Mãe que inspira e ascende mães: conheça a história de Luz

Através de sua rede de apoio às mulheres, a empresária Luz Silva contribui na vida de outras mães da comunidade que reside

por Guilherme Gusmão dom, 14/05/2023 - 09:00
Arquivo pessoal/Luz Silva Luz Silva e suas colaboradoras Arquivo pessoal/Luz Silva

Neste domingo (14), é comemorado o Dia das Mães, uma data que homenageia a importância de mulheres que lutam pelo o bem-estar de sua família, e mesmo com as dificuldades do dia a dia, não medem esforços para alcançarem objetivos. Sendo assim, o LeiaJá foi até a periferia da cidade de Olinda, na Região Metropolitana do Recife, para conhecer a história da mãe e empresária Luz da Silva, de 41 anos, uma mulher preta que através da dedicação com que desenvolve o seu trabalho e suas superações de vida, inspira as trajetórias de outras mães da localidade.

 Quando criança, a filha de analfabetos, nascida e criada em Jardim Fragoso, um dos bairros mais carentes do município, entrava no meio dos lixos da comunidade para contribuir na atividade do seu pai, um catador de materiais recicláveis. A intenção da então menina era garantir o sustento de sua família que enfrentava uma situação de vulnerabilidade social.

''Muitas vezes a comida vinha do lixo'', conta Luz bastante emocionada, relembrando também sua contribuição na criação dos porcos do seu pai . ''Na minha infância eu já cuidava dos porcos. Era um trabalho bem difícil para uma garota que queria mudar aquela realidade tão complicada e sofrida'', completou.

Crédito: Arquivo pessoal

Mesmo com as dificuldades, Luz sabia que a educação era sua principal saída para abandonar de vez aquela dura realidade, então fez os cursos de magistério, técnico de enfermagem e, além disso, na fase adulta, se tornou sargento da Polícia Militar do estado de Pernambuco, cargo em que atualmente está de licença especial.

Hoje, no comando da empresa Luz Modas, consegue contribuir diretamente e indiretamente na vida de mulheres de todo o território nacional. A empresa com sede em Olinda, e com uma filial em Fortaleza, no Ceará, ajuda mães de periferias que pela ecassez de políticas públicas para o público feminino e a baixa escolaridade, não conseguem inclusão no mercado de trabalho. As colaboradoras que são moradoras da própria comunidade olindense, trabalham na produção de roupas, exercendo suas funções em um centro de distibuição localizado no bairro. Essas roupas são comercializadas em outros estados, através do empenho de mais de 13 mil mulheres sacoleiras das cinco regiões do país, que compram as peças e as revendem.

''Eu me sinto muito feliz de poder receber as mulheres da comunidade e capacitá-las, mostrando que elas também são capazes, são competentes. Todas as pessoas que trabalham no nosso centro de distribuição têm registro, e isso é uma coisa que a gente não abre mão, pois é importante que todas tenham uma carteira assinada para que de fato consigam através do trabalho transformar suas vidas'', disse.

A sua contribuição não só se resume as questões voltadas a empregabilidade de mulheres. Nos períodos das fortes chuva no estado, as pessoas das proximidades que residem às margens do canal do Fragoso, enfrentam as inudanções que invadem suas casas devido os transbordamentos em diversos trechos do canal. É nesse momento que a equipe de Luz entra em ação. ''A gente faz uma ação coletiva. Reunindo algumas mães do bairro, preparamos uma alimentação e kits emergenciais. Nenhuma mãe gosta de ver seu filho em uma situação tão vunerável como essa, sem ter o que comer, então fazemos um sopão e alimentamos não só as crianças daqui da comunidade, mas também as das comunidades vizinhas'', afirma a empresária.

Créditos: Arquivo pessoal

Ciente de que o município de Olinda é carente de ações públicas para as populações mais vulneráveis, Luz afirma que nunca contou com o apoio de parlamentares do município para desenvolver seus projetos sociais. ''Existem políticos que só querem o projeto para favorecerem suas imagens. Querem apoio de uma mulher negra que ajuda outras mulheres, e assim conseguirem votos da comunidade, porém nunca ajudam os moradores. A comunidade está cansada de falsas promessas. Não precisamos disso", pontua.

Mães do projeto

Créditos: Arquivo Pessoal

A colaboradora Maria dos Anjos, 41 anos, é uma das mães do projeto. Ela conta que através do seu atual emprego conseguiu melhorar a qualidade de vida dos seus três filhos. ''Eu estava há 3 anos desempregada, quando a Luz abriu as portas de sua empresa para mim. Eu estava desesperada com 3 filhos para criar. Minha autoestima lá embaixo, não me achava bonita, não me reconhecia como mulher. A Luz então me ajudou com o seu jeito humano que inspira outras mulheres. Ela nos incentiva, mostrando que somos capazes de tudo. Além disso, mostra que ser mãe, não só se resume a maternidade", disse Maria.

A sua amiga, a moradora Dayane Silva, 29 anos, é outra mulher que teve sua vida transformada após conhecer a história de superação de Luz. Ela que também é mãe de três crianças, trabalha na empresa e relatou na entrevista as dificuldades que enfrentava antes de conhecer a Luz Modas. ''Apenas o meu esposo trabalhava. A gente pagava aluguel, pagava água, energia, as crianças tomavam leite e usavam fraldas. E eu sentia a vontade de também contribuir. A dificuldade estava tão grande que eu já estava desesperada ao ponto que de não ter ânimo para nada na vida. A Luz me deu toda a oportunidade que eu precisava, além disso, me deu palavras de forças. A Luz mudou minha vida, e eu a agradeço muito'', disse a colaboradora.

Além de desenvolver ações que contribuem na vida de mães como a Maria e a Dayane, a empresária através de sua redes sociais dá dicas de empreendedorismo para mulheres que desejam crescimento profissional.

 

 

 

















 

 

COMENTÁRIOS dos leitores