Governador nomeia interventor de Araripina

O tenente-coronel Adalberto Freitas Ferreira assumirá a gestão até a posse do novo prefeito em janeiro de 2013

sex, 14/09/2012 - 08:34
Aluisio Moreira/SEI Adalberto Freitas Ferreira é natural do Recife e iniciou sua carreira na PM de Pernambuco em 1987 Aluisio Moreira/SEI

 

O tenente-coronel Adalberto Freitas Ferreira foi designado pelo governador Eduardo Campos, nesta quinta-feira (13), como interventor do município de Araripina, no Sertão. Freitas assumirá a gestão municipal até a posse do novo prefeito, em janeiro de 2013, ou até uma nova definição da justiça sobre a cassação do mandato de Lula Sampaio (PTB).

O prefeito da cidade foi afastado do cargo devido a denúncias feitas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) por crimes de improbidade administrativa e rejeição de contas. Pesam contra Lula Sampaio um total de 12 acusações. A decisão pela intervenção do município aconteceu na última segunda-feira, quando o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) levou o caso a votação e por sete votos a dois ficou determinado o afastamento de Lula Sampaio. 

Nesta quarta-feira (12), o TCE decidiu pelo arquivamento do processo contra Lula, por perda de objeto, das contrarrazões apresentadas pelo prefeito, contra o pedido de intervenção na Prefeitura solicitado pelo Pleno do TCE ao Ministério Público Estadual.

O gestor apresentou suas alegações ao conselheiro Romário Dias, que é o relator das contas do município do exercício financeiro de 2012. O conselheiro solicitou parecer ao Ministério Público de Contas, que opinou pelo arquivamento do pedido de suspensão da intervenção uma vez que, na última segunda-feira, a Corte Especial do Tribunal de Justiça, por maioria de votos, acatou as razões do procurador geral de Justiça do Estado, Aguinaldo Fenelon de Barros, determinando a intervenção na Prefeitura.

Perfil – O tenente-coronel Adalberto Freitas Ferreira, 45, é natural do Recife e iniciou sua carreira na Polícia Militar de Pernambuco em 1987, servindo em diversos batalhões pelo interior do Estado. Atualmente estava lotado na Secretaria da Casa Militar, exercendo o cargo de coordenador de segurança institucional.

 

COMENTÁRIOS dos leitores