Animais do Parque 13 de Maio começam a ser retirados

A expectativa é que todos os animais sejam transferidos até dia 15 de novembro. O local vai dar lugar a uma Praça da Infância temática

sex, 20/10/2023 - 10:04
Carol Bezerra Agente do CPRH com arara nas mãos Carol Bezerra

[@#galeria#@]

A retirada dos animais do zoológico dentro do Parque Treze de Maio, no bairro de Santo Amaro, no Centro do Recife, começou na manhã desta sexta (20). Eles serão transferidos ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas Tangara) até o dia 15 de novembro e o local vai receber um parque temático.

A ação é executada pela Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) junto com a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) - que passa a ser responsável pelos animais - e se deu após articulação da vice-prefeita Isabella de Roldão (PDT).

"É preciso garantir um ambiente com menor nível possível de estresse, iluminação intensa, barulhos excessivos e poluição que perturba a vida animal", pontuou a gestora.

Após a transferência, os animais vão passar por avaliação médica e iniciar o processo de reabilitação para serem reintroduzidos na natureza ou, quando não for possível, em santuários ou centros de triagem (CRAS) específicos, para que retornem a sua fauna e flora original.

A área do zoológico será reaproveitada com a construção de uma Praça da Infância, modelo que promete reunir natureza, brincadeiras e tradições culturais para envolver as crianças com a cultura local e estimular o livre brincar. Ainda sem previsão para a entrega do dispositivo, a gestão promete entregar passeios e pisos, rampas em asfalto, drenagem, paisagismo, bases estruturais para os brinquedos, mobiliários e a comunicação visual no local.

COMENTÁRIOS dos leitores