Notícias

| Cidades

Mesmo com um baixo índice de contágio, a pandemia evolui em Fernando de Noronha, que notificou mais dois moradores infectados pela Covid-19 nessa sexta-feira (18). Ao todo, a ilha acumula 696 diagnósticos.

O total de notificações é dividido pela Administração entre 614 casos de transmissão local e 82 importados.

##RECOMENDA##

Os novos pacientes foram postos em quarentena domiciliar e são observados junto com outros 14 infectados em recuperação no arquipélago.

Noronha perdeu quatro moradores em decorrência do vírus. Por outro lado, já alcançou 676 recuperações.

Aparentemte, o sábado (19) também chuvoso. A Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) emitiu um alerta que indica a continuidade de chuvas no Recife e na Região Metropolitana, além da Zona da Mata Sul do estado.

Devido aos índices acumulados, os moradores das áreas de risco devem ficar atentos. A Defesa Civil do Recife mantém um plantão permanente, podendo ser acionada pelo telefone 0800.081.3400. A ligação é gratuita e o atendimento 24h. A orientação é que, em caso de necessidade, moradores de locais de risco procurem abrigos seguros e acionem o órgão.

##RECOMENDA##

O Governo de Pernambuco inaugurou nesta sexta-feira (18), 10 novos leitos de UTI no Hospital Regional Inácio de Sá, no município de Salgueiro, Sertão do Estado. Dos leitos inaugurados, sete são neonatais e três pediátricos.

As vagas são destinadas para o atendimento de pacientes que apresentam a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), incluindo a Covid-19. O poder estadual afirma que o suporte intensivo para esta faixa etária é o primeiro da região.

##RECOMENDA##

"Os leitos de terapia intensiva já começam a ser disponibilizados para transferência e admissão de pacientes na noite desta sexta-feira (18), pela Central Estadual de Regulação de Leitos, setor responsável pela distribuição das vagas nas unidades de saúde vinculadas ao SUS. Com essa estrutura, esperamos proporcionar as condições necessárias para a internação dos bebês e crianças mais graves", afirma a secretária-executiva de Atenção à Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), Cristina Mota.

No início da semana a Secretaria Estadual de Saúde realizou a instalação de um novo tanque de oxigênio, proporcionando que o armazenamento do gás medicinal passasse de 3.960 m³ para 9.780³. A Secretaria aponta que a unidade também foi equipada com 10 novos respiradores, 10 monitores multiparâmetro de sinais vitais, 40 bombas de infusão hospitalares e 7 incubadoras e 3 camas pediátricas.

Com esta inauguração, o Hospital Regional Inácio de Sá passa de 122 leitos para 135 leitos, sendo 5 de UCI Neonatal; 20 UTI SRAG adulto; 10 UTI Neonatal e pediátrica. Atualmente, são cerca de 2,5 mil vagas de UTI em todo o Estado, somando os leitos dedicados para a Covid-19 e os destinados às demais enfermidades.

Um homem foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) conduzindo um carro que havia sido roubado na última quinta-feira (17), na Paraíba. Aos oficiais, ele disse que iria pagar o veículo depois. 

##RECOMENDA##

A prisão aconteceu nesta sexta-feira (18), durante uma fiscalização realizada no km  60 da BR-101, na Zona Norte do Recife. O motorista, que não teve o nome divulgado, alegou que havia pego o carro com o dono de uma oficina para pagar depois.

A PRF constatou durante a abordagem que no boletim de ocorrência constava que um mecânico estava dirigindo o veículo em uma avenida, quando foi assaltado por dois homens armados em uma moto. 

O suspeito que conduzia o carro roubado não possuía documentos. Ele foi encaminhado para a Central de Plantões da Capital, em Campo Grande, Zona Norte do Recife.

 

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) registrou, nesta sexta-feira (18), mais 70 mortes e 3.118 casos de Covid-19 em Pernambuco. O estado soma 17.139 mortes pela doença.

Entre os casos confirmados nesta sexta-feira, 188 são de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). Os demais 2.930 são leves.

##RECOMENDA##

Pernambuco totaliza 533.195 casos confirmados de Covid-19, sendo 48.253 graves e 484.942 leves. Os 70 óbitos ocorreram entre 9 de agosto de 2020 e a última quinta-feira (17).

Com a chegada de mais 65 mil doses da vacina contra a Covid-19 da Coronavac/Butantan na manhã desta sexta-feira (18), Pernambuco espera zerar, nos próximos dias, o número de pessoas que aguardam pela segunda dose desse imunizante. Para isso, ficou acordado entre a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (Cosems-PE) que os 73 municípios que receberam essa nova remessa, além daqueles que ainda contabilizam pessoas a vacinar com a Coronavac, farão mobilizações ao longo deste final de semana para imunizar o público em atraso. A orientação é também convocar os que ainda não foram tomar a segunda dose da Astrazeneca/Fiocruz no tempo preconizado de três meses após a primeira aplicação.

Além da chegada da Coronavac/Butantan, Pernambuco recebeu, na madrugada desta sexta, 97.110 doses da Pfizer. As vacinas serão destinadas às pessoas com comorbidades e deficiência, podendo ser expandidas aos demais grupos prioritários e à população em geral por faixa etária, de acordo com o andamento da campanha e realidade de cada município. No total, a campanha de vacinação em Pernambuco ganhou o reforço de 162.110 doses que, somadas às entregas anteriores, totalizam mais de 4,6 milhões de vacinas disponibilizadas para proteção dos pernambucanos.

##RECOMENDA##

“O Programa Estadual de Imunização recebeu as novas doses e já está acionou o esquema logístico para levar o insumo a todas as regiões do Estado, como vem sendo feito desde o início da campanha. Toda a nossa equipe tem expertise e sabe fazer campanha de vacinação. E não tenho dúvidas de que essa experiência terá um importante reflexo nas atividades que serão desenvolvidas ao longo deste sábado e domingo”, afirmou o governador Paulo Câmara.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, André Longo, o objetivo é que a vacina chegue o mais rápido possível ao gestor municipal e, consequentemente, ao braço da população. “Nessa remessa, temos um desejo a mais de dar celeridade ao processo para que todos aqueles que estão com a segunda dose da Coronavac em atraso possam finalizar o esquema vacinal, de preferência ainda neste final de semana. Contamos com o empenho de todas as cidades para que sejam realizadas mobilizações para isso”, observou Longo.

O secretário convocou a população a aderir às ações, verificando nos canais oficiais do seu município a data, horário, local e outros detalhes de como será a mobilização. “A vacina salva vidas e tem reduzido as internações e óbitos em Pernambuco. Mas, para garantir essa proteção, é essencial completar o esquema vacinal com as duas doses. Por isso, aproveite o grande esforço concentrado deste final de semana para garantir a sua proteção. Não deixe de tomar a segunda dose. As vacinas são seguras, eficazes e salvam vidas”, reforçou.

Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, em 18 de janeiro, Pernambuco recebeu 4.682.210 doses de vacinas. Desse total, 2.319.920 são da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 2.024.160 da Coronavac/Butantan e outras 338.130 doses são da Pfizer//BioNTech.

Da assessoria

Após o governo de Pernambuco sinalizar que um novo lote de vacinas Coronavac, imunizante contra a Covid-19, será distribuído nesta sexta-feira (18), a secretaria de Saúde e Bem-Estar de Vitória de Santo Antão, município da Zona da Mata Pernambucana, decidiu realizar um mutirão para acelerar a vacinação de pessoas que aguardam a segunda dose da vacina. A ação está agendada para este sábado (19), das 8h às 16h, e a população não precisa realizar agendamento.

A quantidade de pessoas que devem receber a segunda dose da Coronavac chega ao número de 3.189 e, para atender este público, a prefeitura de Vitória organizou uma estrutura especial. Serão mais três pontos de vacinação destinados exclusivamente ao atendimento do grupo: o Colégio Municipal Pedro Ribeiro, no bairro da Matriz, Escola Municipal Caic Diogo de Braga, em Água Branca, e o Colégio Prefeito Comercial José Joaquim da Silva, localizado no bairro de São Vicente de Paulo (Maués).

##RECOMENDA##

Para aqueles que estão aptos a receberem a segunda dose da vacina produzida pelo Instituto Butantan, a imunização será por ordem de chegada. Basta ir até um dos locais indicados, portando o cartão de vacinação da primeira dose, documento com foto e comprovante de residência.

“Aguardávamos apenas a chegada dessas doses, que tiveram um atraso na entrega por parte do Ministério da Saúde, devido à demora no envio do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) para a produção no Instituto Butantan. Mas sempre estivemos prontos para vacinar e, agora, organizamos uma logística eficaz para atender a demanda de pessoas que vão buscar colocar em dia a imunização”, explicou o secretário de Saúde e Bem-Estar, Eudes Lorena. De acordo com ele, com a chegada das novas doses do imunizante será possível zerar a fila de espera pela Coronavac no município. 

Os pontos de vacinação do Colégio 3 de Agosto, Samu, Vitória Park Shopping e Pátio de Eventos Otoni Rodrigues permanecem em funcionamento normal. Contudo, não serão utilizados na ação deste sábado (19), pois estão destinados apenas às pessoas que já agendaram a vacinação com imunizantes Pfizer ou AstraZeneca.

[@#galeria#@]

Quanto custa para fazer o bem ao próximo? Pensando em amenizar a dor do outro, o site Gastronomia Paraense e o Café Quintal de Casa Belém estão apoiando o Projeto Acolher e, na quinta-feira (17), doaram os ingredientes e materiais necessários para ajudar no preparo da Sopa da Amizade, que será entregue no próximo domingo (20).

##RECOMENDA##

Criado pelo auxiliar de serviços gerais Evaldo Fonseca, e pela esposa dele, Nilza Alfaia, o projeto existe há pouco mais de seis meses, mas já beneficia cerca de 200 pessoas. Tudo começou no final de 2020, com a gravidade da pandemia da covid-19 e a crise econômica. Nesse cenário, Evaldo decidiu fazer alguma coisa: entregar sopa e pão todo final de mês para os vizinhos do bairro do Jurunas, em Belém. Além do alimento, são entregues roupas, fraldas e cestas básicas para as famílias. “Eu fazia parte de um outro projeto que precisou parar devido à pandemia. Minha mulher e eu conversamos para tentar fazer uma sopa e entregar para os meus vizinhos, porque eu não sei o que eles estão passando e essa pandemia também trouxe a falta de dinheiro para todo mundo e foi isso que me motivou. E vendo a necessidade das pessoas, decidimos continuar até hoje", contou o idealizador do projeto.

Segundo Evaldo, toda ajuda é bem-vinda e o apoio do site Gastronomia Paraense é muito importante. “Deus tem tocado no coração das pessoas e elas têm visto que o nosso projeto é sério. Amor ao próximo são poucos que têm. Juntar o site e o projeto é algo muito importante para a sociedade como um todo. Se todos fizessem um pouquinho disso que vocês fazem, que é abraçar outro projeto, o mundo seria melhor. Pra mim, é um sonho realizado. Eu sempre tive o sonho de ajudar, porque eu já passei por essas dificuldades e fui aprendendo a desenvolver esse tipo de trabalho”, declarou em tom de gratidão.

Para Nilza Alfaia, parceira e esposa de Evaldo, o apoio das pessoas motiva a continuar. “É muito gratificante poder ajudar. Cada vez mais pessoas vão aderindo à causa, ajudando a gente a fazer”, contou.

Presentes da vida

Histórias de amor e solidariedade marcam a vida de Evaldo. “A melhor coisa que aconteceu através desse projeto foi o meu filho. Num desses dias de trabalhos na rua, que fomos levar alimento de madrugada, nós vimos a mãe biológica dele dando à luz na rua. Ela era moradora de rua e nós a levamos ao hospital e no outro dia fui visitar. Seis meses depois ela me pediu para adotar o bebê como meu filho. Hoje ele é registrado, e é a coisa mais preciosa da minha vida”, revelou.

Para Evaldo, acreditar no próximo, independentemente de quem seja, é sempre válido. “Eu dei uma chance para a mãe biológica dele e ela saiu da rua, e hoje não usa mais drogas. A gente tem que acreditar no ser humano”, disse.

Parceria do bem

Karina Costa, proprietária do Café Quintal de Casa Belém, esteve na ação e revela como está sendo fazer parte disso. “Para nós é uma grande honra. Esse é o primeiro projeto de que estamos participando e a gente está muito feliz em poder contribuir. Hoje eu enxerguei a felicidade nos olhos do seu Evaldo. Não era muito, mas para ele parecia que era muita coisa. O projeto é lindo e no que pudermos contribuir, nós vamos”, afirmou a empreendedora.

A ação social também contou com outros colaboradores. A estudante de odontologia Agatha Machado esteve no projeto e apoiou a causa. Daniel Louzada, esposo e sócio de Karina Costa, no Café Quinta de Casa Belém, também esteve presente na entrega.

Empatia é se colocar no lugar do outro e, por aqui, isso tem de sobra. Esse mês o Projeto Acolher estava com dificuldades para a produção da sopa e não poderia distribuí-la. Por isso, o site Gastronomia Paraense firmou a parceria de ajudar em todas as sopas que serão distribuídas até o final do ano pelo Projeto Acolher – Sopa da Amizade.

O projeto também aceita doações em dinheiro, de roupas e de material para sopa (massa de sopa, verduras, legumes e carne). Para contribuir é só entrar em contato com os números 98048-1372 / 98586-0837 / 98477-9648. Ou transferir qualquer valor para o PIX: 26439883291.

Por Fernanda Cavalcante.

Um homem morreu e outro foi preso em uma troca de tiros com a Polícia Militar (PM) na madrugada desta sexta-feira (18), em Barra de Jangada, no município de Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife. Antes da resposta policial, os suspeitos haviam incendiado uma residência e atirado cerca de 30 vezes contra o imóvel.

O efetivo foi acionado para uma tentativa de homicídio e conseguiu identificar quatro suspeitos, que fugiram de carro com a chegada das viaturas. Ao dobrar uma rua, eles desceram do veículo e começaram a atirar contra os policiais, que responderam na intensidade.

##RECOMENDA##

Durante a troca de tiros, um deles foi baleado na cabeça e outro na mão. Os outros dois estavam com coletes à prova de balas e conseguiram fugir, informou o tenente-coronel Canel.

"Tudo para esses caras gira em torno disso, muito provavelmente", apontou ao indicar a possível relação do crime com o tráfico da região. "Graças a Deus nenhum policial foi ferido", acrescentou o comandante.

[@#galeria#@]

Dentro do veículo abandonado foram encontrados uma pistola 9mm, três carregadores de pistola, 96 munições 9mm, um colete balístico, um cinto de guarnição, uma balaclava, dois celulares, além de um galão de gasolina de aproximadamente 500ml.

Os feridos foram socorridos para a UPA de Barra de Jangada. O que foi atingido na cabeça chegou a ser transferido ao Hospital da Restauração, na área Central do Recife, mas não resistiu ao disparo.

O segundo foi encaminhado ao Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DPHH), também no Centro da capital, onde ficou à disposição da Justiça após receber atendimento médico.

A paralisação dos bancários, prevista para esta sexta-feira (18), foi adiada após a inclusão da categoria no Plano Nacional de Imunização (PNI) na Câmara Federal e o avanço na agenda de negociação com o governo do estado de Pernambuco. Os trabalhadores pedem pela imunização imediata contra a Covid-19, visto que são considerados parte dos chamados “serviços essenciais” desde o início da pandemia.

Em assembleia, também foi votado pela manutenção do estado de greve, que garante a categoria condições para que, caso a negociação que foi estabelecida para efetivação da vacinação não se concretize, a paralisação das atividades ocorra a qualquer momento. 

##RECOMENDA##

Durante uma reunião realizada nesta quinta-feira (17), onde estiveram presentes representantes do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), e do governo do estado, por meio da secretaria de Saúde (SES-PE) ficou decidido que para avançar nas negociações, deverá ocorrer um levantamento sobre o número de trabalhadores que ainda não receberam a vacina. 

Com isso, foi acordado que os levantamentos realizados pelo Sindicato e pela Fenaban, indicando o total de trabalhadores do sistema bancário não imunizados, estratificados por município, serão enviados para a SES-PE na segunda-feira (21). Em um prazo de 48 horas após o envio, uma nova reunião com as partes envolvidas na negociação será realizada para retorno do governo sobre a viabilidade para o início da vacinação contra o novo coronavírus.

“Hoje, tivemos uma grande vitória com a aprovação da prioridade para os bancários pelos deputados federais, além disso, não vemos obstrução para aprovação no Senado. Mas, independente do prazo de tramitação no Senado, vamos avançar no diálogo que conseguimos estabelecer com o governo do estado a partir da forte mobilização da categoria em Pernambuco. Nosso objetivo é garantir a vacinação dos bancários”, afirma a presidenta do Sindicato, Suzi Rodrigues.

De acordo com informações do Sindicato, a categoria é composta por cerca de 11 mil trabalhadores em todo o estado, com concentração de mais de seis mil bancários no Recife. A previsão é que cerca de 60% destas pessoas não tenham sido contempladas pela vacinação, em decorrência da faixa etária abaixo dos 40 anos.

Pernambuco recebeu mais 97.110 doses de vacinas da Pfizer/BioNTech na madrugada desta sexta-feira (18). O novo lote será utilizado para aplicação em pessoas com comorbidades e deficiências, podendo também atender a outros grupos prioritários e à população em geral por faixa etária.

As doses já foram encaminhadas ao Programa Estadual de Imunização (PNI-PE) para checagem e separação dos quantitativos por município. A entrega às 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), onde as vacinas ficam disponíveis para retirada pelas cidades, está prevista para ocorrer ainda nesta sexta-feira.

##RECOMENDA##

"Precisamos dar mais celeridade à campanha. As vacinas não são disponibilizadas para guarda, e sim para uso imediato na população. Cada município precisa montar estratégias de acordo com o seu território para proteger a maior quantidade de pessoas no menor tempo possível", afirmou o governador Paulo Câmara (PSB).

Com a nova remessa recebida nesta madrugada, Pernambuco totaliza 4.617.210 vacinas para imunização contra a Covid-19. Desse total, 2.319.920 são da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, 1.959.160 da Coronavac/Butantan e outras 338.130 doses são da Pfizer/BioNTech. Há, ainda, a previsão de chegada de mais 65 mil doses da Coronavac/Butantan na manhã desta sexta-feira, para sanar a falta de segundas doses nos municípios pernambucanos, que se preparam para uma mobilização no final de semana com o objetivo de finalizar o esquema vacinal daqueles que estão no aguardo do imunizante.

Com informações da assessoria.

Um veleiro carregado com haxixe foi interceptado pela Polícia Federal (PF) a cerca de 426 quilômetros do Recife, na noite da quarta-feira (16). As autoridades contaram com apoio da Marinha e de agências estrangeiras para realizar a operação em águas internacionais.

Dois tripulantes da embarcação foram presos com apoio do Navio-Patrulha Oceânico Araguari. Segundo informações divididas com a Aduana francesa e com as autoridades das Ilhas Virgens Britânicas, o veleiro teria partido de Portugal.

##RECOMENDA##

Interceptada em águas internacionais, a dupla foi autuada em flagrante e conduzida para a Superintendência da PF, na área Central do Recife, onde ficaram à disposição da Justiça. A Polícia ainda não deu detalhes sobre a quantidade de droga apreendida.

Um inquérito será instaurado para investigar a existência de uma rota marítima transcontinental de tráfico de haxixe para o Brasil, destaca a PF.

 Durante coletiva de imprensa realizada pelo governo de Pernambuco nesta quinta-feira (17), o secretário Estadual de Saúde, André Longo, informou que o estado vai vacinar todas as pessoas que estão com a segunda dose de Coronavac atrasada, durante mutirão neste fim de semana. A ação será possível graças a uma nova remessa com mais de 162 mil doses de vacinas contra a Covid-19 que deve chegar ao estado até a próxima sexta. O lote inclui 97 mil doses da Pfizer e 65 mil da Coronavac.

Segundo Longo, o recebimento das vacinas zera o déficit de segunda dose da Coronavac em Pernambuco. A população deve ficar atenta para a orientação de cada município, especialmente daqueles que registraram atraso na aplicação da segunda dose das vacinas.

##RECOMENDA##

“Já discutimos isso com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde. A ideia é fazer, neste final de semana, uma grande mobilização para vacinar o máximo de pessoas que tenham a segunda dose atrasada, especialmente Coronavac. Os municípios estão se comprometendo também a vacinar outras doses, especialmente as da Astrazeneca que estejam, por ventura, atrasadas”, explicou o secretário.

 

 Em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (17), o Governo de Pernambuco anunciou que as medidas restritivas de convivência com a Covid-19 serão flexibilizadas a partir da próxima segunda (21). Comércio e serviços estarão autorizados a funcionar até as 22h nos dias de semana e até as 21h aos sábados e domingos. Apenas na Macrorregião de Saúde 3, que compreende 36 municípios do sertão, ainda sob medidas restritivas mais rígidas, os serviços possuem liberação para funcionar até as 18h, em todos os dias da semana.

A flexibilização beneficia os setores de alimentação, bares, restaurantes, Igrejas, templos, clubes sociais e shopping centers. O comércio de praia também está incluso na nova política e a fiscalização de seu obedecimento aos novos horários estabelecidos ficará a cargo dos municípios.

##RECOMENDA##

Outra novidade é a autorização das atividades de cinemas, teatros e circos. Estes serviços culturais poderão funcionar desde que seja respeitada a lotação máxima de 30% da capacidade total de sua estrutura, com público máximo de 100 pessoas.

Eventos corporativos com até 50 pessoas ficarão autorizados, ainda sem execução de música. A atividades de práticas individuais e coletivas também poderão ser retomadas, contanto que não haja presença de público.

A macrorregião de Saúde 3 ficará sob observação até o dia 27 deste mês, podendo haver novas flexibilizações, caso haja melhora de sua situação epidemiológica. Participaram da coletiva os secretários de Saúde, André Longo, de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes, de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebêlo, e de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça.

Um jovem ainda não identificado, foi visto caminhando pelo Caruaru Shopping nesta quinta-feira (17), ostentando uma suástica no seu braço, símbolo do nazismo. Abordado por um civil e por um segurança do centro comercial ele se defendia que estava no seu direito de se expressar, mas foi retirado do local.

Apesar da defesa feita por ele, o fato é que no Brasil “a fabricação, a comercialização, a distribuição ou a veiculação de símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo” é crime previsto pelo artigo 20 da lei 7.716/89. 

##RECOMENDA##

Segundo disse Breno Melo, que postou nas suas redes sociais o vídeo que prova o crime, ele transitava livremente pelo Shopping e só foi retirado depois que ele questionou a atitude. No vídeo é possível ver o segurança tentando retirar o criminoso do local enquanto ele se defende e fala em 'liberdade'.

O Caruaru Shopping divulgou uma nota em que lamenta o ocorrido e confirma que ele foi expulso do local: “Estamos estarrecidos com o ocorrido! Repudiamos toda e qualquer apologia ao movimento Nazista, isso é crime”.

[@#video#@]

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) registrou, nesta quinta-feira (17), mais 79 mortes e 3.114 casos de Covid-19 em Pernambuco. Com a atualização, o estado ultrapassou a marca de 17 mil mortes pela Covid-19.

Pernambuco soma 17.069 mortes pela doença. Os 79 óbitos ocorreram entre 7 de junho de 2020 e a última quarta-feira (16).

##RECOMENDA##

Entre os casos confirmados nesta quinta-feira, 151 são de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). Os demais 2.963 são leves. Pernambuco totaliza 530.077 casos confirmados de Covid-19, sendo 48.065 graves e 482.012 leves.

A Polícia Federal (PF) prendeu em flagrante por tráfico de drogas um angolano de 28 anos no Aeroporto Internacional dos Guararapes, na Zona Sul do Recife. Os policiais encontraram 4,6 kg de cocaína presa ao corpo do suspeito.

Segundo a PF, o suspeito passou por um procedimento padrão de abordagem quando estava embarcando em um voo do Recife para Lisboa, em Portugal. A droga estava presa ao corpo em uma espécie de cinta.

##RECOMENDA##

Em interrogatório, ele disse que veio ao Brasil para fazer turismo em São Paulo. Ele teria recebido uma proposta de dois mil dólares para vir ao Recife pegar cocaína e levar para Luanda, na Angola. O estrangeiro não deu maiores detalhes sobre o aliciador e quem lhe entregou a droga.

O preso foi autuado por tráfico internacional de entorpecentes. Ele passará por audiência de custódia, que poderá confirmar a prisão preventiva ou liberá-lo para responder ao processo em liberdade. 

Um barbeiro de 20 anos foi esfaqueado na tarde dessa quarta-feira (16), em Itapissuma, na Região Metropolitana do Recife (RMR), por um cliente que não gostou do corte de cabelo. O suspeito, de 28, deixou a faca cravada no tórax do profissional e permaneceu em frente ao estabelecimento até ser preso em flagrante.

A tentativa de homicídio ocorreu dentro da barbearia, na Rua do Cajueiro, por volta das 16h, dois dias após Ricardo Pacheco cortar o cabelo com Miguel Lisandro dos Santos. Ele alegou que o barbeiro aparou demais as laterais do cabelo.

##RECOMENDA##

"Visivelmente ele apresenta distúrbios mentais. Isso se explica até pela futilidade do motivo que ele mesmo arguiu. Além da questão do corte, ele alegou também que a vítima ia fazer algo contra ele, e ele estaria agindo em legítima defesa", apontou a delegada Euricélia Nogueira da 4ª Delegacia de Homicídios.

Ricardo foi preso pela Polícia Militar menos de 1h após o ataque, sentado em frente ao estabelecimento. Ele confessou o crime e foi autuado em flagrante por tentativa de homicídio qualificada por motivo fútil.

A delegada pediu sua prisão preventiva e ele seguiu para o Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), na Zona Oeste do Recife, onde aguarda a audiência de custódia agendada para esta quinta (17).

A vítima foi socorrida às pressas e segue internada no Hospital Miguel Arraes, em Paulista, onde realizou uma cirurgia. Sem previsão para alta, Miguel está consciente e segue observado em estado estável.

O policial suspeito de ter atingido com uma bala de borracha o olho do arrumador Jonas Correia de França, de 29 anos, durante protesto em 29 de maio no Recife é o terceiro sargento Reinaldo Belmiro Lins. A Secretaria de Defesa Social (SDS) determinou o afastamento cautelar do sargento, com recolhimento de armamento e carteira funcional.

Segundo a SDS, Reinaldo Belmiro Lins ficará à disposição do comandante da unidade, mas sem exercer funções. O afastamento dura 120 dias, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período. O policial, durante o afastamento disciplinar, recebe o salário, mas perde possíveis gratificações e deixa de cumprir jornadas extras. 

##RECOMENDA##

Ao todo, foram afastados 16 policiais, sendo três oficiais e 13 praças, que vão responder a processos disciplinares na Corregedoria Geral em decorrência da atuação durante o ato pacífico de 29 de maio. Nos demais casos, os PMs permanecem nas unidades, mas realizam apenas trabalhos administrativos.

Além de Jonas Correia de França, o adesivador Daniel Campelo também foi ferido no olho durante a manifestação. Ambos perderam a visão de um dos olhos. Eles não participavam do ato. A vereadora do Recife Liana Cirne (PT) também foi agredida com spray de pimenta no rosto.

Após o episódio, o ex-secretário de Defesa Social Antonio de Pádua e o ex-comandante da PM Vanildo Maranhão deixaram os cargos. Vanildo Maranhão foi transferido para a reserva.

Um motorista perdeu o controle do caminhão e caiu em uma ribanceira no km 15 da BR-232, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR). O acidente ocorreu na noite dessa quarta-feira (16) e o veículo ainda não foi retirado do local.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) suspeita que o condutor tenha dormido ao volante quando caiu de uma altura de aproximadamente quatro metros, por volta das 22h50.

##RECOMENDA##

[@#galeria#@]

Ele não teve ferimentos graves, mas se queixou de dores no corpo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e o encaminhou à UPA da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife.

O teste do bafômetro confirmou que o motorista não tinha ingerido bebida alcoólica. O caminhão não tinha carga e PFR aponta que ele deverá ser removido ainda nesta quinta-feira (17).

Páginas

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Facebook

Carregando