Comissão de Mobilidade da Alepe apresentará carta aberta

A população terá acesso ao documento até o final deste mês

qui, 10/05/2012 - 00:45

A Comissão Especial de Mobilidade Urbana da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realizou na última segunda-feira (7), a sétima e última reunião de trabalho e promete apresentar até o final de maio uma carta aberta à sociedade sobre questões relacionadas à mobilidade urbana, na Região Metropolitana do Recife. No documento constará um panorama da situação no Grande Recife e em Pernambuco, sugestões, planos e metas para os próximos dez anos.

Na audiência, a Comissão ouviu o consultor em transporte público, Germano Travassos. Ele enfatizou a necessidade de mudar a cultura e a política pública, investindo no transporte coletivo e restringindo o uso de automóveis nas ruas.

Na opinião do engenheiro civil e professor da Universidade Federal de Pernambuco, Maurício Pina, a mobilidade está diretamente associada ao desenvolvimento urbano devido ao alto número de veículos que circulam pelas ruas. São mais de dois milhões de automóveis licenciados no Estado. Na Região Metropolitana, ultrapassa a marca de um milhão de veículos e, só no Recife, detém pouco mais de 580 mil, de acordo com dados fornecidos em março de 2012 pelo Detran. Para o professor, a restrição na circulação de automóveis, a cobrança de pedágio e o rodízio de veículos são algumas das alternativas que podem amenizar o problema.

O aumento de aproximadamente 374% na frota de motocicletas entre os anos de 2001 e 2012, no Grande Recife, foi comentado pelo pesquisador em Planejamento de Transportes e Engenharia de Tráfego, Leonardo Meira. Segundo o pesquisador, também é preciso investir em melhoria das calçadas, parques, áreas arborizadas, ciclovias e na qualidade de vida urbana. Para o deputado federal João Paulo, do PT, o debate ampliou a discussão sobre um tema do dia a dia dos pernambucanos.

COMENTÁRIOS dos leitores