Ação de saúde celebra Dia Internacional das Prostitutas

A Feira de Saúde e Beleza será realizada no Pátio de São Pedro, no centro do Recife, a partir das 14h

sex, 02/06/2023 - 11:55
Pixabay Perfil de uma mulher Pixabay

Nesta sexta-feira (2) é vivenciado o Dia Internacional das Prostitutas. Para lembrar essa data a Associação Pernambucana das Profissionais do Sexo (APPS) realiza a Feira de Saúde e Beleza, no Pátio de São Pedro, no centro do Recife, a partir das 14h.

Serão ofertados gratuitamente a emissão de RG, registro de nascimento, casamento, óbito, entrega de preservativos, géis lubrificantes, orientações sobre Tuberculose, oferta de Profilaxia Pré-Exposição (PreP), orientação jurídica e de assistência social, atualização de cartão de vacinas, além da divulgação da Plataforma de Denúncias contra Crimes de LGBTFOBIA do Recife.

Haverá uma oficina de turbante e recital de poesias, às 18h, com falas políticas dos diversos parceiros da iniciativa. A coordenadora da APPS, Vânia Rezende, descreve a importância do evento para a classe das trabalhadoras do sexo.

“Esse dia é muito importante para dar visibilidade ao movimento de prostitutas para o reconhecimento, porque apesar da gente ter a profissão mais antiga do mundo, ela ainda não é regulamentada. A ação quer mostrar a questão da luta por direitos, pois trabalho sexual é trabalho”, afirmou Vânia, prostituta que atua há 20 anos no movimento.

Dia Internacional da Prostituta - É uma data comemorativa, que lembra a discriminação das prostitutas, as suas condições precárias de vida e de trabalho e a sua exploração. O ponto de partida para esse dia comemorativo foi o dia 2 de junho de 1975, no qual mais de 150 prostitutas ocuparam a Igreja Saint-Nizier em Lyon, a fim de chamar a atenção para a sua situação.

Da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores