Notícias

| Cidades

Na manhã desta quarta-feira (1º), um protesto na entrada de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, bloqueou a PE-05 na faixa no sentido Centro. Amigos e familiares de Paulo Roberto Nascimento, de 39 anos, conhecido como Paulista, cobram celeridade nas investigações do seu desaparecimento, ocorrido há 11 dias.

Paulo Roberto foi visto pela última vez em um bar na Estrada dos Sete Caminhos, próximo ao km 9,5 de Aldeia. A irmã dele, Ana Cláudia Nascimento, foi informada no local que ele teria ido para Tiúma e retornado ao estabelecimento antes de desaparecer.

##RECOMENDA##

[@#galeria#@]0.

Ela confirmou que um inquérito foi aberto, mas cobra uma resposta efetiva das autoridades em relação às buscas. "A gente só quer uma resposta para encontrar meu irmão, só isso. A gente não tá aqui para prejudicar ninguém. Minha família não tá aguentando essa aflição", relatou.

 A irmã reuniu um grupo decidiu ir à região de mata para procurar Paulo Roberto por conta própria. A família foi informada que a prefeita Nadegi Queiroz teria solicitado que uma comissão fosse formada para conversar diretamente com ela. Os manifestantes pedem apoio da Brigada Ambiental para auxiliar nas buscas.

Por volta das 7h50, o Corpo de Bombeiros chegou no local para apagar as chamas dos pneus que bloquearam a via e liberar o trânsito. Apesar da resistência dos manifestantes, o fluxo foi liberado às 8h40.

Os telefones 98964-2858, 98684-6496 e 99434-9050 foram disponibilizados pelos familiares para quem tiver informações sobre o paradeiro de Paulo Roberto.

Em nota, a Polícia Civil informou que o desaparecimento foi registrado no dia 24 e que a investigação é feita pela delegacia do municípios. "A vítima, um homem de idade não informada, teria saído de sua residênca, no Cha de Tábua, em São Lourenço da Mata, no dia 21 e não retornado até o momento do registro. As investigações foram iniciadas na ocasião e continuam até o esclarecimento do caso", pontuou no comunicado.

Moradores da comunidade Ponte Preta, em Olinda, realizaram um protesto na manhã desta terça-feira (31), na Avenida Pan Nordestina, para denunciar uma operação realizada pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), que resultou na morte do jovem Paulo Henrique Alves, alvejado a tiros no Complexo de Salgadinho. 

O protesto se estendeu por toda a terça e, durante à tarde, os moradores fecharam o acesso na Burra Nua, em Sítio Novo, e a Avenida Presidente Kennedy. Já à noite, tocaram fogo em um ônibus perto da Ponte Preta, fecharam a entrada de Olinda, próximo à Ilha do Maruim, e as duas vias próximas ao Mercado Eufrásio Barbosa, segundo o Olinda Ordinária no Instagram. 

##RECOMENDA##

De acordo com a comunidade, o jovem assassinado era usuário e estava comprando drogas. Ele teria pedido para não ser alvejado durante a abordagem e, depois de baleado, foi socorrido pelo helicóptero da Secretaria de Defesa Social (SDS). No entanto, a comunidade alega que Paulo já estava morto.

Internautas comentaram sobre o protesto no Twitter e informaram que as vias foram fechadas. “Protesto comendo no centro, fechando TODAS as vias principais de acesso a Olinda. Caos total”, disse um rapaz. “Parece que em vários pontos da cidade, a gente não tem por onde entrar. Colocaram fogo em um monte de coisa também, ônibus, etc. Caos”, afirmou uma outra, que também confessou estar “ficando com medo”.

[@#video#@] 

 

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) está com inscrições abertas até a próxima sexta-feira (3) para casamento coletivo na comarca de Chã Grande. São oferecidas 50 vagas para moradores da localidade que poderão oficializar a união gratuitamente, em cerimônia presencial que vai ser realizada no dia 7 de março. A ação é promovida pelo Núcleo de Conciliação (Nupemec/TJPE), por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Gravatá.

Os casais interessados em participar devem apresentar cópias de RG, CPF, certidão de nascimento original e os mesmos documentos de duas testemunhas. Os divorciados precisam apresentar também o documento original do registro do divórcio, e as cópias da sentença do divórcio.

##RECOMENDA##

De lá, sairão com o encaminhamento para o cartório, onde deverão comparecer com os mesmos documentos no dia marcado acompanhados das testemunhas. Para se inscrever é necessário que pelo menos um dos noivos apresente comprovante de residência confirmando que é morador da respectiva localidade.

Confira datas e locais de inscrição:

Casamento coletivo de Chã Grande: 50 vagas 

Inscrições: até 3/2 

Local da inscrição: Cartório de Chã Grande - Rua João Batista de Vasconcelos - Manoel Simões Barbosa, Chã Grande - PE 

Horário de funcionamento do Cartório: Das 8h às 17h   

Para mais informações:

Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Gravatá

E-mail: conciliar.gravata@tjpe.jus.br Localização: Fórum Des. Pedro Ribeiro Malta   Documentos necessários: RG, CPF, comprovante de residência e certidão de nascimento ou divórcio. Mesmos documentos de duas testemunhas, originais e cópias. 

Data da cerimônia: 7 de março de 2023

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) publicou, nesta terça-feira (31/1), o Ato Conjunto 04/2023. O documento prorroga o prazo, até o dia 28 de fevereiro, para os municípios interessados em promover a Regularização Fundiária de Interesse Social (Reurb-S) apresentarem solicitação de adesão ao programa Moradia Legal Pernambuco. O requerimento deve ser efetuado conforme estabelecido no Edital Conjunto 10/2022, disponível através do link: https://www.tjpe.jus.br/web/moradia-legal/adesao-2023.

Os municípios que aderirem ao programa receberão orientação jurídica, formação multidisciplinar, desburocratização de atividades e entrega gratuita de títulos de propriedade de imóveis à população. Além disso, terão acesso a diversos serviços na área de regularização fundiária em áreas de interesse social, inclusive com cursos de extensão em parceria com a Escola Judicial de Pernambuco (Esmape) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

##RECOMENDA##

Implantado em 2018, o programa conta com mais de 150 cidades participantes. No período, mais de 10,2 mil famílias pernambucanas receberam os títulos de propriedades dos imóveis onde vivem através do Moradia Legal. A iniciativa é coordenada pela Presidência do TJPE em parceria com órgãos internos e instituições parceiras, além de prefeituras e cartórios. Mais informações através do e-mail moradia.legal@tjpe.jus.br e dos telefones (81) 3182-0314 / 3182-0346.

*Da assessoria 

Antecipando o período mais chuvoso, garantindo minimizar os impactos junto aos ipojucanos nas vias públicas, a Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria de Infraestrutura, iniciou os trabalhos de reforço de manutenção e limpeza de canaletas, galerias e canais do município. 

A Operação Verão está atuando em diversas localidades na remoção dos entulhos e resíduos permitindo a desobstrução e escoamento das águas pluviais. As equipes já realizaram os serviços dos canais de Nova Camela e da Rua da Olaria, também em Camela. Já em Rurópolis, no Centro do Ipojuca, a atividade começou com o uso de máquinas retroescavadeiras promovendo a retirada do excesso de vegetação do canal da Bela Vista.

##RECOMENDA##

Também está na programação, até o início de fevereiro, a realização dos serviços de limpeza nos canais Hilda da Costa Monteiro e da Vila Califórnia II. “Estamos atuando nas diferentes frentes garantindo minimizar os possíveis impactos das chuvas. Essa é uma demanda muito reforçada pela prefeita Célia Sales de antecipar as ações para proteger os ipojucanos”, destacou a secretária de Infraestrutura do Ipojuca, Giuliana Cavalcanti.    

Na parte de desobstrução de galerias, os serviços iniciaram em Porto de Galinhas com os serviços nas ruas da vila. Por conta da alta estação, para não chocar com o fluxo de pessoas que estão circulando pelas vias da localidade, frequentando as lojas e bares e restaurantes, a ação de retirada dos entulhos das canaletas começa ainda de madrugada, às 4h, e segue até às 8h da manhã. Os serviços serão realizados ainda em locais como a estrada de acesso à Maracaípe, Nossa Senhora do Ó e Ipojuca Centro. 

Tapa-buraco

Na parte de tapa-buraco, neste início de ano, já estão programados os serviços em locais como a subida do Campo do Avião, Ipojuca Centro, Rurópolis, Nossa Senhora do Ó, Camela, além da melhoria de acesso à engenhos como Cachoeira e Santa Rosa.

Da assessoria

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e o Shopping Feira da Madrugada (o maior centro popular de compras da América Latina) firmaram uma parceria – circuito de compras – para beneficiar os lojistas e comerciantes do complexo de compras com a instalação do Espaço do Empreendedor. O atendimento aos empreendedores começou no dia 23 de janeiro. 

No local é possível fazer a regularização a abertura de MEI, registro de marcas e patentes, emissão de certificados e declarações e consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). O empresário também contará com serviços financeiros diferenciados. O gerente de serviços institucionais, Renan Luiz da Silva, explicou que o local vai favorecer empreendedores do complexo de compras e de toda a região. “Estaremos mais próximos. Nosso portfólio de produtos e serviços têm ajudado micro e pequenos da capital todos os dias. Vamos fortalecer essa relação, além de proporcionar acesso a diversas ferramentas que facilitam o dia a dia de suas atividades”. 

##RECOMENDA##

O Espaço do Empreendedor foi pensado para auxiliar no crescimento dos pequenos negócios. Por meio da ACCREDITO, uma instituição financeira 100% digital da ACSP, os empreendedores terão acesso a produtos financeiros, como capital de giro, financiamento para investimento, antecipação de recebíveis e conta digital, entre outras modalidades de concessão de crédito. Outro pilar importante do Espaço do Empreendedor é a capacitação. A Faculdade do Comércio (FAC) terá uma equipe fixa para atender os lojistas e seus funcionários A instituição de ensino, mantida pela ACSP e pela Facesp, possui cursos de graduação e pós-graduação e tecnológicos em diversas áreas.  

A Nova Feira da Madrugada conta com 5.400 boxes e lojas, 315 vagas de ônibus, 2.400 vagas de carro, estrutura de acessibilidade, climatização, Wi-fi, elevadores, banheiros e praça de alimentação, gerando mais de 7 mil empregos diretos e mais de 3 mil indiretos. Sua principal característica é o empreendedorismo, que é justamente o processo de iniciativa de implementar novos negócios ou mudança dos tipos dos negócios internos do nosso empreendimento, normalmente envolvendo inovações. “Estamos muito felizes em contar com a parceria da ACSP e da ACCREDITO. A ideia é fornecer crédito e orientação financeira, com o intuito de transformar os feirantes em empresários bem-sucedidos", comemorou Daniel Galante, presidente da Nova Feira da Madrugada.  

Para o presidente da instituição financeira, Milton Luiz de Melo Santos, o projeto é um importante marco para a cidade de São Paulo. “É coerente com a tradição da ACSP de fomentar o empreendedorismo. Nesse espaço oferecemos linhas de crédito e serviços financeiros sem burocracia e sob medida para os empreendedores, expositores e para os pequenos comércios estabelecidos neste pólo comercial”, disse. 

[@#galeria#@]

Uma panela de pressão com 20 mil comprimidos de ecstasy foi apreendida pela Polícia Federal (PF) com um mecânico em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, nessa segunda-feira (30). O entorpecente pesava cerca de 1 kg e foi enviado pelos Correios. 

##RECOMENDA##

A fiscalização da PF para reprimir o tráfico de drogas sintéticas através do serviço postal detectou uma encomenda suspeita com destino ao bairro de Vassoural. Os policiais acompanharam a entrega e encontraram dois invólucros com ecstasy distribuídos dentro de uma panela de pressão. 

Em nota, as autoridades alertaram para os efeitos e os prejuízos do consumo desse tipo de droga: "O ecstasy é uma droga recreativa responsável por aumentar o estado de euforia e também a sensação de prazer do usuário. Quando ingerida, os efeitos têm início após 30 a 45 minutos e podem durar entre 4 e 8 horas. O uso da droga provoca a aceleração dos ritmos cardíacos e o aumento da pressão arterial, podendo levar ao rompimento de vasos sanguíneos e hemorragias internos. Além disso, também pode causar lesões hepáticas e amolecer ou aumentar o fígado. Dependendo do grau de toxicidade, pode evoluir para uma hepatite fulminante e causar morte"  

O destinatário era um mecânico, de 21 anos, que já foi detido em 2020 por posse de droga para consumo pessoal. Ele foi conduzido à delegacia da Polícia Federal, onde foi autuado pelo crime de tráfico de drogas. O suspeito vai passar por audiência de custódia e, caso condenado, poderá receber penas de cinco a 15 anos de reclusão. 

No dia 31 de janeiro, a Universidade Guarulhos realizará a oficina gratuita “Alimentação saudável na infância” na unidade do centro, das 8h às 12h. Os interessados podem se inscrever no seguinte link

O tema é a introdução alimentar na primeira infância, em qual idade, e como deve ser feita; orientando os participantes sobre como prevenir doenças e problemas futuros nas crianças. Além de falar sobre alimentação durante o período de férias.

##RECOMENDA##

Segundo a coordenadora do curso de Nutrição da UNG, Suzana Lopes: “É possível que os pequenos aproveitem o período de descanso e diversão, sem deixar de lado o equilíbrio com as refeições e a saúde. Ao aprender sobre nutrientes, começam a se alimentar de forma consciente e serão adultos mais saudáveis”, ela afirma.

O Projeto Capacita é uma iniciativa do grupo Ser Educacional que oferece oficinas, palestras e cursos gratuitos de forma gratuita para a população. Outras informações pelo telefone (11) 2464-1151 ou e-mail extensao@ung.br.

Serviço - Oficina “Alimentação saudável na infância”

Data: 31 de janeiro de 2023

Horário: 8h às 12h

Local: Universidade Univeritas Guarulhos (UNG) - Campus Centro - Sala D101

Endereço: Praça Tereza Cristina, número 88 - Centro de Guarulhos, São Paulo/SP

De acordo com os dados divulgados, no Pará 92 trabalhadores foram encontrados em condição análoga à de trabalho escravo, o que o coloca no 7º lugar do ranking encabeçado por Minas Gerais, onde 1.070 pessoas foram encontradas nessa condição. Em 2021, o Pará ocupou o 4º lugar no número de trabalhadores resgatados.

Desde sua recriação, em 2020, o Grupo Móvel de Fiscalização Regional tem intensificado sua atuação, contribuindo significativamente para o enfrentamento do trabalho análogo ao de escravo. Ao todo, em 2022, foram organizadas regionalmente 11 forças-tarefas com alvos localizados principalmente no sudeste e sudoeste paraense.

##RECOMENDA##

Entre os municípios com propriedades fiscalizadas estão: Abaetetuba, Água Azul do Norte, Altamira, Anapu, Baião, Belém, Brasil Novo, Cachoeira do Arari, Capitão Poço, Concórdia do Pará, Irituia, Juruti, Itupiranga, Marabá, Medicilândia, Moju, Novo Progresso, Ourilândia do Norte, Paragominas, Rondon do Pará, Salvaterra, Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia, Santa Bárbara, São Félix do Xingu, São Geraldo do Araguaia, Senador José Porfírio, Tucuruí, Uruará e Vitória do Xingu.

As forças-tarefas são um importante instrumento de garantia de direitos. Em alguns empreendimentos não houve resgate, mas foram encontradas irregularidades relativas ao meio ambiente de trabalho, as quais foram devidamente sanadas. Mais de 320 trabalhadores foram beneficiados com a regularização trabalhista.

Para a procuradora Claudia Colucci Resende, que atua na Coordenadoria de Combate ao Trabalho Escravo (Conaete), “as fiscalizações também possuem um importante caráter pedagógico, no sentido de demonstrar que o Estado está presente, mesmo nas regiões mais inacessíveis do país”. Em 2022, o Ministério Público do Trabalho recebeu 1.973 denúnacias de trabalho análogo à escravidão no país.

Ao todo, o órgão ingressou com 126 ações civis públicas contra empregadores pela prática e firmou 351 Termos de Ajuste de Conduta (TACs). No Pará, foram recebidas 116 denúncias, firmados 20 TACs e apresentadas 5 ações civis públicas ao Judiciário.

Um dos grandes desafios da luta contra o trabalho escravo é o pós-resgate. O que acontece com esses trabalhadores depois que são retirados da situação de trabalho em condição análoga à de escravo e recebem as verbas devidas? A procuradora do Trabalho Silvia Silva, coordenadora regional da Conaete, explica que o MPT tem atuado não só através de fiscalizações nos grupos móveis nacionais como regionais, mas também na execução de projetos de capacitação da rede de atendimento às vítimas do trabalho escravo e do tráfico de pessoas. "A atuação tem se dado por meio da realização de eventos nos municípios que concentram maior número de casos de trabalhadores resgatados na região ou com maior número de trabalhadores neles arregimentados e resgatados em outros estados da federação”, diz a procuradora.

Ela conta que o intuito é capacitar profissionais da Rede de Atendimento sobre os marcos conceituais da escravidão contemporânea, a estruturação de políticas públicas, a formulação de estratégias para a prevenção, o combate e  o atendimento às vítimas e  seus familiares no contexto do trabalho escravo e  do tráfico de pessoas, bem como enfatizar a importância de direcionamento do trabalhador resgatado e de sua família para programas sociais, Previdência Social, atendimento à  saúde, educação e apoio à inclusão no trabalho digno. 

Em conjunto com a Comissão Estadual de Erradicação ao Trabalho Escravo (COETRAE/PA), o Ministério Público do Trabalho participou em Belém, no dia 27, de uma ação de conscientização sobre a escravidão contemporânea. A iniciativa ocorreu no Terminal Rodoviário da capital paraense.

Com informaçõe da assessoria do MPT.

 

A Região Metropolitana do Recife (RMR) teve, em 2022, um dos anos mais violentos para crianças e adolescentes, segundo o Instituto Fogo Cruzado. O novo relatório da organização mostra que, no último ano, 13 crianças e 118 adolescentes foram baleados na região, o pior número desde que o acompanhamento do instituto começou a ser feito. Nos indicadores de 2019 a 2022, foram 42 crianças e 428 adolescentes baleados.  

O relatório destaca que, nos últimos anos, o programa Pacto Pela Vida foi perdendo efetividade e Pernambuco passou a crescer nos índices de violência, se tornando um dos estados mais violentos do país. Em especial, o Grande Recife. 

##RECOMENDA##

“O caso de Pernambuco é emblemático porque vimos um retrocesso muito grande nos últimos anos. Estamos falando de um estado que conseguiu avançar em transparência e políticas voltadas para a redução de homicídios, ou seja, de um estado que sabe como fazer. Mas deu passos atrás. 2022 foi o ano em que registramos mais vítimas no Grande Recife desde quando começamos a operar no estado, em 2018”, ressalta Maria Isabel Couto, diretora de Dados e Transparência do Instituto Fogo Cruzado. 

Couto menciona, ainda, que a transparência do estado diminuiu conforme a violência escalou, e que a pobreza de informações à população mascara a sensação de segurança. 

“Justamente quando os homicídios aumentaram, chegando ao ápice da série histórica, o governo dificultou o acesso à informação, deixando a população no escuro sobre o que estava acontecendo. Essa medida vai na contramão do que se espera de um governo democrático, comprometido com uma gestão eficiente e voltada para o bem comum da população. As consequências dessas decisões podem ser percebidas graças a atuação da sociedade civil que se engajou na produção cidadã de dados. A explosão dos indicadores mostra isso de maneira muito clara”, acrescentou. 

É possível acessar a íntegra do relatório em: fogocruzado.org.br/dados/relatorios/relatorio-anual-2022. 

O Instituto 

O Fogo Cruzado usa tecnologia para produzir e divulgar dados abertos e colaborativos sobre violência armada, em três regiões metropolitanas do país: Salvador, Recife e Rio de Janeiro. São utilizados 30 indicadores para mapear vítimas fatais e sobreviventes da letalidade urbana, seja civil ou policial. 

Nos recortes, o instituto ressalva as diferenças entre as três regiões. Enquanto no Rio, a maior preocupação é a ocorrência de chacinas policiais, no Recife, é a letalidade infantojuvenil. Já para a população soteropolitana, a violência urbana geral é que provoca uma elevada nos índices de tiroteios e vítimas. 

Policiais militares evitaram um linchamento, no início da madrugada desse sábado (28), em Jaboatão dos Guararaes, no Grande Recife. Populares queriam agredir um suspeito de furtos que estavam ocorrendo em Barra de Jangada, mas ele foi salvo por uma senhora, que o protegeu em sua casa.

Mesmo sabendo que o homem era acusado pelos vizinhos de roubar as casas da região, a mulher não concordou com o espancamento pretendido pelos populares, que estavam com pedras e pedaçoes de madeira. Ela acionou a PM, que disperçou a multidão e conduziu o acusado de arrombamentos para a delegacia.

##RECOMENDA##

Segundo a PM, a polícia civil autuou o homem, em flagrante, por furto qualificado em Barra de Jangada e outros bairros nas proximidades, como Candeias e Piedade.

Ainda de acordo com a PM, o suspeito forçava grades de janelas para roubar eletrodomésticos, que vendia para quitar dívidas com o tráfico de drogas.

Caminhadas, excursões e aniversários foram algumas das escolhas de diversas famílias em busca de espaços públicos abertos, no Recife, para aproveitar a última semana das férias escolares. Em ronda pelos equipamentos coletivos da capital neste sábado (28), o LeiaJá conversou com familiares sobre o fim da temporada e como avaliam as ofertas de lazer da cidade, em especial, no tratamento dos interesses infantojuvenis, público mais presente nesses locais durante todo o ano.

No Parque Estadual de Dois Irmãos, administrado pela Secretaria de Meio Ambiente de Pernambuco (Semas), a última trilha gratuita da temporada de férias foi realizada também neste sábado (28). A oferta esteve em vigor por todo o mês de janeiro, com passeios pelas trilhas Açude do Prata e Bosque das Lianas, sempre no horário da manhã e da tarde, às terças e quintas-feiras. A partir de fevereiro, a oferta volta ao custo padrão, que é de R$ 5.

##RECOMENDA##

"Durante as férias, fizemos uma trilha de manhã e outra à tarde, mas sempre as mesmas; as trilhas Açude do Prata e Bosque das Lianas. Porém, no agendamento, as pessoas podem escolher a trilha que querem e verificar o grau de dificuldade de cada uma. Tem uma que é uma subida, outra que é muito longa, uma terceira que leva a um lugar muito úmido ou muito seco. Nós damos as orientações após o agendamento", explica o técnico ambiental Ivson Lima, do Centro de Educação (Semas).

De acordo com o profissional, as trilhas permitem todos os públicos, mas os trechos da Macaxeira e do Chapéu do Sol são os menos recomendados para crianças pequenas ou de colo, em função da dificuldade que apresentam. No entanto, as experiências com o público desta idade costumam ser positivas. Todas as crianças que comparecem para o passeio devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis.

"Além disso, orientamos o uso de sapato fechado, calça comprida e camisa de manga, o último sendo o único opcional", acrescenta Ivson. As trilhas mais curtas, como a do Bosque das Lianas (com encerramento no fim do parque, perto do local das onças), que tem 800 metros, duram entre 30 e 40 minutos. O trecho em si, é feito em cinco ou 10 minutos, andando, mas há pausas para explicação sobre os biomas, sempre com a orientação de um biólogo.

[@#galeria#@]

"O zoológico foi uma escolha de todos, por ser um lugar tranquilo, familiar, e porque as crianças gostam de ver os animais. Vim pela segunda vez depois da pandemia. Em Igarassu, minhas opções mais próximas de lazer, para criança, são os parques e clubes pequenos, com piscina. A opção mais próxima em Recife, para mim, é o zoológico. Acho que a cidade tem boas opções para crianças, principalmente a praia", diz Eli de Oliveira, de 47 anos, moradora de Igarassu. 

Ela é mãe de Heloísa, que tem oito anos e recém voltou à rotina comum da escola, com o freio dos índices da Covid-19. “Na pandemia eu fiquei mais isolada, não saía de jeito nenhum. Eloísa sentiu muita falta dos passeios e da escola, dos amigos”, acrescentou a mãe. Heloísa explicou por que quis voltar ao zoológico, mesmo tendo ido ao espaço há duas semanas. 

"Na escola eu não gosto muito de estudar sobre os animais, prefiro os desenhos de pintar, mas gosto de vir pra cá. Pra ver os animais, fazer coisas legais e brincar. [...] Senti falta de sair. [Agora que dá] gosto de ir pro shopping, pra praça e praia", concluiu a criança. 

Movimentação nos parques

Na Zona Norte do Recife, os parques públicos mais movimentados foram os da Jaqueira e o de Santana, nos bairros das Graças e Santana, respectivamente. A região, que tem sido cenário de roubos e assaltos com mais frequência nos últimos meses, é evitada por moradores em alguns horários. 

No fim da tarde, momento em que a reportagem esteve nestes locais, o movimento era intenso, com a maior presença de famílias e pessoas em busca de um local para a realização de esportes. No momento da visita, os dois espaços estavam sob observação da Polícia Militar.

“Evito sair em alguns horários. À noite, já não dá. A gente [ela e a sogra] estava preocupada com o celular, porque vimos que o pessoal não estava mexendo e nem com o celular na mão, e soubemos de roubos por aqui, então não fazemos. Para evitar, melhor não mexer, mas só fico atenta quando paro por aqui. Os arredores, acho tranquilo. Perto de casa, minha opção mais próxima é o Compaz Ariano Suassuna, que tem um parquinho, mas tenho preferido brincar na praça mais próxima ou no parquinho do prédio mesmo”, relata Juliana Souza, de 33 anos. 

Juliana, acompanhada da sogra Eliane, retornou ao Parque de Santana após anos sem visitar o lugar. O filho Bernardo, de três anos, aproveitava os brinquedos na área do playground. 

“Eu gosto dos parques de Recife. Os parques que temos ido sempre têm brinquedos conservados. Não vinha aqui [Parque de Santana] há muito tempo e gostei. Só a questão da segurança que deixa a desejar”, pontuou a dona de casa, que mora no Cordeiro, também na Zona Norte. 

 

Uma pesquisa realizada pela plataforma Preply apontou Goiânia, capital de Goiás, como a cidade mais mal-educada do Brasil. Por outro lado, Brasília (DF) foi eleita campeã de gentileza. O estudo ouviu 1,6 mil moradores locais e residentes das principais cidades do país. 

Entre os aspectos avaliados, o estudo levou em consideração atitudes como não prestar atenção aos pedestres no trânsito, falar muito alto em público e se distrair ao celular. Os resultados, contudo, não agradaram os goianienses, bem como pessoas de outros lugares que escolheram viver na cidade. 

##RECOMENDA##

"Eu não vejo isso. Goiânia tem um povo muito acolhedor com quem é de fora, até de outros lugares, países... Discordo totalmente dessa pesquisa. ‘Tá’ com nada, quem fez isso aí ‘tá’ revoltado”, criticou a vendedora Clarissa Ribeiro ao G1. Ela é natural do Pará. 

Ao jornal, o casal de criadores de conteúdo paulistas Rafael Manteufel e Tiago Reis, que estão na cidade de passagem, também discordaram dos resultados. “Ficamos uma semana em solo goiano e a gente só tem coisa boa para falar, fomos muito bem recebidos”, afirma Thiago Reis.

O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) desmentiu a informação que os boletos do IPVA 2023 enviados pelos Correios eram falsos. O órgão informou que a cobrança pode ser enviada por correspondência ou ser acessada no site.

A dúvida dos proprietários de veículos se dava pela divergência entre o código de barras da versão impressa e a disponibilizada virtualmente. O Detran-PE explicou que a diferença é normal, pois códigos específicos são gerados para cada débito.

##RECOMENDA##

 "O Detran-PE atesta que a correspondência é autêntica, inclusive, toda impressão em preto e branco”, confirmou. “Os boletos são verdadeiros, não acarretando riscos no pagamento”, reforçou o órgão.

O tipo do papel e a opção por imprimir em preto e branco, este ano, ficaram por conta dos Correios, acrescentou o departamento. 

Nesta sexta-feira (27), começa o Festival de Verão nos centros esportivos da  cidade de São Paulo, que vai até o dia 19 de março. O objetivo é trazer modalidades de areia e aquáticas, promovendo um “clima de praia” para a selva de concreto, além das atividades de lazer tradicionais.

Os esportes oferecidos são: Beach Tennis, Vôlei de Areia, Futevôlei, Frescobol, Beach Handebol, Beach Soccer, Peteca, Frisbee, Caiaque, Wind Surf, Stand Up Paddle (SUP) e Barco pequeno a Vela. Também haverá um espaço dedicado para as crianças - a “Arena Kids”.

##RECOMENDA##

As atividades serão de sexta a domingo, das 9h às 17h nos centros esportivos das regiões do Jaguaré, Vila Avelino, São Mateus, Jardim Matarazzo, Tatuapé, Jaçanã, Santo Amaro, Jardim Horizonte Azul, Ipiranga e Jardim São Paulo. Confira os endereços:

CE Jaguaré: Rua General Mac Arthur, número 1304 - Jaguaré (zona oeste); 

CE Vila Alpina: Rua Jacinto Menezes Palhares, número 148 - Vila Avelino (zona leste); 

CE São Mateus: Avenida Satélite, número 756 - São Mateus (zona leste); 

CE Ermelino Matarazzo: Rua João Euclides Pereira, número 308 - Jardim Matarazzo (zona leste); 

CE Tatuapé: Rua Apucarana, número 233 - Tatuapé (zona leste); 

CE Jd. Cabuçu: Rua General Jerônimo Furtado, número 751- Jaçanã (zona norte); 

CE Jd. São Paulo: Rua Viri, número 425 - Jardim São Paulo (zona norte);

CE Guarapiranga: Avenida dos Funcionários Públicos, número 2501 - Jardim Horizonte Azul (zona sul); 

CE Santo Amaro: Avenida Padre José Maria, número 555 - Santo Amaro (zona sul); 

CE Ipiranga: Praça Nami Jafet, número 45 - Ipiranga (zona sul).

A Polícia Civil de Pernambuco em conjunto com a Polícia Militar de Pernambuco garantiram à população que todos os esforços estão sendo feitos e que cinco suspeitos da chacina da cidade de São João já foram identificados. A chacina que aconteceu na noite da quinta-feira (26), na cidade de São João, deixou cinco mortos, incluindo uma criança de dois anos. 

A delegada da Polícia Civil Simone Aguiar, que esteve na cidade nesta sexta-feira (27), destacou que todos os esforços estão sendo feitos na cidade e que, em menos de 24 horas após o ocorrido, cinco suspeitos já foram identificados e presos, e três deles já estavam recolhidos no sistema prisional, inclusive o mandante. “Temos a confiança de que esse crime não ficará impune. Todos os envolvidos serão presos com a individualização das nossas condutas. A motivação é o tráfico de drogas, mas um alvo era o objeto da ação e, infelizmente, pessoas que estavam no ambiente familiar foram atingidas, mas não tem relação com o crime. São pessoas inocentes”. 

##RECOMENDA##

“Brevemente todos os investigadores darão a resposta que a sociedade está esperando, com todos os envolvidos presos e todos os vazios preenchidos com a investigação qualificada”, garantiu. 

Por sua vez, o coronel da Polícia Militar Tibério César, que também esteve na cidade, e lamentou pelas pessoas inocentes que foram vitimadas “pela guerra do tráfico”. “A nossa ida teve como objetivo apoiar os comandantes, os diretores, delegados e a inteligência da PM e da PC, que desde ontem se desdobraram atrás dos acusados suspeitos da chacina. A população de São João não merece o que aconteceu. A PM está presente desde ontem e permanece com as equipes especialistas para que a população volte à sua normalidade e tenha a sensação de segurança esperada por nós”. 

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) montou esquemas especiais de trânsito para as prévias carnavalescas que acontecerão neste fim de semana.

No sábado (28), acontecerá a Troça Carnavalesca Mista Destramelar, que terá concentração a partir das 12h na Praça de Casa Forte, na Zona Norte. Os foliões vão cruzar a Avenida Dezessete de Agosto e seguir pelas ruas Oliveira Góes, Guilherme Salazar, Tito Lívio Soares, Virgílio de Oliveira, Álvaro Macedo e o término será no Largo do Poço da Panela.

##RECOMENDA##

[@#video#@] 

Já no Domingo (29), a partir das 14h, o bloco Turma do Piriquito sairá no Vasco da Gama. A concentração será na Rua Vasco da Gama e seguirá pelas ruas Padre Lemos, Ana Xavier, Paula Batista, Estrada do Arraial e término na Rua Padre Lemos.

Também no domingo (29), às 18h, será a Troça Sindicato em Folia, que sairá do Largo da Feira de Casa Amarela e seguirá pela Avenida Norte, Rua Pedro Alain e Rua Padre Lemos.

A turma do Piriquito, em 2020. Foto: Reprodução/Facebook

Agentes de trânsito estarão nos locais para auxiliar na segurança viária do público que será, em sua maioria, de pedestres e, por isso, a passagem de veículos estará bloqueada durante os eventos. 

Todos os bloqueios serão itinerantes, ou seja, feitos e desfeitos de acordo com a passagem do público. É essencial que os condutores respeitem as orientações da CTTU no local para evitar sinistros de trânsito.

Em caso de dúvidas, os cidadãos podem acionar a CTTU pelo teleatendimento gratuito e 24h no número 0800.081.1078.

Com informações da assessoria

O prazo determinado pelo governo de Pernambuco para impedir a circulação de ônibus com o ar-condicionado ligado encerra no próximo dia 6. Procurada pela reportagem, a 10 dias para o fim da medida, a gestão ainda não tem uma posição concreta sobre a continuidade da proibição. 

A Resolução 10/2022 se baseia na Nota Técnica nº 43/2022, emitida pela Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde no dia 2 de dezembro de 2022, e orienta as empresas de ônibus a “manter as janelas abertas a fim de proporcionar a circulação do ar ambiente e reduzir o risco de disseminação do vírus da Covid-19”. 

##RECOMENDA##

No dia em que a nota foi publicada, o boletim epidemiológico registrou nove casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), outros 1.791 leves e três mortes entre os dias 20 e 26 de novembro de 2022. Vale pontuar que, mesmo nos momentos de maior prejuízo da pandemia, o metrô e os ônibus das linhas BRT e Opcional permaneceram com o ar-condicionado, e não foram incluídos na resolução que impõe a circulação dos coletivos com janelas abertas.

A pouco mais de uma semana para o fim do prazo de 60 dias, o governo de Pernambuco não ofereceu uma posição concreta sobre a continuidade da proibição. Sem confirmar a manutenção da medida, os passageiros não sabem se vão poder usar o transporte público refrigerado a partir do dia 7 de fevereiro.

A Secretaria de Saúde também não confirmou se o atual cenário exige que os ônibus continuem sem ar-condicionado. A pasta indicou que novos encaminhamentos sobre o assunto serão divulgados “em tempo oportuno” e destacou que as decisões técnicas são tomadas "com base na análise do cenário epidemiológico e dos indicadores da Covid-19 em Pernambuco".

Segundo o Consórcio Grande Recife, atualmente 445 veículos dos 2.624 que compõem a frota são equipados com ar-condicionado. O índice representa cerca de 17% dos ônibus em circulação.

Lei 

Antes mesmo da pandemia, ainda em 2019, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou a lei estadual 16.787/19, que previa a refrigeração gradativa da frota em até quatro anos. A legislação foi travada por conta do surto do coronavírus, mas já dividia opiniões. Embora beneficie os passageiros que atravessam diariamente o calor na Região Metropolitana do Recife no transporte público, o valor da passagem aumentaria para oferecer a melhoria no serviço.

 

Uma criança de dois anos e quatro homens foram assassinados a tiros na noite dessa quinta-feira (26), no município de São João, no Agreste de Pernambuco. A chacina deixou outros sete feridos e provocou o prefeito Wilson Lima (PP) a solicitar uma intervenção do estado na segurança da cidade.

As vítimas estavam em um espetinho, na Avenida Coronel João Fernandes, quando homens armados teriam chegado a pé e efetuado os disparos. Três pessoas morreram no local, enquanto a criança e outro rapaz tiveram a morte confirmada no hospital. Os feridos foram socorridos para o Hospital Regional Dom Moura.

##RECOMENDA##

A Polícia Civil já instaurou inquérito para identificar os autores. Ninguém foi preso.

A Prefeitura lamentou a chacina e se solidarizou com os familiares das vítimas. Em nota, o prefeito informou que vai ao Palácio do Campo das Princesas nesta sexta (27) para solicitar uma reunião de emergência com a governadora Raquel Lyra (PSDB).

Wilson Lima quer propor uma intervenção na segurança pública municipal. A governadora está em Brasília, onde se reúne com o presidente Lula (PT) nesta manhã.

[@#podcast#@]

Um homem foi preso por maus tratos contra uma cadela, em via pública, quinta-feira (26), em Caruaru, Agreste de Pernambuco. Policiais militares faziam rondas na cidade quando foram acionados por transeuntes que denunciaram o agressor.

O efetivo encontrou o animal mancando e muito assustado, e uma testemunha indicou o autor da violência. Ele teria dado pauladas na cadela e a jogado no meio da rua. Ao ser abordado, o homem ficou violento e reagiu contra o policiamento, sendo necessário o uso progressivo da força para contê-lo.

##RECOMENDA##

Diante dos fatos, o envolvido foi conduzido para a Delegacia de Plantão, onde foi formalizada a prisão em flagrante.

Da assessoria

Páginas

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Facebook

Carregando