Senadores e ministro visitam obras de transposição
Eles estiveram no Eixo Norte do empreendimento, que deveria ter sido finalizado no ano passado
O senador e presidente da Comissão Externa, Vital do Rêgo (PMDB-PB) e o relator, Humberto Costa (PT-PE), acompanhar os Programas de Transposição e Revitalização do Rio São Francisco, juntamente com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho. Nesta sexta feira (8) eles estiveram no Eixo Norte do empreendimento, que deveria ter sido finalizado no ano passado, mas teve seu cronograma adiado até 2015.
De acordo com o ministro da Integração Nacional, as obras do Projeto São Francisco vivem um novo momento. “Estamos em plena remobilização, dobrando, por exemplo, até o segundo semestre, o número de homens contratados e acelerando a construção para colocar água nos dois canais até 2014 e concluir tudo até o fim de 2015”, prometeu o ministro Fernando Bezerra.
Já o senador humberto Costa comentou: "Podemos ver o quanto esta obra é grandiosa. O ministro nos explicou as dificuldades enfrentadas em vários trechos e mostrou que os problemas de contrato já foram resolvidos com as empreiteiras. Para dar andamento ao nosso relatório, porém, ainda precisamos visitar o Eixo Leste da Transposição e ouvir alguns dos responsáveis pela construção."
Nestes dois dias (quinta-feira e sexta) a comissão passou por três estados do Nordeste que serão beneficiados com a transposição. A comitiva também foi formada pelos senadores Cícero Lucena (PSDB-PB) e Inácio Arruda (PC do B-CE) e pelo deputado federal Pedro Eugênio (PT-PE), convidado especial. Eles visitaram diversos trechos da obra, a exemplo do túnel Cuncas I, em São José de Piranhas (PB), das barragens de Jati, no Ceará, e das estações de bombeamento em Salgueiro e Cabrobó, no Sertão de Pernambuco.
O objetivo do Senado Federal com esta comissão é acompanhar todos os atos, fatos relevantes, normas e procedimentos referentes ao Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional. A comissão também vai lidar com o Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. O prazo para término dos seus trabalhos é dezembro de 2013.