Olinda começa a aplicar geomantas em encostas

Operação será iniciada na sexta-feira (26) e contemplará 94 pontos de risco, de acordo com a Prefeitura

por Vitória Silva qui, 25/05/2023 - 09:47
Júlio Gomes/LeiaJá/Arquivo Vista aérea dos morros em Águas Compridas, Olinda, maio de 2023 Júlio Gomes/LeiaJá/Arquivo

A Prefeitura de Olinda inicia, nesta sexta-feira (26), a aplicação de geomantas em áreas de risco do município, como morros e encostas. A gestão informou que 54 mil m² do composto serão distribuídos em 94 pontos da cidade, mapeados pela Defesa Civil municipal. O primeiro local a ser contemplado é a Rua 6 de Janeiro, no bairro de Águas Compridas.

A localidade foi a mais afetada pelos deslizamentos de barreira, sendo marcada pela morte de moradores tanto em 2022, como em 2023. Os primeiros deslizamentos com vítimas fatais em 2022 aconteceram há exatamente um ano, entre 24 e 25 de maio, e ocorreram na comunidade do Córrego do Abacaxi, que fica junto a Águas Compridas. À época, morreram Sérgio Pimentel do Santos e Rosemary Oliveira da Silva, que eram casados e viviam ali há décadas.

Este ano, a primeira morte por deslizamento de terra também foi em Águas Compridas. Em 6 de fevereiro, o jovem Israel Campelo, de 19 anos, morreu dentro da própria casa. O bairro é parcialmente contemplado pelo Alto da Conquista, que é contemplado pelo mapeamento da Defesa Civil. Outras localidades que receberão geomantas são Peixinhos, Vila Popular, Ouro Preto, Casa Caiada, Cidade Tabajara, Rio Doce e Alto da Bondade.

O serviço de aplicação inclui também a implementação do sistema de drenagem do talude, com a construção de galerias e caixas de recebimento de todo volume da água da chuva. Os trabalhos preventivos em andamento na cidade abrangem a construção de muros de arrimo, trabalhos de micro e macrodrenagem, com limpeza de canais e do sistema de galerias em diversos bairros de Olinda.  

A força-tarefa montada pela secretaria de Gestão Urbana da cidade e coordenada pela secretaria Executiva de Defesa Civil instalou, este ano, mais de 232 mil m² de lona plástica nos morros. Moradores desses locais foram cadastrados no sistema de alerta por SMS (pelo número 40199) e podem emitir avisos que são monitorados em parceria com a Defesa Civil Nacional. Ainda segundo a Prefeitura, alguns prédios administrados pela gestão podem servir como abrigo e ponto de apoio a possíveis famílias desabrigadas.

Para esses locais, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos fez uma reserva de colchões e cestas básicas e conta, também, com o planejamento assistencial da Secretaria de Saúde da cidade. A ideia é agilizar a assistência médica com socorro por meio do Samu, disponibilizar vacinas e manter  atuação dos agentes de saúde, epidemiológica e de endemias. A Defesa Civil de Olinda pode ser acionada, todos os dias, pelos telefones 0800 081 0060 ou 99266-5307 (WhatsApp).

COMENTÁRIOS dos leitores