Morador do Paulista resgata filhotes de timbu

Animais foram entregue à secretaria do Meio Ambiente do município

por Rachel Andrade sex, 28/04/2023 - 19:10
Armando Fuentes/Ascom Paulista Os animais foram resgatados pela Secretaria do Meio Ambiente Armando Fuentes/Ascom Paulista

Sete filhotes de timbu, da espécie Didelphis albiventris, foram encontrados e resgatados, nesta sexta-feira (28), no Conjunto Beira Mar, localizado no bairro do Janga, município do Paulista, na Região Metropolitana do Recife. Um morador da localidade encontrou os filhotes, aparentemente nascidos há pouco tempo, próximo do corpo de uma fêmea adulta, possivelmente a mãe deles, já sem vida.

O morador relatou que entrou em contato com a Secretaria do Meio Ambiente do município para solicitar o resgate dos animais. “Ao ver a situação, acolhi os filhotes e levei para casa. Após contatos realizados com amigos acionei a Sema e os agentes da Prefeitura realizaram o resgate”, relatou.

Foto: Armando Fuentes/Ascom Paulista

Os sete timbus foram levados para o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras-Tangará), onde ficarão sob os cuidados de uma equipe técnica até estarem aptos a serem reintroduzidos em seu habitat natural.

Segundo a técnica ambiental do Núcleo de Sustentabilidade Urbana (NSU) da Secretaria Executiva de Meio Ambiente (Sema) da Prefeitura de Paulista, Jocelane Cavalcanti, em situações como essa os filhotes não podem ser alimentados com leite industrializado. 

“O timbu é um animal silvestre que se alimenta de insetos e roedores. São vitais para que outras espécies não venham a se tornar pragas urbanas. Matar esses animais é crime ambiental”, alertou a servidora.

Contatos para resgate

A Sema informa que, em de a população notar a presença de animais silvestres precisando de resgate ou mortos, o procedimento é de, imediatamente, entrar em contato. Confira os canais de comunicação:

Sema: telefone/WhatsApp: (81) 99836-9947

Site da prefeitura: www.paulista.pe.gov.br

Instagram: @prefeiturapaulistape, ou pelas páginas auxiliares: @sema_paulista, @sedurtma. 

O público também pode ligar para o fone 153, da Guarda Municipal.

COMENTÁRIOS dos leitores