Humberto participa de debate sobre urbanismo

Humberto foi o último candidato a participar do debate promovido pela CAU-PE

seg, 17/09/2012 - 19:56
Dani Neves/LeiaJáImagens Humberto criticou a construção de viadutos na Avenida Agamenom Magalhães Dani Neves/LeiaJáImagens

O candidato a prefeito do Recife, Humberto Costa (PT) participou na tarde desta segunda-feira (17) de um debate organizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU-PE), realizado na fundação Joaquim Nabuco, no bairro do Derby. A categoria, que conta com mais de 3.500 profissionais em todo o estado, apresentou suas propostas de intervenção urbana e o conceito de cidade território, interagindo com diversas áreas e setores, melhorando a qualidade de vida dos recifenses.

Ao fazer seu pronunciamento, Humberto defendeu os 12 anos da gestão do PT, onde aconteceu uma inversão de prioridades e atenção na política municipal. “Damos uma atenção maior às pessoas e os setores excluídos economicamente e socialmente. A nossa gestão promoveu a cidadania, ampliamos o saúde da família que agora atende 60% população que utiliza o SUS. Construímos 81 escolas e as informatizamos. Reduzimos e eliminamos as mortes nas áreas de risco como morros e encostas, além de revisar o plano diretor do Recife”, ressaltou o candidato.

Questionado sobre a demora na burocracia para aprovar projetos pela prefeitura, Humberto falou de suas propostas ligadas ao reaparelhamento de órgãos da secretaria de planejamento urbano como a empresa de Urbanização (URB) e a DIRCON. “A criação de um shopping não pode passar pelo mesma forma de regulamentação que a construção de uma casa, por isso é de estrema importância a informatização de documentos e a criação de concursos públicos. Com o conhecimento técnico e ouvido a sociedade civil podemos desenvolver medidas a curto e longo prazo”, enfatizou Humberto.

No encontro, o petista criticou o atual projeto de construir viadutos na avenida Agamenon Magalhães, desenvolvido pelo governo do Estado. “Esse projeto não é política da prefeitura, pretendo rever essa proposta do viaduto. Quem me garante que isso não vai multiplicar o caos, é preciso discutir esse assunto com as pessoas que têm um conhecimento técnico. Por que fazer um viaduto antes de construir a perimetral? É porque o viaduto tem mais visibilidade, mas esse problema de mobilidade pode ser resolvido de outra forma”, criticou.

Encontro - Humberto também comentou sobre sua visita ao Centro de Tradição Nordestina na cidade de São Paulo na tarde do último domingo (16). O evento ajudou a promover a candidatura de Fernando Haddad a prefeito da capital paulista e estiveram presentes o ex-presidente Lula (PT), o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), Humberto, entre outras lideranças políticas. “Foi um evento bem positivo, um almoço para discutir políticas que atendam as necessidades dos nordestinos em São Paulo. Não deu pra conversar com Lula sobre a sua participação em algum ato de campanha aqui no Recife”, pontuou Humberto.

 

COMENTÁRIOS dos leitores