IMA pede investigação de crimes políticos em Pernambuco

O Instituto protocolou pedido de investigação na Comissão Estadual e na Comissão Nacional da Verdade

seg, 14/01/2013 - 16:15
Chico Peixoto/LeiaJáImagens Foi feito também um pedido de investigação sobre policiais treinados no Chile, na época da ditadura Chico Peixoto/LeiaJáImagens

O Instituto Miguel Arraes (IMA) protocolou, nesta segunda-feira (14), perante a Comissão Estadual Memória e Verdade e na Comissão Nacional da Verdade, o pedido de investigação sobre o caso Waldir Ximenes, preso político no golpe de 1964, época em que o então governador de Pernambuco, Miguel Arraes foi deposto do cargo pelo militares.

Waldir Ximenes que sofreu torturas por causa de problemas políticos. Antes do golpe militar ele ocupou o cargo de presidente da extinta Companhia de Revenda e Colonização (CRC) e também atuou como conselheiro do então governador.

O presidente do IMA, Antônio de Campos, também solicitou a Comissão Estadual uma investigação sobre “Os alunos de Pinochet”, grupo de policiais de Pernambuco e agentes da ditadura militar que foram treinados no Chile e nos Estados Unidos para combater as organizações de esquerda contratrias ao golpe.



De acordo com o Antônio de Campos, “A Operação Condor foi também uma rede de comunicação, formação de repressão, além de extermínio de lideranças políticas” e esse pedido de investigação cumpri o dever com a memória, a verdade e a história.

COMENTÁRIOS dos leitores