Dia Mundial do doador de sangue: conheça os benefícios

Saiba como se tornar um doador para salvar vidas

por Rachel Andrade ter, 13/06/2023 - 07:00
Tomaz Silva/Agência Brasil Campanhas de doação de sangue acontecem durante todo o ano Tomaz Silva/Agência Brasil

Nesta quarta-feira (14) é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue, ato considerado por muitos como nobre e altruísta. Além de ajudar a salvar outras vidas, o doador de sangue pode aproveitar alguns benefícios vinculados à sua própria saúde, como o acesso a uma pequena revisão médica, a certeza que seu organismo está bem, ou a checagem do nível de ferro no sangue, por exemplo.

A data foi escolhida por ser o aniversário de nascimento do cientista Karl Landsteiner. A ele é atribuída a tabela de classificação dos grupos sanguíneos, o sistema “A B O”, além de ter sido o descobridor do fator RH.

No entanto, mesmo sem saber da data, milhares de pessoas doam sangue todos os anos. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde de 2022, 1,4% da população é doadora regular. São pessoas que são cadastradas em bancos de sangue e realizam a doação na frequência apropriada (a cada três meses para homens, e a cada quatro meses para mulheres). É o caso de Arthur Fellipe de Holanda Firmo, de 30 anos, morador do bairro do Derby, área central do Recife, que doa sangue regularmente há seis anos.

Ao LeiaJá, Arthur contou que há alguns anos ele buscava uma forma de contribuir para o meio onde vive, e encontrou na doação de sangue um gesto beneficente. “Já tinha doado esporadicamente quando algum conhecido precisava, mas como estava buscando meio de ajudar de alguma forma voluntária a sociedade vi que a doação de sangue regular era um bom início”, disse.

O funcionário público relatou que já chegou a doar para conhecidos e familiares, e o reconhecimento pessoal é imensurável. “Em especial para uma prima de segundo grau que teve um problema de saúde e posteriormente conseguiu se recuperar. Sentimento de poder ter ajudado na recuperação é bem legal”, compartilhou.

Foto:Tomaz Silva/Agência Brasil

Benefícios garantidos por lei

As leis brasileiras já trazem algumas vantagens para quem se compromete a realizar doações regulares. É o caso da Lei 13.656/2018, que isenta o doador da taxa de inscrição para concursos públicos federais. Outros benefícios são o acesso à meia-entrada em eventos particulares (se constar na lista dos pagantes), além da folga remunerada para trabalhadores que seguem o regime da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), como prevê o inciso IV do artigo 473.

Campanhas de doação

Mesmo sem saber da data celebrada neste dia 14 de junho, Arthur Fellipe e Anna Isabele fazem as doações regularmente em bancos de sangue, como a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope).

Seja um doador

De acordo com o Hemope, para se tornar um doador regular é preciso ter realizado, no mínimo, duas doações, seguindo o intervalo de acordo com o gênero designado. O órgão orienta de “solicitar a carteirinha de doador antes de fazer o cadastramento para uma nova doação, pois o sistema bloqueará a liberação até a conclusão dos exames dessa nova doação.”

Confira aqui os critérios para ser um doador regular:

Imagem: Divulgação/Hemope

COMENTÁRIOS dos leitores