Resgate de cadela jogada ao mar acende alerta na BA

Segundo testemunhas, prática de abandono de animais em alto mar na região da Baía de Todos-os-Santos tem sido frequente

sex, 28/04/2023 - 13:19
Reprodução/Instagram Reprodução/Instagram

No início deste mês de abril, o resgate de uma cadela de raça não definida no mar da Baía de Todos-os-Santos (BA), acendeu um alerta.  Segundo noticiaram alguns veículos locais, a prática de abandono de animais em alto mar tem sido frequente na região. Testemunhas que acompanharam o salvamento da cadelinha relataram que o fato tem sido recorrente. 

O resgate que jogou luz ao problema foi o da cadela Zaia e aconteceu no dia 12 de abril, na Baía de Todos-os-Santos, entre o distrito de Bom Jesus dos Pobres e a praia de Barra do Paraguaçu. O empresário do ramo de lanchas Ricardo Ribeiro estava a caminho da Ilha da Barra com um amigo quando avistou o animal na água. “Onde ela estava não havia possibilidade alguma de ter vindo de nenhuma das margens, era coisa de 10 quilômetros da costa. Pegamos ela bastante exausta, devia ter umas duas horas naquela situação tentando não se afogar”, contou em entrevista ao Metro1.

Ricardo decidiu, então, adotar a cadela e a batizou de Zaia. Porém, o possível abandono deste animal pode não ter sido um caso isolado. Ainda de acordo com o Metro1, trabalhadores da área relataram que a prática de jogar cachorros na água, como forma de ‘descartá-los’, tem sido frequente na região. 

Nesta sexta (28), Luisa Mell, que é ativista da causa animal, tomou conhecimento do problema e fez uma denúncia em seu Instagram. Ela publicou um vídeo no qual se vê Zaia na água, no dia de seu resgate, e pediu auxílio: “ Como isso pode acontecer? Uma pessoa que faz isso é um monstro! Alguma autoridade da região pode ajudar?” 

 

COMENTÁRIOS dos leitores