Notícias

| Cidades

Três detentos ficaram feridos no final da tarde desta quinta-feira (22), após um princípio de incêndio numa das celas da Penitenciária Agroindustrial São João (PAISJ), em Itamaracá, Região Metropolitana do Recife, ocasionar a queda do reboco do teto. Eles também inalaram bastante fumaça.

A Secretaria de Ressocialização afirma que os feridos foram socorridos pelo Samu para a Unidade de Pronto Atendimento de Igarassu, na RMR. Toda a situação foi controlada pelos profissionais da unidade prisional. "A Seres abriu procedimento administrativo para apurar as circunstâncias em que o fato ocorreu, assim como, tomar providências para reparar os danos estruturais causados", garante o órgão. 

##RECOMENDA##

 

A partir desta quinta-feira (22) acontece, em São Paulo, a 9ª edição da Virada Sustentável. Já tradicional no calendário do paulistano, o evento é espalhado por vários pontos da capital paulista e apresenta mais de 600 atrações até domingo (25). O festival traz eventos gratuitos com foco na importância de aprender novos hábitos de consumo sustentável. Tudo isso regado a muita música, teatro, dança, cinema, instalações, exposições e programação de bem-estar para adultos e para crianças.

Considerado o maior evento de sustentabilidade do Brasil, o festival promove conscientização por meio da participação efetiva de organizações da sociedade civil além de coletivos de cultura, órgãos públicos, empresas, escolas, universidades, movimentos sociais e equipamentos culturais. O tema da Virada Sustentável traz os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU. Além disso, a ideia é fortalecer as redes de transformação e o impacto social existente no dia-a-dia das cidades brasileiras.

##RECOMENDA##

Virada no parque

Durante os dias 24 e 25 de agosto, os parques do Ibirapuera, Mário Covas, Linear Cantinho do Céu, Chuvisco e Trianon recebem várias atrações da Virada Sustentável. A programação completa está disponível em https://www.viradasustentavel.org.br/programacao/virada-sustentavel-sao-paulo-2019

Nesta quinta-feira (22), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Militar apreenderam uma carga de 633 mil maços de cigarro avaliada em mais de R$ 3 milhões. O flagrante aconteceu durante uma fiscalização em Salgueiro, Sertão de Pernambuco. 

Aos policiais, o motorista de 41 anos, que não teve o nome revelado, informou que estava transportando mantas e redes para a Feira de Santana, na Bahia, mas os fiscais descobriram uma caixa de cigarro atrás da mercadoria declarada. Ao perceber que foi descoberto, o suspeito informou que iria almoçar e não retornou para o posto.

##RECOMENDA##

Acionada, a PRF constatou juntamente com a PM que havia centenas de cigarros de origem paraguaia na carroceria do veículo. Após a contagem da mercadoria, a carga foi embarcada no veículo e encaminhada à delegacia de Polícia Federal de Salgueiro, que irá investigar o caso. 

Atualmente, oferecer a oportunidade de fazer atividades físicas com crianças e jovens é uma missão quase impossível para os pais, ainda mais para os pequenos que são fanáticos pela tecnologia oferecida nos computadores, tablets e celulares. Para atrair este público, o Grupo Arena Circus – Complexo Integrado de Artes Circenses, na zona norte de São Paulo, oferece atividades lúdicas, que trabalham o condicionamento físico, além de oficinas de circo para colocar toda a família em movimento.

O grupo é uma criação do casal Viviane Rabelo e Alfredo Muñoz. Os dois são de famílias circenses e, quando se afastaram do circo itinerante, ela fez faculdade de nutrição e ele de educação física. “Decidimos unir o útil ao agradável em um espaço de lazer e saúde. Juntamos o nosso conhecimento de artes circenses para ministrar cursos e workshops sobre circo”, conta Viviane.

##RECOMENDA##

A fisioterapeuta Josy Davidson, 42 anos, participa da Arena Circus há um ano e meio, junto com as filhas Bárbara e Beatriz. Josy buscava por uma atividade que pudesse fazer junto com as meninas e que agradasse às duas. “Fazer circo tirou a Bárbara do sedentarismo, já a Beatriz adquiriu mais disciplina e concentração, ingredientes necessários para fazer as atividades como o trapézio, que ela ama”, avalia.

Bárbara, Beatriz e Josy particpam da Arena Circus há mais de um ano | Foto: acervo pessoal 

Crianças a partir de três anos e também idosos podem participar das atividades do Arena Circus. Os cursos têm embasamento teórico e prático e são ministrados por profissionais circenses. Os exercícios são realizados em cama elástica, mini trampolim, cordas, aros e trapézio. “Pais e filhos podem fazer as atividades juntos. Em um único ambiente trabalhamos em grupo a superação, distração e o lazer. Fazemos as atividades sem sentir o esforço físico, pois é uma atividade lúdica e prazerosa”, explica Viviane Rabelo.

 

Serviço

Arena Circus – Complexo Integrado de Artes Circenses

Onde: Rua Tambaú, 23 – Imirim – SP

Fone: 2236-6796

Site: www.arenacircus.com.br

 

Uma organização que praticava fraudes por meio de empresas de fachada foi desarticulada nesta quinta-feira (22), em São Paulo. Fiscais de renda e agentes da Polícia Civil cumpriram nove mandados de busca e apreensão em 17 alvos de cinco municípios da capital, região metropolitana e interior do estado. A operação, que atua contra empresas do segmento de óleos e gorduras utilizados como insumo em indústrias das áreas alimentícia, automotiva e cosmética, desmantelou um esquema que teria causado um prejuízo de R$ 120 milhões aos cofres públicos nos últimos quatro anos.

As investigações identificaram que empresas de fachada (atacadistas) foram criadas para fazer a ligação entre fornecedores de óleo/gordura e indústrias que utilizam esses insumos em sua produção, com o objetivo de gerar créditos de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para essas indústrias. O funcionamento do esquema está ilustrado no gráfico abaixo. 


Arte: Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo

De acordo com a legislação vigente, ao adquirir óleos/gorduras diretamente dos fornecedores, o valor do ICMS que as indústrias recebem de volta é reduzido ou nulo. A apuração dos fiscais acredita que os atacadistas de fachada foram criados mediar o trâmite dos documentos das mercadorias, o que gerava um crédito de 18% para as fábricas. Para não chamar a atenção da fiscalização, as empresas de fachada abatiam os débitos de ICMS gerados por meio de créditos vindos de "notas frias", que eram emitidas por empresas "fantasmas" também criadas pelos fraudadores (fluxo 3 da ilustração). 

Como é de responsabilidade das indústrias o pagamento do ICMS quando a mercadoria sai da produção, o setor de inteligência da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz/SP) acredita que as próprias indústrias podem estar envolvidas na fraude. Além de livros e documentos fiscais, foram apreendidos controles paralelos. Segundo a Sefaz/SP, os dados são suficientes para desqualificar as empresas perante a Lei e responsabilizar articuladores e beneficiários do esquema.

##RECOMENDA##

Faltam dois meses para o Círio de Nazaré, considerado um dos maiores eventos religiosos do mundo. A procissão de louvor à Nossa Senhora ocorre no segundo domingo de outubro (13) e atrai turistas do mundo todo.

O mês de agosto é marcado por inúmeros eventos de preparação para o Círio de Nazaré. A formação dos "Dirigentes de Peregrinação", ato de evangelização e preparação espiritual para o Círio, que ano passado contou com mais de 2 mil voluntários, é um deles. "A manhã de formação prepara os dirigentes de peregrinação para conduzir os encontros que acontecem em nossa Arquidiocese, preparando espiritualmente os devotos para vivenciarem melhor toda a evangelização que o Círio de Nazaré proporciona”, explica o diretor de evangelização da Festa de Nazaré, Jorge Xerfan.

##RECOMENDA##

Após a preparação dos Dirigentes de Peregrinação, ocorrerá a Missa do Mandato, momento em que o arcebispo dom Alberto Taveira vai abençoar as imagens dos devotos. Segundo os organizadores, a Missa do Mandato marca oficialmente o primeiro ato da Festividade do Círio, sendo este um dos momentos mais importantes da festa.

A recitação das Mil Ave-Marias também é um dos atos que antecedem o Círio. “É uma preparação espiritual para que a Diretoria do Círio, as comunidades e todos aqueles que colaboram conosco nessa missão, que é realização do Círio, possam estar preparados espiritualmente para realizá-lo da melhor forma possível", disse Jorge Xerfan.

Há também o Concurso de Redação do Círio. Podem participar alunos de escolas públicas ou privadas. Cada escola pode inscrever até dois alunos, que farão uma redação com o tema "Maria, Mãe da Igreja". O resultado será divulgado no dia 29 de setembro, às 8 horas, no  Centro Social Nazaré. “Já são 25 anos trabalhando, incentivando e contribuindo com a formação espiritual de nossos jovens”, explica a coordenadora do concurso, Lilian Acatauassú.

Para participar, os alunos interessados devem preencher a ficha de inscrição, disponível no site  www.ciriodenazare.com.br e encaminhar para o e-mail secretaria@ciriodenazare.com.br, junto com a cópia do documento de identidade. As fichas também podem ser encaminhadas para a secretaria da Diretoria da Festa, situada na Praça Justo Chermont, Centro Social Nazaré, de 12 às 20 horas.

A capacitação dos Guardas de Nazaré é outro evento importante de preparação para o Círio. “Eu acredito que o Círio 2019 será abençoado. Eu enxergo como um Círio excelente, formidável e diferente, pelo fato de estarmos trabalhando a espiritualidade dos guardas durante o ano inteiro. Tenho certeza que o acolhimento será o melhor possível”, disse o coordenador-geral da Guarda de Nazaré, Guilherme Azevedo.

Agosto também é o mês em que começa a venda dos ingressos para as arquibancadas do Círio, instaladas na avenida Presidente Vargas, de onde os fiéis assistem à passagem da Trasladação e à procissão do Círio. Os ingressos custam R$ 60,00 para assistir à Trasladação e R$ 110,00, para o dia do Círio. Não haverá meia entrada.

Idosos e pessoas com necessidades especiais terão direito a 600 cortesias para a Trasladação e 300 para o dia do Círio. As inscrições para a gratuidade podem ser feitas no mesmo site da venda dos ingressos, que serão entregues no dia 10 de setembro, na Diretoria da Festa de Nazaré, no Centro Social de Nazaré. As vendas começam no dia 26 e são feitas apenas pelo site www.lojinhadocirio.com.br.  

 

O Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE) reprovou seis bombas de combustíveis na Região Metropolitana do Recife (RMR). As fiscalizações foram realizadas na quarta (21) e quinta-feira (22). Os equipamentos reprovados apresentavam mangueiras em mau estado de conservação. 

A primeira ação desta semana aconteceu na última quarta-feira (21), em Jaboatão dos Guararapes, na RMR. Dos 17 instrumentos verificados, três foram reprovados: dois por vazão máxima inferior a 50% da vazão normal e um por display danificado. 

##RECOMENDA##

Já nesta quinta-feira (22), foi a vez dos postos de combustíveis da cidade de Olinda, também no Grande Recife. Dos 23 instrumentos fiscalizados, outras três bombas foram reprovadas pelos fiscais do órgão. 

De acordo com o Ipem-PE, o objetivo da ação foi verificar se o volume total de combustível colocado nos veículos correspondia á quantidade cobrada pelos postos, bem como coibir práticas que gerem prejuízo ao consumidor.

De caráter obrigatório, as verificações periódicas são efetuadas anualmente e sempre que o equipamento sofrer um reparo ou manutenção.

A verificação da bomba consiste em uma série de procedimentos, a começar pela inspeção visual, onde são verificadas a inscrições obrigatórias, funcionamento, conservação, itens de segurança e selo do Inmetro. Em seguida, iniciam-se os ensaios propriamente ditos, nos quais os fiscais do instituto verificam se existe algum defeito ou adulteração que influi na quantidade de combustível entregue.

Em caso de dúvida ou ou suspeita de irregularidade, o consumidor deve entrar em contato com a Ouvidoria por meio do telefone 0800 081 1526, de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h, ou através do e-mail ouvidoria@ipem.pe.gov.br.

Um golpista, identificado como Jefferson Araújo Vital de Lima, foi preso em flagrante após comprar um drone através da internet utilizando um e-mail fraudulento. Ele não realizou o pagamento ao anunciante de Pernambuco e foi capturado no momento que recebia o produto, em São Paulo, nessa quarta-feira (22).

De acordo com a Polícia Civil, Jefferson arrematou um drone avaliado em R$ 2 mil através de um famoso site de compras. O problema é que ele se cadastrou com um e-mail falso e depois ainda enviou uma mensagem ao anunciante confirmando o pagamento.

##RECOMENDA##

A vítima - que não teve a identidade revelada - percebeu que se tratava de um golpe e acionou as autoridades de Pernambuco. "Os policiais de São Paulo fizeram uma campana aguardando a entrega pelo carteiro. Quando a pessoa recebeu a mercadoria, foi presa em flagrante", explicou o delegado de crimes cibernéticos Eronides Meneses Jr. Jefferson responderá pelo crime de estelionato com pena de até cinco anos.

[@#galeria#@]

Um homem de 20 anos foi preso por empinar a moto em Garanhuns, Agreste de Pernambuco, na noite da quarta-feira (21). João Vitor Gomes Xavier também não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O jovem percebeu a presença de policiais militares e desobedeceu a ordem de parada. A Polícia Militar (PM) fez o acompanhamento do suspeito, que forçou ultrapassagens, mas foi abordado.

##RECOMENDA##

Para a Polícia Civil, João Vitor conduziu a moto de forma imprudente, gerando perigo de dano. Ele foi autuado em flagrante por direção perigosa. A moto foi apreendida.

Um soldado da Polícia Militar (PM) foi preso em flagrante após matar um detento que retornava de carro para a Penitenciária Agrícola Industrial São João, em Itamaracá, Grande Recife, nessa quarta-feira (21). Junto com um amigo, Washington Pimentel da Silva Ramos, de 23 anos, seguiu de motocicleta pela BR 101, próximo à Ambev, e disparou contra o veículo, que tinha mais duas pessoas.

No veículo, o detento Lucélio Belarmino dos Santos, 30, retornava para a penitenciária junto da namorada Edneuza Neide do Nascimento Carvalho e de outro detento identificado como Gerônimo Amâncio da Silva, 37.

##RECOMENDA##

Em decorrência dos disparos, Lucélio chegou a ser socorrido para o Hospital Geral de Igarassu, porém não resistiu aos ferimentos. Edneuza também foi atingida, mas não corre risco de morte e seguiu para o Hospital da Restauração (HR), no bairro do Derby, área Central do Recife. Gerônimo não foi atingido, segundo a Polícia Civil.

Testemunhas afirmam que, antes de morrer, Lucélio chegou a atropelar a dupla na moto, que ficou caída na rodovia. Com a confirmação do crime, o soldado Washington seguiu para a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), onde ficou à disposição da Justiça. Já Matheus segue custodiado no HR e aguarda alta médica para ser apresentar na audiência de custódia.

Uma turista natural de Fortaleza-CE morreu após passar mal durante mergulho no Arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco, na quarta-feira (21). A Polícia Civil investiga o caso como morte a esclarecer.

Valéria Gomes do Vale, de 45 anos, fazia passeio turístico na ilha e decidiu realizar um mergulho com um grupo na Praia do Porto. A mulher passou mal quando estava no mar e foi retirada da água. Ela recebeu os primeiros socorros dos bombeiros e de um médico que passava no local.

##RECOMENDA##

A turista chegou a ser socorrida ao Hospital São Lucas, mas não resistiu e faleceu. Segundo a Polícia Civil, uma amiga relatou que Valéria tinha problemas no coração e não informou isso ao grupo do passeio.

O namorado de Débora Esthefany Dantas de Oliveira divulgou uma campanha de arrecadações e respondeu algumas perguntas nas redes sociais sobre o estado de saúde da jovem, nessa quarta-feira (21). O casal continua em São Paulo para o tratamento dela, que foi vítima de escalpelamento no último dia 11, enquanto pilotava um kart na Zona Sul do Recife.

Juntos desde novembro do ano passado, Eduardo Tumajan revelou que a companheira está otimista quanto aos procedimentos. Sobre sua reação no momento do acidente, relatou: "Ela me acalmou e me pediu para não desmaiar. Foi todo caminho ao hospital consciente, sem a ajuda dela eu não conseguiria".

##RECOMENDA##

Eduardo também divulgou uma vaquinha virtual realizada pela comunidade DPKin (Desafio Pernambucano de Kart indoor) para suprir os custos em São Paulo, visto que é estimado que Débora fique internada no Hospital Especializado de Ribeirão Preto por dois anos. Lançada na última sexta-feira (16), o objetivo da campanha é arrecadar R$ 50 mil. Até o momento da publicação desta matéria, foram doados cerca de R$ 10.700. 

Caso tenha interesse em ajudar nas doações para garantir suporte à Débora, basta acessar o link vaka.me/682749.

LeiaJá também:

--> Kart: Vítima agradece apoio e revela desejo de ser médica

--> Jovem escalpelada em kart pode perder reimplante

--> Jovem que perdeu couro cabeludo em kart passa por cirurgia

--> Mais uma pista de kart é interditada no Recife

Na noite dessa quarta-feira (21), Débora Esthefany Dantas de Oliveira, de 19 anos, utilizou o Instagram para agradecer o apoio recebido e revelou o desejo de ser médica. Ela foi vítima de um escalpelamento enquanto pilotava um kart no último dia 11, na Zona Sul do Recife. Desde então, passou por reconstrução do couro cabeludo no Hospital da Restauração (HR) e seguiu para o Hospital Especializado de Ribeirão Preto, em São Paulo, onde realizará novos procedimentos nesta quinta-feira (22) e no sábado (24).

A auxiliar de ensino infantil publicou: "Quero agradecer a todas as pessoas que estão orando por mim. Infelizmente, não conseguirei responder todas, entretanto, prometo que tentarei ler todas as mensagens, pois sei que são de carinho. Eu só quero dizer que estou muito bem e toda experiência vai me ajudar a ajudar as pessoas quando eu for médica. Eu tenho certeza de que vai dar tudo certo, esse é o meu lema".

##RECOMENDA##

Desde o último domingo (18) ela está sendo acompanhada pelo hospital paulista referência em microcirurgias de alta complexidade. Ainda nesta quinta-feira, ela passará por uma cirurgia de reconstrução de pálpebras. No sábado, um transplante microcirúrgico será realizado, devido a uma trombose venosa que rejeitou o procedimento feito no HR.

O transplante é delicado e deve durar cerca de sete horas, sob o auxílio do médico Marco Maricevich, que atua em Houston, nos Estados Unidos, e chega a São Paulo nessa sexta-feira (23). O tecido muscular do dorso de Débora revestirá o crânio -que está exposto, para futuramente receber enxertos. A estimativa é que os procedimentos cirúrgicos e estéticos se estendam por dois anos.

Uma mulher de 27 anos morreu após colidir seu carro com um caminhão na BR-232 em Pesqueira, no Agreste de Pernambuco, na noite da quarta-feira (21). Pelos vestígios verificados no local, o carro entrou na contramão da rodovia.

A motorista do carro faleceu antes de ser socorrida. O motorista do caminhão se feriu.

##RECOMENDA##

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o condutor do caminhão realizou o teste do bafômetro, que não constatou ingestão de bebida alcóolica. A Polícia Civil conduziu o motorista para prestar esclarecimentos.

A Linha Sul do metrô do Recife está sem funcionar devido a uma falha elétrica em um trem na manhã desta quinta-feira (22). Equipes de manutenção da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) já estão no local.

O trem está sendo isolado da rede aérea. Após o isolamento, a composição será retirada de circulação. Devido a esse procedimento, foi necessário interromper o ramal.

##RECOMENDA##

Segundo a CBTU, após a ação ser concluída, o sistema voltará a operar, mas com intervalo maior entre as viagens durante a manhã. Ainda não há previsão para normalização. A Linha Centro e o VLT operam normalmente.

O Grande Recife Consórcio de Transporte informou que está reforçando a frota e estendendo o itinerário de algumas linhas da Zona Sul até o Centro da cidade para minimizar os impactos da paralisação da Linha Sul do Metrô.  Os ônibus que fazem a 115 - TI Aeroporto/TI Afogados e 166 - TI Cajueiro Seco (Rua do Sol) seguem até o Cais de Santa Rita.

Já os veículos da linha 140 - TI Cajueiro Seco/Shopping Recife estão realizando o transbordo de passageiros no TI Aeroporto enquanto a linha 185 - TI Cabo está recebendo um reforço de frota e deve atender também, neste momento, o TI Cajueiro Seco e os usuários do Corredor da Avenida Mascarenhas de Morais.

O reforço também vale para as linhas 023 - TI Aeroporto/TI Tancredo Neves, 024 - TI Tancredo Neves (Circular Boa Viagem) e 168 - TI Tancredo Neves (Conde da Boa Vista).

A partir das 5h da manhã desta quinta-feira (22), o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) interditará a pista norte da BR-101. A determinação acontece para a execução das obras de restauração e requalificação de um trecho de 500 metros, que vai do KM 82,3 até o KM 81,6, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. 

Os trabalhos devem ser concluídos até o início do mês de outubro. De acordo com o DER-PE, durante este período os motoristas devem redobrar a atenção por conta das mudanças no trânsito local. Quem vem da Região Sul pela BR-101 com destino à zona Sul do Recife e Centro deve seguir pela faixa única da direita da rodovia e continuar após o desvio até a Estrada da Batalha (PE-008) e seguir viagem.

##RECOMENDA##

Para quem vai continuar a viagem pela BR-101 em direção à região Norte da RMR, a recomendação é seguir por uma das faixas da via (central e esquerda) até entrar à esquerda no desvio, cruzar a Estrada da Batalha, onde está instalado um semáforo provisório, e entrar à direita na pista oposta, pintada com uma faixa contínua refletiva amarela para separar o tráfego em mão dupla, e seguir até retornar à pista em sentido único.

Para quem vem da Região Norte com destino às demais áreas do Sul de Pernambuco e de outros estados, a partir do km 81,6, seguirá apenas pela faixa direita da pista até cruzar o desvio e continuar no sentido único nas duas faixas da rodovia.

Considerada a maior intervenção de infraestrutura viária de Pernambuco nos últimos dez anos, a obra desse trecho da BR-101 conta com investimento aproximado de R$ 192 milhões, oriundo de um convênio firmado entre os governos federal, através do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e o estadual, pelo DER-PE. A conclusão dessa iniciativa contemplará diretamente 2,7 milhões de habitantes dos municípios interligados pelo Contorno do Recife e facilitará o transporte de parte da produção do comércio e da indústria pernambucana e de outros estados.

 

*Com informações da assessoria

Neste sábado (24) e domingo (25), acontece a 1º Bienal do Literária de Taubaté, interior de São Paulo. No evento, a ex-aluna do curso de Jornalismo da Univeritas/UNG Verônica Monteiro fará uma palestra sobre seu primeiro livro, “Do Lado de Fora: A vida de ex-detentas em Taubaté-SP", que é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

No começo de 2017, a escritora estava em busca de um tema para o TCC. Ela já conhecia a história de uma ex-presidiária e queria ir em busca de outras personagens. Depois de muita procura ela conheceu outras ex-detentas que aceitaram relatar suas vidas para compor o livro. “São histórias de mulheres humanas, que erraram, pagaram pelo erro e hoje só querem continuar suas vidas”, explica Verônica.

##RECOMENDA##

Verônica Monteiro, autora do livro "Do Lado de Fora: A vida de ex-detentas em Taubaté-SP" | Foto: acervo pessoal 

O livro foi lançado em março no formato e-book, pela Amazon. Porém, essa é a primeira vez que seu trabalho será divulgado em um evento de literatura. “Já está sendo uma experiência sensacional participar da Bienal. Essa também é minha primeira palestra sobre o meu trabalho, é muito gratificante”, conta Verônica.

Para a recém-formada jornalista, todas as histórias e as mulheres que foram suas personagens marcaram para sempre a sua carreira.  “É uma experiência que vou levar para o resto da minha vida”, afirma Verônica.

Na Bienal de Taubaté, além dos escritores, o evento reúne exposição de artesãos, artistas plásticos, música, dança e teatro.  

 

Serviço

1ª Bienal Literária de Taubaté

Quando: 24 e 25 de agosto, das 10h às 20h

Onde: Via Vale Garden Shopping – Avenida Dom Pedro I, 7181 – Estoril – Taubaté

 

Pais e responsáveis por estudantes matriculados na rede pública estadual de ensino em São Paulo poderão realizar a rematrícula do ano letivo de 2020 pela internet. A novidade, anunciada na manhã desta quarta-feira (21), também valida as matrículas efetuadas por quem já é cadastrado no aplicativo Minha Escola SP ou no site da Secretaria Escolar Digital (www.sed.educacao.sp.gov.br).

 Os interessados em ter acesso às plataformas digitais devem fazer um cadastro prévio na própria escola. O aplicativo está disponível para Android ou iOS. Dos 3,5 milhões de alunos nas escolas estaduais, apenas 350 mil fizeram inscrição para habilitar o aplicativo ou a Secretaria Escolar Digital.

##RECOMENDA##

 Tanto as novas matrículas quanto a atualização do cadastro dos alunos já inscritos nas escolas da rede estadual devem ser feitas entre 26 de agosto e 23 de setembro. Para quem vier de outra rede de ensino (público ou particular), o período de matrícula vai de 1º a 31 de outubro. Os responsáveis que ainda não têm o cadastro digital poderão fazer matrícula ou rematrícula direto na secretaria da escola.

 Escolas em período integral

 Até 2026, 50% das escolas da rede pública estadual paulista devem oferecer educação em período integral. A meta faz parte do PNE (Plano Nacional de Educação) e PEE (Plano Estadual de Educação). Para 2020, a Secretaria da Educação (Seduc) espera atender 100 escolas, as quais precisam ter, em média, 500 estudantes. Nessa modalidade, os alunos passam a ter uma jornada de até nove horas e meia, enquanto no ensino regular a carga horária é de cinco horas diárias. Pela rede estadual de São Paulo, já há 417 escolas funcionando em período integral.    

Cerca de 230 novas vagas de Zona Azul serão garantidas no bairro do Derby, área central do Recife, já a partir da próxima segunda-feira (26).As vagas rotativas serão regulamentadas com o tempo de 5 horas de permanência, sendo distribuídas nas duas vias da Praça do Derby, que vão da via local da Avenida Governador Agamenon Magalhães, até a Rua Jener de Souza.

As ruas Barão de Goiana, Baixa Verde e Feliciano Gomes também serão contempladas. De acordo com a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), 5% das 230 vagas serão destinadas para os idosos e 2% para pessoas com deficiência, atendendo às exigências estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). 

##RECOMENDA##

As vagas funcionarão de segunda a sexta, das 8h às 18h e aos sábados, das 8h às 12h. Para regulamentar a ação, a CTTU deverá implantar toda a sinalização horizontal e vertical das vias envolvidas. A multa para quem estacionar de forma irregular nas vagas de Zona Azul é grave (R$ 195,23, mais cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação) e o veículo está passível de remoção ao depósito. 

LeiaJá também

-> Zona Azul: uso do talão de papel é prorrogado no Recife

Dois passageiros de voos internacionais foram presos no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, com quase 5kg de drogas escondidas em edredons. As prisões aconteceram em duas ações distintas da Policia Federal.

Em uma das ocorrências, um jamaicano de 29 anos tentava embarcar para Amsterdã, na Holanda, com 3kg de cocaína distribuídas em 61 pequenos volumes que estavam costurados no interior de edredons.

##RECOMENDA##

Na outra ação, uma mulher de 25 anos, nacional da Guatemala, seguia para Zurique, na Suíça, quando foi abordada pelos policiais, que revistaram a bagagem da suspeita. Na mala, havia um edredom com 2kg de cocaína escondidos.

Até o momento, não se sabe se os suspeitos possuem alguma ligação entre si. 

 

Páginas

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Facebook

Carregando