de 5 mil casos diários da doença. Já o boletim desta sexta-feira (17) aponta 401 novos casos.

Procurada pelo LeiaJá, a Secretaria de Saúde informou que a taxa de ocupação atual dos leitos exclusivos para pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) é de 55%. Porém, os leitos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) também recebem pacientes com complicações que envolvem outros vírus respiratórios e não apenas infecção por Covid-19.

Recuperados

Entre os 1.017.146 recuperados, o boletim aponta que 980.031 apresentavam casos leves, e 37.115, os sintomas mais graves da doença.

Vacinação ampliada

Atualmente, Pernambuco continua avançando nas fases de imunização com vacinas bivalentes contra a Covid-19. Além disso, atualizou recentemente, o esquema vacinal para crianças imunocomprometidas.

Desde o dia 8 de março, pessoas acima de 60 anos já podem tomar a vacina bivalente da Pfizer-BioNTech. A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) estima que quase 700 mil pessoas vão poder se imunizar nesta nova fase.

As vacinas bivalentes estavam liberadas até então apenas para imunocomprometidos, idosos acima de 70 anos e outros grupos. A procura pela vacinação, porém, tem sido pouca: apenas cerca de 20 mil doses foram aplicadas desde o início da campanha, há dezessete dias.

A Secretaria de Saúde lembra que estudos epidemiológicos apontam uma redução da proteção das vacinas contra a Covid-19 ao longo do tempo e que a vacina bivalente protege contra todas as variantes do novo coronavírus, inclusive a variante Ômicron.

A SES-PE também atualizou o esquema em crianças imunocomprometidas de 5 a 11 anos de idade. A partir de agora, o esquema de proteção contra a covid-19 tem três doses e uma aplicação de reforço, quatro meses após a terceira dose.

COMENTÁRIOS dos leitores